MODA: Roupas de grife, veja cuidados para preservar suas peças por mais tempo
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Produzidas com técnicas manuais e materiais nobres, algumas roupas precisam de atenção especial para que sejam conservadas por mais tempo
Peças confeccionadas por grifes ou assinadas por estilistas sempre exigem um investimento maior do cliente. O cuidado no acabamento e a matéria-prima mais refinada tornam estes itens verdadeiros objetos de desejo. Isso sem falar que, muitas vezes, quem compra leva um modelo exclusivo, feito sob medida. O resultado sempre são artigos acima do valor de mercado quando comparado a marcas de fast fashion.
E, por exigirem um investimento maior, é fundamental saber conservá-las para que durem por muito tempo e, assim, aproveitá-las em diversas ocasiões. Lucaz Roberto, estilista do Estúdio Cena, acredita que a melhor maneira de usarmos uma peça é criando memórias com elas. "Trajes sob medida e do mercado de luxo, de modo geral, são muito bem costurados para que tenham durabilidade enquanto uso", defende.
Entretanto, é preciso saber cuidar dessas indumentárias na hora de lavar, passar e guardar. Empenhar uma quantia elevada em itens como esses exige uma atenção extra para manter o bom estado dos tecidos. Como costumam ser confeccionadas com materiais nobres, são mais sensíveis à variação de temperatura, à química em geral e a atritos com outros materiais. Além do mais, muitas dessas costuras possuem pedrarias, bordados e técnicas manuais que fazem delas diferentes das do dia-a-dia.
As grifes já disponibilizam nas etiquetas quais os cuidados necessários para lavar e secar cada item, mas outras informações podem fazer suas peças durarem ainda mais. Lucaz Roberto, que já vestiu personalidades como Juliette, Liniker, Pedro Sampaio e Preta Gil, apontou algumas dicas para que essa categoria de roupa pareça sempre nova.
Sedas, plissados e sobreposição
Produções em seda e derivados como tafetá e gazar, assim como outros tecidos nobres como o musseline devem, preferencialmente, ser lavados à mão. Entretanto, não estão proibidos de irem para a máquina. Porém, se optar por esta escolha, sempre faça uso de saquinhos protetores, independente do tamanho ou volume da peça, isso evitará distorções na fibra da trama.
Ainda sobre esses tecidos, jamais guarde-os em sacos plásticos. "O ambiente úmido pode favorecer a criação de bolor, o que comprometeria o bom estado do material. O ideal é armazenar em capas de TNT, que preservam melhor do ambiente externo. Ainda assim, é importante deixar a roupa respirar a cada dois meses, pelo menos", recomenda o estilista.
Trajes que possuem plissados, espécie de dobra feita no tecido sobre ele mesmo, nunca devem ser utilizados em secadoras. O calor do aparelho pode prejudicar sua a textura, já que este efeito é produzido com auxílio de um forno em altas temperaturas. Já as confecções em edredom que levam bordados ou sobreposições têm a recomendação de serem higienizadas a seco, assim como as rendas. Os detalhes podem se desfazer quando em contato com outras peças.
De modo geral, artigos que podem ser lavados na máquina sempre estão sujeitos a alguma avaria. Aqueles mais delicados ficam sujeitos ainda mais a esse risco. Por isso, para evitar bolinhas, desbotamento e manchas causadas por sabão em pó, prefira lavá-las do lado avesso e com o uso de produtos neutros e na versão líquida.
Secar em secadoras é também sempre um risco. O calor intenso pode encolher as peças e desgastar o material. Estender sob a luz indireta do sol é uma opção mais segura. Inclusive, certifique-se de que todas estão integralmente secas antes de guardá-las. Se forem para o armário úmidas podem ficar com mau cheiro e estragar o tecido devido à formação de microorganismos.
Para remover manchas
Incidentes acontecem, mas ainda bem que existem alguns produtos na despensa de casa capazes de neutralizar a ação de agentes externos e garantir roupas sempre limpas. Quando nem sempre é possível levar a lavanderias especializadas, essas dicas podem ajudar a garantir a preservação delas. Conheça algumas:
SIGA NAS REDES SOCIAIS FACEBOOK: www.facebook.com/siteoblogueiro INSTAGRAM: www.instagram.com/oblogueirooficial TWITTER: www.twitter.com/siteoblogueiro CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE |