A linha do tempo
1978
● Lançamento do CALVIN KLEIN (primeiro perfume masculino da marca), além de uma completa linha de cosméticos, especialmente para o cuidado da pele.
● Lançamento oficial da linha CALVIN KLEIN JEANS, composta por calças jeans para concorrer com a tradicional Levi’s. ● Lançamento da primeira coleção completa masculina, composta por gravatas, ternos, cassacos e roupas esportivas.
1982
● Lançamento da coleção de roupas íntimas CALVIN KLEIN UNDERWEAR. Foi a primeira vez na história da moda que roupas íntimas masculinas foram consideradas itens da alta costura. As cuecas CALVIN KLEIN tinham desenho único, levando o nome da grife gravado no elástico da cintura. Pela primeira vez, as boas e velhas cuecas, até então apenas funcionais e confeccionadas sem a menor preocupação estética, foram elevadas ao posto de objetos de desejo tanto pelo design quanto pela provocação das campanhas publicitárias.
1983
● Lançamento da linha de lingeries, cujo design das peças era baseado nos modelos masculinos.
1985
● Lançamento do perfume OBSESSION, com uma polêmica campanha publicitária carregada de conteúdo homossexual, sob o comando do fotógrafo Bruce Weber. Vários jornais americanos se recusaram a publicar o anúncio, mesmo assim o perfume, que custava US$ 170, se transformaria em um estrondoso sucesso. A campanha custou impressionantes US$ 17 milhões na época.
1988
● Lançamento do perfume feminino ETERNITY com suas essências florais. A linha também contava com creme para o corpo que possuía a mesma essência do perfume. A versão masculina seria lançada no ano seguinte.
1989
● Criação da CALVIN KLEIN ACESSORIES, divisão responsável por criar e produzir bolsas, malas, carteiras, cintos e lenços.
● Inauguração da primeira loja própria da marca, localizada no subúrbio da cidade de Dallas, no Texas, e que vendia a linha tradicional, esportiva, roupas íntimas, acessórios, calçados, cosméticos e perfumes.
1991
● Lançamento do perfume feminino ESCAPE.
● Lançamento da coleção esportiva feminina.
1993
● Lançamento do perfume Escape na versão masculina.
1994
● Primeira grife de alta costura a lançar um perfume unissex com a introdução do CK ONE seguido da campanha publicitária “Be Good. Be Bad. Just Be.” (em português “Seja bom. Seja mau. Apenas seja.”). O perfume figura até hoje na lista dos 10 mais populares do mundo.
1995
● Lançamento, sob licença, de uma coleção para casa composta por toalhas de banho, toalhas de mesa, lençóis, entre outros itens. Era o início da CALVIN KLEIN HOME, cuja primeira coleção era composta de tecidos inspirados por antigas ilustrações francesas. Atualmente oferece uma enorme variedade de produtos, que vai desde linhas para cama e mesa até móveis. Outro ponto de destaque são os contrastes: texturas e estampas, linhas grossas combinadas a linhas finas e o acabamento sem brilho com o brilhante, harmonias que criam peças inovadoras.
● Inauguração de uma loja âncora em Nova York.
1996
● Lançamento da linha CALVIN KLEIN EYEWEAR, cujos óculos valorizavam o conforto com design simples, sutilmente sexy e moderno.
1997
● Lançamento, através de um acordo de licenciamento, de uma coleção de relógios.
● Lançamento do perfume CONTRADICTION.
1998
● Lançamento da coleção de óculos CLASSIC EDITION, série de armações de receituário inspirada em design de óculos antigos. Basicamente de metal, linhas arredondadas e no estilo flutuante, tinha um delicado trabalho na ponte tal qual peças do passado.
1999
● Lançamento de uma linha de underwear para crianças.
2000
● Lançamento do perfume feminino TRUTH. A versão masculina foi introduzida dois anos depois.
2002
● Lançamento do perfume CRAVE.
2004
● Lançamento do perfume CK ONE SUMMER.
2005
● Lançamento dos perfumes OBSESSION NIGHT e EUPHORIA.
2007
● Lançamento do perfume CK IN2U. A embalagem do perfume era feita de plástico com vidro, imitando um iPod.
