TURISMO: 14ª Osterfest começa nesta quinta-feira (17) em Pomerode (SC)



Maior evento de Páscoa da América Latina está de volta depois de dois anos. Confira atrações, cuidados especiais e novidades desta edição

Começa nesta quinta-feira (17) o maior evento de Páscoa da América Latina: a 14ª Osterfest, em Pomerode (SC). O evento celebra as tradições da data cristã trazidas pelos colonizadores alemães e mantidas pela população até hoje. Na maior edição até hoje, em 2019, a cidade recebeu mais de 250 mil pessoas. 

Este ano, a programação vai de 17 de fevereiro a 17 de abril, sempre de quinta-feira a domingo, das 10h às 20h. A adição de quatro semanas ao evento foi uma iniciativa da organizadora, Associação Visite Pomerode (Avip), que tem como objetivo melhorar a experiência dos visitantes na Osterfest e ainda evitar aglomerações. 

Abaixo, um pouco das atrações que fazem parte da 14ª Osterfest!

Osterbaum foi a primeira a entrar no Guinness
A primeira atração da Osterfest a ganhar projeção internacional foi a árvore de casquinhas naturais. A Osterbaum, como é chamada, representa a morte e ressureição de Jesus Cristo conforme a crença cristã. O galho seco simboliza a tristeza e as casquinhas de ovos naturais representam o renascimento. 

Em 2017, uma edição da árvore com mais de 100 mil casquinhas entrou para o Guinness World Records. Desde então, todos os anos a cidade se mobiliza na arrecadação e montagem da árvore, que a cada ano ganha novas cores. 

Maior ovo decorado do mundo
Em 2019, outra atração conquistou os visitantes e o posto no livro dos recordes. O maior ovo decorado do mundo tem 15 metros de altura, reproduz a cada ano uma obra de arte. Na Osterfest deste ano, três artesãos foram convidados para homenagear a técnica Bauernmalerei: Rafaela Trapp, Zelia Klöppel Rengel e Davi Gomes. 

Presente em artesanatos de Pomerode, a estética traz elementos campestres com cores vivas e sombras delicadas. Flores, pássaros e arabescos fazem parte da obra. 

Oficinas, gastronomia e artesanato 
As crianças podem entrar no clima do evento com a mão na massa. Uma oficina gratuita de pintura de casquinhas pode ser aproveitada gratuitamente. Por valores simbólicos, também é possível participar da pintura de bolachas e costura de coelhos de pano. 

Já a praça de alimentação conta com dezenas de opções de pratos para diversos públicos e gostos, assim como a venda de artesanato local, que soma várias lojas e produtos para que os visitantes possam levar a uma representação da tradição para casa. 

Cuidados para levar segurança as visitantes 
Diversos cuidados foram tomados pela organização para trazer segurança aos visitantes. Além da ampliação das datas, pela primeira vez o evento terá controle de acesso. O espaço não terá mais de 40% da capacidade ocupada.

Seguindo determinações do Governo de Santa Catarina (Portaria SES, número 1389/2021), será necessária apresentação do comprovante de vacinação com duas doses para maiores de 18 anos e pelo menos uma dose para crianças a partir de 12 anos. Os visitantes podem ainda apresentar um exame negativo RT-PCR realizado nas últimas 72 horas ou antígeno nas últimas 48 horas. O uso de máscaras será obrigatório e a organização vai orientar os visitantes a respeito dos cuidados. 

SERVIÇO
14ª Osterfest

Data: 17 de fevereiro a 17 de abril, de quinta a domingo, das 10h às 20h 
Local: Centro Cultural de Pomerode (SC)
Entrada gratuita 
* para acesso ao evento, será necessário apresentar o comprovante de vacinação ou teste negativo





Montagem da Osterbaum está sendo finalizada em Pomerode (SC)
Crédito: Divulgação



Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Pais: tênis da Marvel Comics para adultos e crianças

MODA: Mariana Rios solta a voz em evento da Colcci

MODA: Paloma Bernardi na campanha de Verão 2015 da Max Glamm