Dafiti lança campanha de Dia dos Namorados 100% produzida com Inteligência Artificial, impulsionando a eficiência na logística de produção do marketing de moda

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Campanha une criatividade humana e tecnologia para entregar resultados com otimização de performance   Foto: Divulgação A Dafiti acaba de lançar uma campanha de Dia dos Namorados inovadora, marcando um novo capítulo na produção de conteúdo de moda ao combinar criatividade humana e tecnologia. Pela primeira vez, todo o conteúdo criativo foi desenvolvido 100% por Inteligência Artificial (IA), sem abrir mão da sensibilidade e da visão estratégica dos profissionais criativos envolvidos.   O projeto é um exemplo claro de como o modelo de Dafiti Hybrid Intelligence (HI) — a fusão entre inteligência humana e artificial — está transformando o marketing contemporâneo, trazendo ganhos significativos de agilidade e performance, além de reduzir em até 80% os custos de produção e shooting da campanha. "A IA tornou-se um motor de agilidade, experimentação e redução de custos. Mas a inteligência humana continua no centro da criação — curando, ajustando, dando direcionamento estr...

INCLUSÃO: Mercado Livre e Mercado Pago iniciam curso gratuito e online para empreendedores negros


Anunciada durante a Feira Preta, a trilha de conhecimento 'Empreendedorismo Digital' já está disponível e contempla sete videoaulas, e-book e entrevistas com especialistas e afroempreendedores.


Mercado Livre e Mercado Pago se uniram para lançar um curso voltado a empreendedores negros no Brasil. A iniciativa foi anunciada durante a última edição da Feira Preta, onde o ecossistema de serviços financeiros e para e-commerce da companhia esteve presente para apoiar o afroempreendedorismo e a inclusão financeira desses profissionais. Agora, o curso 'Empreendedorismo Digital' está sendo disponibilizado aos mais de 1.200 empreendedores que se inscreveram desde dezembro. Com inscrições abertas ao longo de todo ano, essa trilha de conhecimento 100% gratuita e online se consolida como importante ferramenta de formação, inspiração e inclusão desses profissionais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas diretamente na plataforma do curso.

 

O seu conteúdo foi desenvolvido a partir dos temas mais recorrentes mapeados no contato diário do Mercado Livre e do Mercado Pago com milhares de empreendedores pelo Brasil, quando foi possível identificar os principais desafios e oportunidades para a criação ou desenvolvimento de negócios. A trilha de conhecimento inclui sete videoaulas, e-book e entrevistas com especialistas e afroempreendedores, que compartilharam suas experiências reais de atuação no Brasil. Legendado, o conteúdo conta ainda com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais.

 

Além disso, todo o intenso trabalho realizado pela companhia e seus parceiros, há anos, para apoiar o afroempreendedorismo ajudou as marcas a identificar a necessidade de desenvolver um conteúdo inclusivo, aberto a qualquer empreendedor, mas que fosse desenhado para os desafios que ainda estão muito presentes na jornada de carreira e negócios de profissionais negros. A partir dessa vivência, os temas selecionados e abordados nas videoaulas são: profissionalização do negócio; educação e gestão financeira; digitalização do negócio; comunicação e marketing digital; atendimento e pós-venda; planejamento de curto, médio e longo prazos; e precificação.

 

Além de especialistas em e-commerce e serviços financeiros, dentre os empreendedores entrevistados estão: Adriana Barbosa, CEO da Pretahub e Instituto Feira Preta; Iago Santos, fundador e CEO da startup Traz Favela; Willian André, fundador e CEO da grife Afroperifa; Karen Santos, CEO e cofundadora da UX para Minas Pretas; e Alan Soares, fundador do movimento Black Money. As aulas somam cerca de 50 minutos, que podem ser consumidos de forma fragmentada, a qualquer momento e através de qualquer dispositivo conectado à internet. Ao final, um certificado é disponibilizado aos alunos.

 

Apoio ao afroempreendedorismo

Desde 2018 o Mercado Livre é parceiro da Pretahub, por meio da qual impulsiona o afroempreendedorismo no Brasil, dentro e fora da sua plataforma, e de maneira extremamente conectada ao seu propósito de democratizar o acesso ao comércio e ao dinheiro. Por meio dessa parceria, seu ecossistema apoia os conteúdos do Afrolab,  programa que apoia e acelera empreendedores negros, indígenas e quilombolas desde o processo criativo até a comercialização dos produtos e serviços. Além disso, há mais de um ano, a plataforma disponibiliza uma loja oficial para os empreendedores da Feira Preta, que reúne mais de 1.000 produtos de moda, beleza e decoração de 70 negócios e marcas curados diretamente pelo festival. O espaço se tornou um importante canal adicional de venda para esses empreendedores, que usufruem do alcance e visibilidade da plataforma durante todo o ano.

 

O novo curso se soma a diversas outras ações da companhia em sua atuação pela inclusão e educação financeira no país. Na última edição da Feira Preta, por exemplo, além do patrocínio do Mercado Livre e Mercado Pago, o banco digital da companhia foi o meio de pagamento oficial do evento. Na oportunidade, foram doadas mais de 200 maquininhas e disponibilizadas outras funcionalidades para digitalizar e facilitar o recebimento desses empreendedores que também aproveitam o festival para se conectar e promover seus negócios. A partir da mesma visão e propósito, o Mercado Pago lançou no ano passado o 'Agora Vai Mulher', um programa de educação financeira para mulheres que desejam aprimorar a gestão do seu negócio. Realizado em parceria com a Aliança Empreendedora, a iniciativa gratuita e online capacitou 600 empreendedoras. Além disso, em conjunto com a Junior Achievement, o Mercado Pago oferece capacitação virtual em educação financeira básica para 3.900 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas da América Latina, 900 delas somente no Brasil.

 

Além disso, o Mercado Livre apoia e desenvolve ações educacionais e para a formação de milhares de profissionais, que promovem ainda a empregabilidade nas comunidades onde opera. Dentre essas ações estão o First Mile, voltado à formação em logística para pessoas negras em início de carreira, e o Black Power Dev, programa que oferece bolsas de estudo, com 95% de desconto, para o Certified Tech Developer – tradicional curso de programação realizado pelo Mercado Livre e seus parceiros na região. Apoiado por uma estratégia de diversidade e inclusão, a companhia tem realizado ações intencionais, por meio das quais atua para mudar a diversidade da sua população interna e, sobretudo, para ampliar sua população negra e contratar, promover e desenvolver a liderança de forma inclusiva. Como consequência, nos últimos dois anos, o ecossistema formado pelo Mercado Livre e pelo Mercado Pago triplicou sua população negra no Brasil, chegando à marca de 43% de colaboradores que se autodeclaram pretos e pardos, sendo que 18% deles ocupam cargos de liderança — acima dos principais indicadores de mercado.

 




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