 |
Estampa assinada por Raphaell Prado de Santana Valença, vencedor da premiação. Fotos: Divulgação |
A indústria catarinense Oxford Porcelanas S/A, maior fabricante de porcelana e cerâmica de mesa das Américas, e idealizadora do projeto Prêmio Oxford Porcelanas de Design, que busca contribuir para a construção do conceito da Nova Geração de Brasileiros, anuncia o vencedor da primeira edição do prêmio, realizada este mês e aberta para participantes de todo país.
O vencedor foi Raphaell Prado de Santana Valença, 25 anos, de São Paulo. Raphaell teve sua arte selecionada pelo júri do prêmio – composto por Ana Strumpf, Mauricio Arruda e Adriana Barra e, depois, em votação popular, conquistou a maioria dos votos pelo site da premiação. O jovem é Designer de Interiores, Arquiteto e este ano irá concluir uma especialização em Industrial Design pelo Instituto Europeo di Design.
A criação do designer, que é sergipano, teve inspiração na tradicional festa dos Lambe-sujos e Caboclinhos, realizada anualmente, no segundo domingo de outubro, no município histórico de Laranjeiras e em Itaporanga d’Ajuda, e que remonta ao período do Brasil Colônia. A festa representa a luta entre negros dos quilombos – os 'Lambe-Sujos' – contra os índios – os 'Caboclinhos' – mandados pelos brancos para destruir os quilombos. Raphael também procurou unir a cultura popular ao design contemporâneo, mostrar um novo tipo de pensamento e quebrar paradigmas sobre ideias preconcebidas quando se fala na criação de um aparelho de jantar.
Acima, fotos do tradicional teatro ao ar livre da cultura popular sergipana, que encena uma batalha entre os negros que fugiam para os quilombos, representados pelos lambe-sujos, e os índios contratados pelos senhores locais para capturá-los, representados pelos caboclinhos. Fotos crédito- http://turismosergipe.net/imprimir/cultura/folclore
Como 1º lugar, Raphaell irá receber um prêmio de R$ 5.000 (Cinco mil reais) e um aparelho de jantar com sua decoração. A decoração será numerada e revendida pela Oxford em seu site. O 2º e 3º lugar, respectivamente, foram para Raubher Nelson de Borda e Silva e Roberta Motta, respectivamente. Os três finalistas irão receber ainda um Aparelho de Jantar Flamingo, da Oxford Porcelanas.
Fundada há mais de 60 anos em São Bento do Sul (SC), a Oxford Porcelanas S/A é a maior fabricante de porcelana e cerâmica de mesa da América Latina, e desde 2010 fabricante do puro cristal feito à mão da marca Oxford Crystal. Atua no mercado a partir do conceito de sustentabilidade, que permeia todas as suas atividades, passando pelo compromisso com a qualidade e responsabilidade social. Produz aparelhos de jantar, chá, café, taças, copos e complementos através das marcas Oxford Porcelanas, Oxford Daily, Oxford Crystal, Oxford Promocional e Biona. Suas peças são encontradas em lares de todo Brasil e em mais de 60 países. Site: www.oxfordporcelanas.com.br.