DECORAÇÃO: Qual é a melhor torneira para lavabo pequeno?

Fani Metais traz as principais dicas para acertar na decoração do lavabo em pequenos ambientes e as melhores combinações entre torneiras e cubas

Misturador de Mesa 1877 RV210 Linha Prima 210 – Fani

Saboneteira de Parede 4100 RV450 Linha Horus 450 – Fani

Papeleira com Cobertura 4310 RV450 Linha Horus 450 – Fani

Toalheiro de Bancada 2300 RV115 Linha Paris 115 – Fani

Para aproveitar medidas cada vez menores, profissionais de arquitetura e design de interiores buscam otimizar a funcionalidade em qualquer ambiente. Nas residências contemporâneas, por exemplo, o lavabo ganhou destaque e está presente na maioria dos lares.

 

Esses profissionais passaram a compreender a importância de dedicar uma pequena metragem do projeto para contar com um ambiente onde as visitas possam realizar as necessidades básicas e lavar as mãos rapidamente, sem precisar trafegar pelas áreas íntimas da casa.

 

Apesar de, na maioria das vezes, serem ambientes pequenos (talvez o menor dentro dos imóveis), os lavabos não podem ficar para trás em importância na hora decorar. Pelo contrário, além de ser um cartão de visitas de uma casa, esse espaço deve ser pensado com cuidado para ser confortável e sofisticado, sem deixar de lado a funcionalidade e a praticidade.

 

Normalmente, esse cômodo conta com uma bancada com cuba ou lavatório, além de um vaso sanitário. Mas o destaque fica por conta dos metais, afinal, eles sempre estão presentes e podem influenciar diretamente na composição do seu lavabo.

Pensando nisso, a Fani Metais e Acessórios, há 36 anos transformando ambientes, separou as principais dicas para você acertar na decoração de lavabo em pequenos ambientes e como você pode combinar a torneira com a cuba. Confira:

Monocomando de Mesa 6877 BK370 Linha Bold 370 – Fani

Saboneteira de Parede 4100 BK140 Linha Quartzo 140 – Fani

Porta-toalha Médio 4420 BK140 Linha Quartzo 140 – Fani

Válvula Click Redonda 1608 BK – Fani

Quais são os tipos de torneira e como escolher o modelo ideal para o lavabo?

 

A torneira pode ser considerada uma das protagonistas no lavabo, uma vez que a principal função do ambiente está relacionada a higienização das mãos, seja antes de uma refeição ou após realizar as necessidades básicas. Sendo assim, além de ser bonito e marcante, esse metal precisa de fato impactar positivamente na rotina, tonando o ambiente funcional e mais prático.

 

Para isso, você deve realizar a escolha do modelo correto levando em conta todos os atributos da peça a ser escolhida. Aliás, as torneiras de banheiro podem variar em modelos que se propõem a solucionar diferentes gostos e, principalmente, cenários de instalação e utilização.

 

A primeira decisão a ser tomada está relacionada ao local de instalação. No mercado, existem dois tipos disponíveis: as torneiras de mesa e as torneiras de parede, porém, o modelo ideal dependerá do tipo do seu projeto e tamanho da bancada.

 

Como os lavabos costumam ser ambientes pequenos, onde cada centímetro importa, as torneiras de parede costumas ser as mais indicadas por não ocuparem espaço na bancada e possibilitarem que você ganhe mais uma área livre sobre ela. Mas atenção: para realizar a instalação desses modelos é necessário que o projeto conte com um ponto de água conectado diretamente na parede.   

 

Por outro lado, os modelos de mesa são mais tradicionais e por isso reúnem uma maior variedade de designs e acabamentos em opções que são instaladas diretamente na bancada. Eles demandam uma conexão por dentro do armário, o que pode complicar um pouco a manutenção.

 

Além disso, caso você deseje contar com a opção de água aquecida no seu lavabo e tenha estrutura para isso, é importante que você decida entre um modelo de misturador monocomando ou bicomando. No caso de um lavabo pequeno, recomendamos o monocomando para reduzir o espaço utilizado.

Torneira de Parede 1199 BK700 Linha Living 700 – Fani

Porta-toalha 4400 BK700 Linha Living 700 – Fani

Como escolher a torneira ideal de acordo com o tipo de cuba?

 

Com o passar dos anos, é possível observar que as cubas em lavabos e banheiros vem conquistando cada vez mais atenção nos projetos de decoração. Antes considerada apenas um elemento figurativo nesses ambientes, hoje essas peças assumiram uma função decorativa, sendo muitas vezes o ponto de destaque do ambiente combinada à torneira.

Além de merecerem um olhar mais atento na hora de decorar seu lavabo, é muito importante que você saiba qual torneira combina melhor com o tipo de cuba escolhido por você, seja ela de apoio, embutir, sobrepor ou semiencaixe.  

Existem no mercado, diferentes de tipos de cubas e cada uma é feita para um tipo específico de torneira, por isso, as torneiras de mesa ou bancada possuem as opções de bica alta ou bica baixa, para se adequar a todos os modelos de cuba.

 

Os modelos de bica alta apresentam uma distância média entre a saída de água e a base do metal acima de 25 cm, proporcionando uma distância confortável para utilização em bancadas que possuem cubas de apoio ou de sobrepor.

 

Por outro lado, as opções de bica baixa são indicadas para banheiros e lavabos que possuem cubas embutidas ou semiencaixe, pois possuem um intervalo entre a saída e a base de 15 cm em média, o que evita que a água espirre sobre a bancada ou chão.

 

Outro ponto fundamental é sempre levar em conta o tamanho da cuba e da bancada antes de escolher a torneira. Para isso, aposte sempre na proporcionalidade para manter a harmonia do projeto.

Se a cuba for grande, opte por modelos de torneiras ou misturadores mais imponentes, que acompanhem as grandes medidas da peça. Já se o modelo de cuba for mais discreto e menor, como o caso das embutidas, opte por metais de dimensões reduzidas e design mais simples.

O formato deve acompanhar a mesma lógica: se você optar por uma cuba retangular ou quadrada, prefira metais com linhas retas, já se a escolha for por uma redonda, aposte em torneiras e misturadores de linhas orgânicas.

No entanto, seja qual for o tamanho ou formato da sua torneira e cuba, o ideal é que a distância entre o bocal da torneira e a borda da cuba seja de cerca de 10 a 15 cm de altura, e a saída de água seja direcionada para o centro da válvula.

 

 

Fani Metais e Acessórios

www.fani.com.br

11 3595-1100

 

Acompanhe-nos também nas redes sociais:

Instagram: Fani Metais

Facebook: Fani Metais

Pinterest: Fani Metais

LinkedIn: Fani Metais

YouTube: Fani Metais e Acessórios

 


Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Pais: tênis da Marvel Comics para adultos e crianças

MODA: Mariana Rios solta a voz em evento da Colcci

MODA: Paloma Bernardi na campanha de Verão 2015 da Max Glamm