● Lançamento da CALVIN KLEIN GOLF, uma completa linha de roupas e acessórios para golfe.
2008
● Lançamento do perfume masculino EUPHORIA INTENSE.
● Lançamento da CALVIN KLEIN BEAUTY, primeira linha de maquiagem da marca. Uma das novidades é que cada item vinha enriquecido com cosméticos exclusivos que traziam os mais modernos conceitos de cores e texturas. Eram mais de 200 opções, tudo com um design inovador e cores ousadas.
2009
● Lançamento do perfume masculino CK FREE.
2010
● Lançamento do perfume feminino CALVIN KLEIN BEAUTY.
● Lançamento da CALVIN KLEIN X ELEMENTS, nova coleção que trazia cuecas nos modelos slip, boxer e samba-canção, em cores que representavam os quatro elementos da natureza: ar, terra, fogo e água. Os modelos que participaram do lançamento da nova linha foram: os atores Kellan Lutz (terra) e Mehcad Brooks (fogo), o jogador de futebol Hidetoshi Nakata (ar) e o tenista Fernando Verdasco (água).
2011
● Lançamento da linha CK ONE LIFESTYLE, composta por perfumes, roupas íntimas e calças jeans, e cujas peças tinham um visual mais despojado e linhas contemporâneas.
● Lançamento do perfume CK ONE SHOCK.
2012
● Lançamento do perfume masculino ENCOUNTER.
2013
● Lançamento do perfume feminino DOWNTOWN.
A marca no cinema
Para apreciadores da cultura pop dos anos de 1980, é inesquecível a referência ao estilista norte-americano imortalizada em “De Volta Para o Futuro”, dirigido por Robert Zemeckis, em 1985. As cuecas assinadas por CALVIN KLEIN renderam umas das cenas mais divertidas do filme. O personagem de Michael J. Fox (Marty McFly) acidentalmente volta aos anos de 1950, atrapalha o encontro dos próprios pais quando é atropelado e socorrido pela mãe, a então jovem Lorraine, interpretada por Lea Thompson. Intrigada com as roupas estranhas do rapaz, ela vê o nome CALVIN KLEIN em destaque na cueca de Marty e deduz que esse seja o nome do rapaz - na época, era comum bordar o nome nas roupas, costume bem diferente da “logomania” que rege a moda contemporânea. A jovem insiste em chamar Marty de “Calvin” até o fim do filme, em situações hilárias. Desde então, o icônico elástico com o nome CALVIN KLEIN tem roubado a cena - seja em campanhas com Justin Bieber, seja nos cliques de celebridades no Instagram. Em outra situação nas telas, Alicia Silverstone (no papel de Cher Horowitz) usava um tubinho branco tão minimalista (e curto) em As Patricinhas de Beverly Hills que seu pai perguntou: “Cher, o que você está vestindo?” e ela respondeu: “Um vestido!”. Ao que o pai replicou: “Quem disse?” e ela conclui: “Calvin Klein”.
Campanhas polêmicas
A história da marca é pontuada por campanhas publicitárias ousadas, agressivas e quase sempre polêmicas. A revolução na propaganda publicitária da moda capitaneada por Calvin Klein ocorreu em 1980, em uma campanha do célebre fotógrafo americano Richard Avedon tendo como estrela a atriz Brooke Shields aos 15 anos, ainda sob o impacto do lançamento do filme “A Lagoa Azul”. A campanha tinha como objetivo principal vender o conforto absoluto do jeans da marca. Porém, a bela jovem (ainda uma adolescente) vestia apenas um jeans e, ao lado, com aparência ingênua e provocativa, a sugestiva frase “Nada fica entre ela e seu jeans Calvin” (em inglês “Nothing stood in the way of her and her Calvins”). O anúncio foi um escândalo, mas aumentou o faturamento da marca em mais de US$ 160 milhões. As polêmicas não pararam por aí.
