Havaianas realiza evento exclusivo na Champs-Élysées em contagem regressiva para as Olimpíadas 2024

Imagem
Como uniforme oficial dos brasileiros de sangue e de coração ao redor do mundo, a marca reuniu celebridades, influenciadores e fashionistas e personalidades esportivas para um evento que celebrou a brasilidade com a leveza, a alegria e a ginga características do Brasil.   Na noite de quarta-feira, 24 de julho, a Havaianas iniciou a contagem regressiva para os Jogos de Paris 2024 com uma festa vibrante em sua loja pop-up na icônica Avenida Champs Élysées, em Paris. A marca, que é patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil e calçado oficial da delegação brasileira, celebrou a brasilidade, o espírito olímpico e sua forte conexão com os brasileiros de sangue e de coração globalmente.   A ambientação da festa destacou a Havaianas com a bandeirinha do Brasil na tira como uniforme oficial dos brasileiros, refletindo a alegria, a ginga e o jeito leve como características positivas que representam bem o Brasil no exterior. Entre os destaques da noite estavam os influenciadores do sq

SAÚDE: Saiba porque consumir açúcar antes dos dois anos não é recomendado


Consumo precoce pode contribuir para o surgimento de doenças, como diabetes e obesidade.

Foto: Freepik

 

O consumo de açúcar antes dos dois anos não é recomendado por entidades de saúde, como a Sociedade Brasileira de Pediatria e o Ministério da Saúde. Estudos relacionam a ingestão do produto ao desenvolvimento de doenças, como obesidade e diabetes tipo 2. 

Dessa forma, aquele docinho que pode parecer inofensivo à criança tem potencial de gerar dependência e se tornar o responsável pela utilização de medicamentos para diabetes ou outras comorbidades ainda na infância.

Por isso, a orientação é para que pais e responsáveis priorizem uma alimentação saudável, a começar pelo aleitamento materno até os dois anos de idade, de acordo com o Guia Alimentar elaborado pelo Ministério da Saúde. O ideal é que a oferta exclusiva do leite da mãe seja feita até os seis meses. A partir de então, é iniciada a fase de introdução alimentar com alimentos naturais e pouco processados.

Segundo as recomendações do Ministério da Saúde, não é preciso adoçar bebidas e frutas com nenhum tipo de açúcar durante os dois primeiros anos de vida da criança. Ou seja, açúcar branco, cristal, demerara, mascavo, de coco, rapadura, mel, melado ou xarope de milho não devem ser incluídos na alimentação da criança. Preparações que contenham o ingrediente, como doces, biscoitos, geleias e bolos também não devem ser oferecidas.

O açúcar também está presente em parte considerável dos alimentos que são ultraprocessados: bebidas doces, achocolatados, mingaus instantâneos preparados com farinhas de cereais, gelatina em pó com sabor, cereais matinais, iogurte com sabor e guloseimas são alguns exemplos. 

Apesar de apresentarem embalagens com elementos que remetem ao bom desenvolvimento infantil, esses alimentos não são considerados saudáveis e, por isso, pais e responsáveis devem ficar atentos, como enfatiza o D'Or Mais Saúde

 

Consumo exagerado de açúcar pode causar doenças crônicas

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a população nacional ingere 50% a mais de açúcar do que o ideal. Por dia, cada brasileiro consome, aproximadamente, 18 colheres de chá do produto, o equivalente a cerca de 80g. O limite recomendado para um adulto é de 12 colheres.

O consumo excessivo de açúcar tem impacto direto no desenvolvimento de doenças não transmissíveis na vida adulta, como o diabetes. Mas esse é um hábito que, muitas vezes, começa na infância. Na última década, conforme os dados da OMS, os casos da doença aumentaram 54% na população masculina e 28,5% nas mulheres. 

A obesidade é outra doença relacionada ao consumo de açúcar e que atinge os brasileiros de forma crescente. Mais de 25% da população adulta do país sofre com essa condição. 

Segundo a professora associada do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU/UERJ), Inês Rugani, em parecer ao Ministério da Saúde, crianças já estão apresentando algumas dessas doenças crônicas.

A nutricionista explica que a presença dos sabores muito doces na infância é decisiva para a formação do paladar e de hábitos futuros. Os dois primeiros anos são especialmente importantes porque representam um momento de desenvolvimento intenso do sistema nervoso e cognitivo. Ao longo desse tempo, a criança molda diversos aspectos do seu crescimento, inclusive o paladar.

Ela enfatiza que alimentos ricos em açúcar - tanto aqueles que recebem a adição do produto, quanto os que estão presentes na composição - têm um teor energético maior e um valor nutricional de baixa qualidade. Essa configuração pode provocar, entre outros problemas, ganho de peso, cárie nos dentes e placa bacteriana.

 

Como controlar o consumo de doces

Inês Rugani afirma que preparar as refeições em casa é a forma ideal para driblar o consumo de açúcar, seja por crianças ou adultos. Isso porque, quando se cozinha a própria comida, é possível ter o controle do que está sendo preparado. A alternativa também é uma forma de envolver a criança nas atividades culinárias, apresentando texturas, cores, sabores e aromas diferentes, o que a desperta para uma alimentação balanceada e mais saudável. É importante, portanto, que a família mantenha em casa alimentos in natura e pouco processados, além dos ingredientes e temperos necessários para fazer as refeições de forma completa.



CLIQUE AQUI E FALE COMIGO PARA DIVULGAR SEU PERFIL DAS REDES SOCIAIS, SEU TRABALHO OU SEU NEGÓCIO E FAÇA PARTE DA MAIOR REDE DE DIVULGAÇÃO NA INTERNET !

VEJA TAMBÉM:

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

FuturePrint, Brother e Instituto Focus Têxtil firmam parceria para projeto de capacitação em design e estampas

Brizza-Arezzo traz a tendência Brasil Core para a nova cápsula

Chegou! Enjoei inaugura segunda loja física em São Paulo com curadoria especial de marcas e peças únicas a R$ 50

A convite da Aramis, trendhunter Cauã Reymond retrata as transformações da paternidade em campanha de Dia dos Pais

Cipatex lança coleção Enigma no Inspiramais

Sunglass Hut inaugura nova loja com conceito inovador no Shops Jardins

Dia dos Pais: elegância e funcionalidade na linha de couro Originais iPlace

Oakley lança coleção de óculos inspirada nos desafios e superações de atletas