BELEZA: Grazi Massafera muda de visual e deixa o loiro para trás

Imagem
Conhecida pelos fios loiros icônicos, a atriz aparece com tom acobreado feito com o tratamento capilar de Eudora Siàge Nutri Acid. Complex e coloração exclusiva assinada por TRUSS Professional   Créditos das fotos: Marcella Rica | Eudora Siàge e TRUSS   Grazi Massafera inicia nova fase marcante. A atriz e embaixadora de Eudora Siàge deixou para trás os cabelos loiros, que a acompanharam por anos, e surgiu com os fios em um acobreado quente e luminoso, batizado de Sunset Brown TRUSS, tom criado e assinado por TRUSS Professional, e que promete ser tendência na temporada de inverno. A mudança não foi apenas estética. Ao escolher uma coloração mais intensa e ousada, Grazi revela um momento de novos projetos, reencontro consigo mesma e reafirma a confiança que deposita em uma rotina consistente de cuidados capilares. "Eu encaro como parte do trabalho e da vida. Se é importante para a construção de um personagem ou se estou com vontade de mudar algo, por que não? Acho que o...

DECORAÇÃO: Canton Fair e as tendências no setor de casa e decor que devem ganhar força no Brasil


Por Luciana Locchi*

Depois de três anos, a Canton Fair (China Import and Export Fair) voltou a acontecer em Guangzhou, na China, entre os dias 15 de abril e 5 de maio de 2023. Eu estive lá como consultora de negócios da Tuut&Co, marca presente há mais de 25 anos no mercado de produtos e utilidades domésticas, e pude reparar em diversas estratégias que as marcas utilizam para se manterem competitivas no mercado. É interessante observar de perto como os fornecedores, distribuidores e varejistas interagem e quais métodos utilizam para expor os seus produtos no mercado e garantir o interesse do público, assim como a comercialização de cada item.

A Canton Fair é considerada uma das maiores feiras de negócios do mundo, sendo uma oportunidade única para identificar e estudar as novidades e tendências do mercado, além de, por meio dela, podermos observar as mudanças nos padrões de consumo e as novas preferências dos consumidores. No geral, identifiquei algumas tendências importantes nos setores de Casa e Decoração que logo devem chegar ao Brasil, graças à expansão do evento.

Ao todo, a feira atraiu mais de 34 mil expositores presenciais de todas as áreas, além de quase 40 mil expositores online, uma novidade até então. Havia 70 mil estandes disponíveis. Diante desse cenário e com base na minha experiência como consultora, percebi um interesse e busca muito grande em direção a produtos artesanais e personalizados, fato que está associado a um desejo do público de ter em casa itens exclusivos.

Além disso, o uso de materiais biodegradáveis e sustentáveis para a confecção dos produtos também foi bem explorado. Materiais como vidro, em diversas texturas, formatos e cores diferentes, assim como a cerâmica e cestarias também apareceram bastante. Tudo isso, na verdade, indica uma inclinação dos consumidores à busca por um estilo de vida mais saudável e natural.

Creio que algo que pode marcar os próximos meses e anos no setor de Casa e Decoração é a utilização de decorações florais e frutas como uma forma de trazer sensibilidade ao lar ou ao local de trabalho. Dessa forma, a intenção é adicionar um toque de frescor e beleza à vida cotidiana, como um respiro em meio à correria. Aliás, as flores têm a capacidade de trazer mais charme ao ambiente, além de alegria e bem-estar, por conta das cores e aromas.

Outro item que deve ganhar força e aparecer com frequência nas casas e na rotina dos brasileiros é o copo térmico, um utensílio doméstico que já está sendo explorado aqui no Brasil há algum tempo. Porém, na Canton Fair ele apareceu em uma variedade de cores, design e materiais impressionante. Inclusive, há um fato curioso sobre a confirmação desse produto inusitado como tendência: a pandemia do Coronavírus pode ser o que impulsionou o interesse por ele.

Sendo assim, são ideias para o cafezinho, chimarrão ou chá durante o trabalho e até para a cerveja no happy hour ou na praia. Inclusive, a empresa PMI World Wide, dona da marca Stanley, famosíssima por produzir os copos térmicos, cresceu 700% em faturamento na América Latina a partir de 2018. Quando chegou, o foco era preservar a temperatura quente da água, mas logo ela foi se adaptando ao gosto e à rotina dos brasileiros.