Contratada em 1992, aos 18 anos, a modelo inglesa Kate Moss foi eleita a musa do estilista e definida como ícone daquela geração. Entre as campanhas mais fascinantes para a marca, estão a do perfume Obsession, em que aparecia nua, e a da coleção de roupas íntimas, em que posava de calcinha ao lado do ator Mark Wahlberg. Para engrossar a lista de polêmicas, Kate era famosa, na época, pelas frequentes noitadas e as seguidas estadas em clínicas de reabilitação. A magreza anoréxica e o ar de pós-lolita da modelo se tornaram referência estética nos anos de 1990, e, pela primeira vez, a influência dos editoriais de moda começou a ser questionada. Grupos de conservadores se revoltaram com a ideia de ter a modelo como exemplo para suas filhas, mas o escândalo serviu para promover ainda mais a marca CALVIN KLEIN.
Já as campanhas masculinas da marca, especialmente as de roupas íntimas e perfumes, provocam tanto ou mais rebuliço quanto as femininas. Tudo começou com os ensaios para lá de sensuais com Mark Wahlberg nos anos de 1990, em que o então rapper e aspirante a ator, exibia a barriga sarada a bordo das básicas cuecas brancas da marca. Tal campanha, aliás, foi responsável por detonar crises de autoimagem e insegurança em homens de todo o mundo, segundo um estudo conduzido em 2002 por psicólogos da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, cujos resultados apontaram que a crescente exposição de homens de corpos perfeitos e musculosos na mídia despertava insegurança no público masculino. Já em abril de 2002, um pôster de outra campanha de underwear da marca, de quase 20 metros de altura com o modelo australiano Travis Fimmel seminu, em plena Oxford Street, em Londres, foi removido por se tratar supostamente uma “ameaça” ao trânsito do local. Nunca se teve notícia de acidentes, mas o anúncio foi submetido à análise pelo órgão regulador de publicidade no Reino Unido, o Advertising Standards Authority, diante das reclamações de pessoas que o consideraram indecente. No mês seguinte, a campanha foi considerada inofensiva e ganhou mundo novamente.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A primeira alteração aconteceu em 1992 quando uma nova tipografia de letra foi adotada. Em 2017 a marca apresentou um novo logotipo, que foi aprimorado e redefinido pelo designer gráfico Peter Saville. A nova identidade visual trocou as letras minúsculas por maiúsculas, mas manteve sua cor preta e sem serifa. Além disso, a marca utilizou uma tipografia de letra muito semelhante ao do logotipo original.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1968
● Fundador: Calvin Klein e Barry K. Schwartz
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Clavin Klein Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Phillips-Van Heusen Corporation)
● CEO: Cheryl Abel-Hodges
● Faturamento: US$ 9.8 bilhões (vendas no varejo)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 1.000
● Presença global: 110 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 11.500
● Segmento: Moda
● Principais produtos: Roupas, jeans, acessórios e perfumes
● Ícones: Os perfumes, cuecas e as calças jeans
A marca no mundo
A marca CALVIN KLEIN vende sua linha de produtos compostas por roupas, calçados, perfumes, cosméticos e acessórios como cintos, bolsas, malas, guarda-chuvas, chaveiros, carteiras, entre outros itens, em mais de 1.000 lojas próprias e inúmeras lojas de departamento e multimarcas espalhadas por mais de 110 países. No Brasil está presente em mais de mil cidades através de 2 mil lojas multimarcas, 43 lojas próprias e 66 franquias. Atualmente a marca comercializa seus produtos sob diferentes linhas como Calvin Klein (roupas casuais e clássicas), CK Calvin Klein (linha mais acessível da marca), Calvin Klein Performance (coleções esportivas da marca), Calvin Klein Jeans (roupas em jeans, conhecidas por seus detalhes exclusivos e lavagens inovadoras), Calvin Klein Home (produtos para a casa) e Calvin Klein Underwear (roupas íntimas masculinas e femininas). Os produtos que carregam a marca geraram US$ 9.8 bilhões em vendas no varejo no ano de 2018.
Você sabia?
● Desde sua primeira fragrância, a CALVIN KLEIN já lançou mais de 100 perfumes.
● Calvin Klein e suas criações apareceram pela primeira vez na tradicional revista Vogue no dia 1 de setembro de 1969, quando a modelo Susan Schoenberg usava um casaco do estilista na capa. Até hoje, foram mais de 37 aparições nas capas da revista.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Exame, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites de moda (PureTrend e Farfetch), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). MUNDO DAS MARCAS