 |
A Deezer preparou uma lista por década de sucessos internacionais que explodiram globalmente do dia para a noite e transformaram seus compositores e intérpretes em "artistas de um hit só". Foto: Divulgação |
Para celebrar o "Dia dos Artistas de um Hit Só", comemorado em alguns países na última sexta-feira, a Deezer fez uma lista com as músicas mais populares separadas por década. Criada pelo jornalista musical Steve Rosen, a data comemora o fenômeno cultural de bandas e músicos que ganham projeção global do dia para noite com apenas um hit – e desaparecem antes mesmo de consolidarem a fama.
Com base nos streams de cada faixa, a Deezer listou os mais populares hits de cada década desde a criação dos ranking internacionais, na década de 1950. Foi nessa época que o primeiro artista desconhecido entrou para a lista com um só hit e nunca mais voltou às paradas musicais. O levantamento contempla desde o R&B dos anos 50 até músicas-chiclete que bombaram na década de 1990. Segue abaixo a lista dos mais populares "one-hit wonders", segundo dados da Deezer:
50s – “Sh-Boom”, The Chords
The Chords foi uma dupla americana, cujo hit "Sh-Boom" estourou nos rankings mundo afora. No final de junho de 1954, "Sh-Boom" levou o The Chords às paradas músicas de R&B e pop, quase um feito inédito para a época. Segundo críticos, "Sh-Boom" foi a música responsável por apresentar o R&B para a comunidade branca, pela primeira vez, nos Estados Unidos.
Faixa: http://www.deezer.com/track/84926489
Embed: http://developers.deezer.com/musicplugins/player?type=tracks&id=84926489 (basta copiar o código exibido abaixo do player)
60s - "Fire", The Crazy World of Arthur Brown
Mais conhecido pelo hit n˚ 1 de 1968, Brown foi um dos líderes do movimento psicodélico dos anos 60 e fez fama graças à sua performance teatral no palco – frequentemente ele ateava fogo ao seu próprio cabelo.
70s - "Spirit in the Sky", Norman Greenbaum
Conhecido internacionalmente como cantor e compositor, Norman Greenbaum lançou "Spirit in the Sky" em 1969. Desde então, a música já apareceu em vários programas de TV e em mais de 50 filmes, como "Apollo 13", de 1995.
80s - "Pump Up the Volume", MARRS
MARRS foi formado em 1987 pelos grupos A.R. Kane e Colourbox. Eles lançaram apenas um CD, que fez sucesso graças a um único hit: "Pump Up the Volume". A música chegou a ser indicada ao Grammy em 1989.
90s - "Jump Around", House of Pain
House of Pain contribuiu muito para a cena hip-hop em 1991. Formada pelos rappers Everlast e Danny Boy, com participação do DJ Lethal, House of Pain ganhou notoriedade com o hit de 1992, "Jump Around". O grupo se desfez em 1996 e tentou um retorno em 2010, após a passagem do trio pelo La Coka Nostra.
2000 - "The Ketchup Song", Las Ketchup
Em 2002, a música “The Ketchup Song”, do grupo Las Ketchup, se tornou um hit número 1 em 26 países. Apesar do sucesso da música, o segundo disco das meninas não chegou nem perto do sucesso de “The Ketchup Song”. No Brasil, a faixa – é claro – ganhou uma versão adaptada pelo grupo Rouge chamada "Ragatanga".
2010 - "Somebody That I Used to Know", Gotye and Kimbra
"Somebody That I Used to Know" foi descoberta em 2012. Na época, o cantor belga-australiano Gotye confessou que não se importaria de entrar para a lista de artistas de um hit só.
A Deezer é a primeira plataforma de áudio sob demanda que oferece streaming de música digital em mais de 180 países para mais de 6 milhões de assinantes em todo o mundo. A Deezer lidera a revolução de streaming, proporcionando aos fãs acesso instantâneo ao maior catálogo do mundo, com mais de 35 milhões de músicas e 30.000 estações de rádio disponíveis em qualquer dispositivo. Combinando o melhor da curadoria humana e algoritmos, nossa equipe global de editores busca o melhor da música no mundo, permitindo que os fãs descubram novas bandas e artistas relacionados às suas preferências musicais. A Deezer está disponível em todos os dispositivos, incluindo smartphones, tablets, PCs, notebooks, home theaters, automóveis e smart TVs. Lançada em 2007, a Deezer é uma empresa privada com base em Paris, na França, com escritórios em São Francisco, nos EUA, e em outros países. O aplicativo Deezer está disponível para ser baixado gratuitamente em iPhone, iPad, Android e Windows. Para baixar o aplicativo, visite: www.deezer.com.