Uma torneira de cozinha, por exemplo, será utilizada principalmente para lavar as louças e os alimentos. Além da flexibilidade de direcionar o jato d'água por meio da bica móvel, esse ambiente requer uma altura mais generosa entre a bica e a válvula de escoamento da cuba: pelo menos 30 cm.
O banheiro tem menos restrições de modelos do que uma cozinha, mas você deve levar em conta a cuba para também escolher o metal, pois a depender do modelo de ambos, a bica da torneira ou misturador pode ficar tão próxima da borda que acaba dificultando o lavar das mãos.
Como identificar uma torneira de banheiro e uma de cozinha?
A maioria dos fabricantes hoje diferencia comercialmente os modelos de banheiro e cozinha, fazendo com que a comunicação, na maioria das vezes, seja muitas vezes clara e evidente por meio dos websites, redes sociais e nas embalagens dos produtos.
Se você se deparar com um produto com informações não tão claras assim, é bom desconfiar até mesmo da procedência dele – pois você pode estar diante de um produto que não atende as normas de segurança e eficiência.
Ainda assim, o jeito mais fácil de se diferenciar visualmente um metal de cozinha para um de banheiro é por meio da bica móvel. Esse acessório não chega a ser uma regra em cozinhas, mas está presente na maioria das torneiras e misturadores por facilitar o dia a dia nesse ambiente.
E para lavabo e lavanderias, qual devo usar?
O lavabo é bastante similar ao banheiro, então você certamente considerará todas as funcionalidades que desejaria para uma torneira de banheiro. Entretanto, analise com cuidado se vale a pena ofertar água quente neste espaço, se houver um sistema de aquecimento.
Outra dica para lavabos é prestar muita atenção principalmente na relação entre torneira, bancada e cuba, pois geralmente em lavabos as bancadas são menores que as de um banheiro convencional, o que influencia na escolha de todos os outros componentes.