Ashua Curve & Plus Size amplia pontos de venda físicos no Brasil e Uruguai

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Expansão, que reforça estratégia omnicanal da marca, inaugura mais 11 espaços dedicados em lojas da Renner até o fim de 2024. Foto: Divulgação   A Ashua, marca Curve & Plus Size da Lojas Renner S.A., vai abrir 11 novos pontos de venda físicos até o fim de 2024. Os corners, como são chamados os espaços dedicados à marca e que funciona dentro de unidades da Renner, serão implementados em sete Estados brasileiros e em Montevidéu, no Uruguai. Além de reforçar a estratégia omnicanal da marca - que nasceu digital em 2016 e evoluiu para loja física em 2018 -, a expansão aproxima a marca de novos públicos. Os corners têm entre 35 e 40m² e serão inaugurados nas cidades de Goiânia (GO), Brasília (DF), Campinas (SP) e Joinville (SC). O Estado de Minas Gerais ganhará dois pontos de venda novos, sendo um em Belo Horizonte e um em Uberlândia. O mesmo ocorre com o Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Passo Fundo) e o Paraná (Londrina e Curitiba). Em Montevidéu, a Ashua implementa seu qua...

Instituto Focus Têxtil reaproveita mais de três toneladas de resíduos têxteis por ano

Braço de responsabilidade social da Focus Têxtil estará presente no Focus Summit Fashion 2023 com ações de sustentabilidade e empreendedorismo



De acordo com dados do Sebrae, o Brasil produz 170 mil toneladas de resíduos têxteis por ano, sendo que apenas 20% são reciclados. Para lidar com esta questão, o Instituto Focus Têxtil foi criado em 2013 como um braço de responsabilidade social da Focus Têxtil e, por ano, reaproveita cerca de três toneladas de material gerado pela própria empresa. Entre os dias 07 e 09 de novembro, o instituto estará presente no Focus Summit Fashion, maior encontro da indústria têxtil de moda da América Latina, para expor ações de sustentabilidade em torno do assunto.

Além de conscientizar o público sobre questões ambientais, a associação também fornecerá mentorias exclusivas e apresentará cases de empreendedorismo. "Somos uma ferramenta que fortalece ainda mais a cadeia, portanto, estamos empolgados com a feira porque temos a oportunidade de mostrar o que temos feito para fomentar o mercado, além de despertar no público a necessidade de uma moda sustentável", afirma Paulo Cristelli, Gerente de Sustentabilidade da Focus Têxtil.

Por meio da capacitação de profissionais do setor e da reutilização de resíduos têxteis, o instituto com sede no Bom Retiro, na capital de São Paulo, atende mais de 10 ONGs e projetos no estado e no Espírito Santo.  "O descarte de resíduos é um dos maiores problemas enfrentados pela indústria têxtil em termos de sustentabilidade, portanto, repassamos esse material gerado pela própria Focus à ONGs para que seja reaproveitado, consequentemente, estimulamos a economia circular e a criatividade de novos talentos que podem contribuir com este cenário", explica Cristelli.

 

Estimulando o empreendedorismo

Um dos projetos do Instituto Focus Têxtil que estará presente no evento é o Costurando o Futuro. Criada em 2009 pela Fundação Grupo Volkswagen, a iniciativa conta com o apoio do instituto para fornecer capacitação técnica aos empreendedores da área utilizando tecidos automotivos doados pelo Grupo e parceiros. O curso tem a curadoria e participação do estilista Walter Rodrigues, um dos nomes mais importantes da moda brasileira, e da designer uruguaia Agustina Comas.

Para o Focus Fashion Summit, 20 ex-alunos serão previamente selecionados e terão uma mentoria exclusiva com Walter Rodrigues durante o evento, no estande do Instituto, nos dias 07 e 08 de novembro. O momento visa agregar valor às peças produzidas com o reuso de tecidos, com foco no design, para despertar mais desejo nos possíveis clientes.

"Na sequência dos cursos de aprimoramento, da redescoberta da costura por alguns e o despertar de outros, entendemos que o design de produtos é a próxima etapa. É preciso saber executar um mix de produto que componha uma coleção e nessa coleção contar uma história que seja encantadora. Estamos vivendo um tempo em que o produto precisa indicar um propósito, um caminho sustentável. Assim, aqui no Instituto, acreditamos no talento e força criativa das pessoas!", afirma o estilista. Posteriormente, os 20 escolhidos terão suas produções expostas em um bazar que acontecerá na sede ao final do mês.

 

Impulsionando jovens designers no segmento de moda

Depois de ganhar a edição de 2022 do Design Vision, primeiro reality show brasileiro de moda sustentável promovido pelo Instituto Focus Têxtil na Fashion TV, Gabriel Alves, mais conhecido como Da Silva, se tornou uma voz da periferia de São Paulo. Com foco no estilo urbano que engloba a utilização de resíduos e sobras de tecido, o estilista também já assinou uma cápsula sustentável em parceria com a Pernambucanas.

O Design Vision nasceu como uma iniciativa do Instituto para impulsionar jovens estudantes no segmento da moda no Brasil ao mesmo tempo que aborda uma moda sustentável e econômica. Durante o Focus Fashion Summit, os participantes poderão conhecer de perto a coleção do Da Silva.

"É inspirador ver os nossos ex-alunos crescendo na carreira e ganhando espaço no mercado da moda enquanto estilistas. Ainda há muito o que fazer, especialmente na conscientização de uma moda sustentável a partir da utilização de resíduos têxteis e upcyling de peças, mas o Da Silva e já nos mostram que estamos cumprindo o nosso propósito de capacitar, incentivar e conscientizar", conclui Cristelli.


Serviço:

Focus Fashion Summit
De 07 a 09 de novembro – das 9h às 19h
Local: Pró Magno Centro de Eventos (Av. Profa. Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo)
Mais informações: https://www.focusfashionsummit.com.br/

 


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