Visando ampliar a presença no mercado internacional, Calçados Bibi participa da Children’s Show, em Nova Iorque

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    Pela primeira vez na feira internacional de moda infantil, a rede contou com um estande exclusivo. Foto: Divulgação   Com o objetivo de expandir a presença no mercado norte-americano, a Bibi, maior rede de calçados infantis da América Latina, participou pela primeira vez da Children's Show, uma feira internacional de moda infantil realizada em Nova York, nos Estados Unidos, nos dias 9 e 10 de fevereiro. A iniciativa ocorre duas vezes ao ano, nas edições de inverno e verão, atraindo expositores e visitantes de diversas partes do mundo. Durante o evento, a marca contou com um estande exclusivo, compartilhando as principais tendências e diferenciais.   "Esta é a nossa primeira participação na feira, um passo estratégico para fortalecer a presença da rede nos Estados Unidos e ampliar o reconhecimento da marca no mercado internacional. Durante a Children's Show, nossos produtos foram muito bem recebidos, demonstrando o potencial da Bibi no país. Por estar...

NEGÓCIOS: Com as dark stores, drogarias e farmácias driblam falta de produtos

Setor investe em tecnologia e pontos de apoio para aumentar faturamento e aperfeiçoar experiência dos clientes


A ruptura é um dos principais problemas do mercado varejista. Para se ter ideia do desafio que as empresas enfrentam, alguns segmentos do varejo chegam a ter um índice de ruptura acima dos dois dígitos. 

 

Resumidamente, o processo de ruptura decorre da falta de produto na gôndola e resulta na substituição do produto por outro similar, cancelamento do pedido ou aceitação da compra sem o produto desejado, o que reduz o valor final da transação. Justamente por isso, é um desafio para o varejo reduzir a incidência de tais ocorrências. 

 

Todavia, apesar dos desafios, alguns setores têm adotado estratégias que permitem a redução dessa fricção na jornada de compra, como é o caso das drogarias e farmácias. Para diminuir a ruptura, diversas drogarias têm apostado em dark stores, lojas que não atendem ao público final diretamente e são utilizadas apenas para armazenagem de produtos e apoio logístico às operações virtuais. 

 

Dados exclusivos coletados pela Logstore em sua base indicam que a estratégia tem funcionado. Em uma amostra de 225 mil pedidos processados, a ocorrência de ruptura chegou a 5%, sendo que o número vem caindo ao longo dos meses atingindo a sua melhor performance em 2%.

 

"Ao analisarmos os dados do segmento de drogarias e farmácias, percebemos uma estabilidade ao longo do ano de 2022 nos índices de rupturas, uma das razões que atribuímos a esse desempenho é o uso das dark stores, sem dúvidas", afirma Helson Santos, CEO da Logstore. 

 

O executivo prossegue, explicando as diferenças entre os processos de venda no físico e digital. "O consumidor final tem sempre preferência em decorrência do virtual. É justamente por isso que muitos segmentos do varejo têm altas taxas de ruptura. Então, entre separar um determinado produto para um pedido online que acabou de chegar e vendê-lo para o cliente que está presente na loja física, o vendedor provavelmente escolherá a segunda opção", prossegue. 

 

Todavia, com as dark stores, esse problema de concorrência não existe mais. "Como a loja não atende o consumidor final, o pedido de compra feito pelo e-commerce tem maiores chances de ser concretizado, uma vez que o produto realmente está na loja e o único meio de ter acesso a ele é pelo site da empresa", explica. 

 

De acordo com os dados da Logstore, a taxa de ruptura nas drogarias e farmácias é de apenas 5%, sendo que apenas 3% desses pedidos são, efetivamente, cancelados, enquanto os outros 2% restantes são substituídos. "Quando comparado a outros segmentos varejistas, em que o índice de ruptura pode ultrapassar até dois dígitos, o setor fármaco se destaca por manter um número relativamente baixo", afirma. "É importante destacar que o investimento em tecnologia para integrar todos esses canais também tem contribuído substancialmente para a melhoria desses resultados".

 

"Com o uso inteligente dos recursos tecnológicos disponíveis, juntamente com o apoio das dark stores, o setor de farmácias e drogarias consegue não só melhorar seu faturamento, com a manutenção de baixos índices de ruptura, mas também ofertar uma experiência ao cliente, que tem mais facilidade para conseguir os produtos que procura. É uma relação em que todos saem ganhando", conclui. 

 

Sobre a Logstore

Fundada em 2017 por Helson Santos e Diego Dias, a Logstore, com sede em São Paulo, conecta o comércio digital às lojas físicas  por meio de softwares como serviço (Saas, na singla em inglês), ampliando a integração entre o varejo físico e o digital. A plataforma phygital da Logstore fornece recursos ponta-a-ponta para os clientes que buscam realizar vendas com entrega ou retirada a partir de suas lojas possam gerenciar todo o ciclo de vida dos pedidos em uma única solução global. Com foco em entregar a melhor experiência aos consumidores após a compra, a plataforma já atende mais de 500.000 pedidos por mês em todo o Brasil e marcas como Vivara, Leroy Merlin, Grupo DPSP (Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco) e Grupo Mundial Mix são algumas das empresas atendidas pela startup.



Helson Santos é CEO da Logstore





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