NEGÓCIOS: Mercado Livre impulsiona empreendedores da Feira Preta em campanha que celebra a inventividade preta
- Gerar link
- Outros aplicativos
Loja oficial da Feira Preta na plataforma já conta com mais de 1 mil produtos de cerca de 70 marcas curadas pelo festival.
Buscando fortalecer e ampliar cada vez mais a visibilidade de afroempreendedores, o Mercado Livre lança uma nova campanha para celebrar o empreendedorismo negro e reforçar a sua capacidade de gerar tendências. A iniciativa reúne mais de 70 marcas, curadas pela Feira Preta, em uma loja oficial dentro da plataforma do Mercado Livre, possibilitando que consumidores de todo o país tenham acesso aos produtos vendidos presencialmente no festival, que neste ano será realizado nos dias 03 e 04 de dezembro, em São Paulo (SP).
Com o mote "Nós fazemos o futuro acontecer", a campanha consolida pelo quinto ano o apoio do Mercado Livre que, desde 2018, é parceiro da Pretahub na capacitação e impulsionamento de empreendedores negros dentro e fora da sua plataforma, e de maneira extremamente conectada ao seu propósito de democratizar o acesso ao comércio e ao dinheiro.
Com mais de 1.000 produtos de moda, beleza e decoração, a loja oficial do festival já reúne cerca de 70 empreendedores curados diretamente pela Feira Preta. Além disso, incentivando a inclusão digital de empreendedores fora da economia digital, o Mercado Livre oferece capacitações sobre e-commerce como parte da jornada do Afrolab, programa que acelera empreendedores negros, indígenas e quilombolas desde o processo criativo até a comercialização dos produtos e serviços. Somente em 2021, o Afrolab promoveu a capacitação de mais de 250 empreendedores latino-americanos, 80 deles na Colômbia com apoio do Mercado Livre e da ONG Manos Visibiles.
"Além de incentivar a digitalização de negócios, estamos impulsionando o trabalho da Pretahub, colocado à disposição de milhares de afroempreendedores nossas ferramentas, conhecimento e serviços do maior e-commerce e fintech da América Latina. Ao dar visibilidade, aproximamos essas marcas de mais de 88 milhões de usuários, trazendo protagonismo e permitindo seu crescimento", declara Laura Motta, gerente sênior de sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil. "Seguimos equalizando as oportunidades entre grandes negócios e pequenos empreendedores, reduzindo as distâncias geográficas e econômicas, ao mesmo tempo em que investimos cada vez mais em ações e projetos que valorizam e promovem a diversidade e a inclusão no Brasil", completa.
Os empreendedores negros interessados em integrar a loja ofical da Feira Preta no Mercado Livre podem fazer contato direto com a PretaHub, responsável pela análise e curadoria dos empreendimentos que serão incluídos neste espaço. "A parceria com o Mercado Livre tem se desdobrado em diversas frentes, impulsionando negócios e nos ajudando a contar novas narrativas para a população negra. A relevância e visibilidade da loja oficial prova que estamos não somente fortalecendo a transformação digital, mas ultrapassando territórios e oferecendo oportunidades reais de crescimento", conclui Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta e CEO da Pretahub.
Sobre o Mercado Livre
O Mercado Livre é a companhia líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina, que oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Além da plataforma de e-commerce e do banco digital Mercado Pago, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: Mercado Envios, Mercado Livre VIS (Veículos, Imóveis e Serviços), Mercado Ads e Mercado Shops. Maior e mais completo marketplace da América Latina, o Mercado Livre tem mais de 84 milhões de usuários ativos, sendo mais de 10 milhões de vendedores únicos, incluindo grandes marcas, alcançando 35 vendas por segundo. Já o Mercado Pago, com mais de 38 milhões de usuários ativos, oferece uma plataforma completa de tecnologia financeira com conta gratuita, soluções de pagamento, investimentos e crédito. Fundado em 1999 e presente em 18 países, o Mercado Livre está dentre as 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil, sendo a melhor para as mulheres no país, e dentre as 4 melhores da América Latina.
Sobre a Feira Preta
O evento criado em 2002 por Adriana Barbosa como uma feira de produtos de empreendedores negros, hoje é o maior de cultura e empreendedorismo da América Latina, trazendo conteúdos, produtos e serviços que representam o que há de mais inventivo, inovador e criativo em diferentes segmentos. É o maior espelho vivo das tendências afro-contemporâneas do mercado e das artes da América Latina, além de ser o espaço ideal para valorizar iniciativas afroempreendedoras de diversos segmentos, com acesso desde tecnologia à literatura, de música às artes digitais, sempre apresentando o que há de mais urgente e futurista nas reflexões da existência preta.