A partir da minha atuação como especialista em Casa e Decoração, percebi ainda uma maior procura do público geral por panelas. Durante a pandemia, a população passou a cozinhar mais em casa e isso levou a um aumento na busca por itens duráveis, de alta qualidade e que pudessem abarcar uma grande quantidade de pessoas. Destaco ainda que as marcas que conseguirem se concentrar em sustentabilidade vão se sair melhor. Isso porque, pensando na tendência eco, mais natural e saudável, os jovens, principalmente, buscam panelas feitas de materiais reciclados ou biodegradáveis, assim como as que têm revestimento não tóxico e não aderentes. 

Inclusive, os consumidores no geral estão dispostos a pagar mais caro por panelas com recursos inovadores, como sensores de temperatura integrados, opções de cozimento programáveis e tecnologia de indução de calor mais rápida, então percebo que isso é algo para o qual o lojista deve estar atento, principalmente se o foco for melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas a partir de agora e no futuro. Na ABCasa Fair de 2023, fiz um alerta para as importadoras que ouso repetir agora: as marcas precisam pensar em comportamento de consumo. Ou seja, não só na beleza dos produtos, mas também em como ela precisa estar atrelada aos hábitos dos consumidores, para que haja desejo e interesse real de compra. No entanto, o preço ainda é um fator importante na decisão final.

Mesmo assim, esse é um nicho que tem crescido no mundo. Segundo a Euromonitor International, acredita-se que o mercado global de panelas de ferro irá crescer em uma taxa composta anual de 3,6% desde 2021 até 2026, muito provavelmente devido à capacidade delas em cozinhar de maneira uniforme e manter o calor por mais tempo.

Considero também uma crescente demanda por panelas de indução e cerâmica, assim como as aço inoxidável. Esse último tipo principalmente porque os consumidores valorizam a durabilidade e facilidade de limpeza desse material. Quanto às cores utilizadas, a que predominou foi o verde, tanto nas panelas quanto nos utensílios domésticos no geral. Potes decorados também tiveram algum espaço na Canton Fair 2023.

Por fim, reitero a todos os lojistas a importância de participar deste tipo de evento, seja aqui no Brasil ou no exterior: dessa forma é possível manter uma participação ativa no mercado e se tornar um diferencial competitivo no mundo dos negócios - estando informado sobre as necessidades presentes e futuras dos consumidores, prestando atenção na concorrência e percebendo as mudanças que ocorrem no seu nicho de mercado. Além disso, também é possível criar ou fortalecer uma rede de contatos e trocar informações relevantes sobre possíveis dificuldades e dicas. Assim é possível se antecipar em relação à maioria e destacar sua marca ou empresa diante das outras.

*Luciana Locchi é CEO da Casa Clube, consultora de negócios especializada em casa e decoração, atendendo fornecedores, distribuidores, Atacadistas e Varejistas em todo o Brasil.

Na indústria, Locchi atua com marcas, importadoras e fabricantes do setor de Casa e Decoração, com consultoria e desenvolvimento estratégico para posicionamento de mercado, novas coleções, comunicação e curadoria de como se apresentar em feiras do setor.

No atacado e varejo, a especialista oferece consultoria de negócios, responsável por analisar a experiência do cliente em pontos de venda, identificar oportunidades para melhorias em design, layout, mix de produtos e fluxo de clientes, além de fornecer recomendações para melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, aumentar as vendas. Locchi possui especialização em Retail Design e Visual Merchandising pelo IED - Istituto Europeo di Design, com extensão em Milão, e é a curadora oficial das feiras da ABCasa.

 






VEJA TAMBÉM:

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

GASTRONOMIA: Café A Casa de Antonia estreia na Casa Dexco com cardápio da chef Andrea Vieira

Pijama moderno: Looks da SHEIN que vão do sofá ao encontro romântico 

Reserva convida Rodrigo Simas, Agatha Moreira, Sérgio Malheiros e Sophia Abrahão a celebrarem o amor de forma ousada e saltar de parapente em ação no coração do Rio de Janeiro

Dia dos Namorados: O amor acontece no Básico no Dia dos Namorados Hering

MODA: Moleca & Dulce María com música e milhões de fãs, conheça a collab do ano

BELEZA: O Boticário retoma o sucesso de Cuide-se Bem Feira com nova linha Cachos de Uva, para cabelos com curvaturas

ENTRETENIMENTO: Arraial da Riviera de São Lourenço gerará recursos para ações sociais

MODA: Bolsa Puzzle completa uma década e LOEWE comemora com um evento especial em São Paulo