 |
Tirar manchas; manusear a máquina; não misturar sabão com alvejante, saiba como fazer bom uso dessas instruções. Foto: Divulgação |
Lavar roupa pode ser considerado uma arte. Você precisa prestar atenção nos mínimos detalhes para fazê-lo corretamente e deixar a sua vestimenta limpinha e engomada. Precisa se ater sobre como manusear uma máquina com perfeição e saber que o vestuário pode ser mais sensível que a nossa pele, sendo necessária uma lavagem especial.
A Personal Organizer Helo Henne explica que “existem modalidades e pequenos processos que podem fazer com que a lavagem seja um sucesso ou um tremendo fiasco, trazendo danos irreparáveis em algumas peças”. Pensando nisso, reuniu algumas dicas que serão muito uteis para o dia a dia das donas de casa.
As máquinas que lavam por tombamento, ou seja, as com tampa frontal, são consideradas as melhores para a lavagem, porque lavam melhor as roupas e não as danificam, além de amassar pouco e gastar menos água.
Observe sempre a indicação de etiqueta de como se deve lavar a vestimenta. Verifique se a temperatura está adequada e separe roupas de cama, mesa e banho das demais peças. Roupas coloridas com roupas coloridas, delicadas com delicadas.
Soutiens de bojo devem ser lavados à mão. O arame pode se soltar na lavagem e danificar sua máquina. Panos de limpeza também devem ser lavados à mão, por soltarem fiapos que entopem a bomba de enxague. Bem como pisos. Além de ser anti-higiênico.
Use e abuse dos saquinhos de lavar roupa na maquina. Peças de linha, por exemplo, devem ser lavadas à mão e não podem ser muito torcidas para não danificar a roupa. Ao pendurar o peso da água deforma a blusa, mesmo esticando por cima do varal. E demoram muito para secar. Os saquinhos preservam na lavagem e a centrifugação. Isso vale também para roupas delicadas e finas.
Outro exemplo simples e que pode salvar a vida de donas de casa é como remover manchas de sangue corretamente. Elas devem ser tiradas com água oxigenada, volume 10 e líquida. Se você encontrar a versão volume 20 melhor, mas precisa ser a líquida para agilizar o processo. Coloque, também, uma boa quantidade no local manchado e deixe agir por alguns minutos. Coloque um pouco de sabão em pó e água fervendo, esfregue e lave normalmente.
Para se alvejar uma peça, não misture sabão com água sanitária. Esse processo anula o poder alvejante da água sanitária. Lave a peça normalmente, enxágue e misture em 1L de água três colheres de sopa de água sanitária de boa qualidade e deixe alvejar por algum tempo. Essa proporção é para um grupo de seis panos de prato. Caso necessite de um volume maior siga a proporção indicada. Em caso de roupas, deixe-as no amaciante após alvejarem.
Fique atento ao nível de sabão. Aplicado em excesso, ele pode estragar tanto a máquina quanto as roupas e causar alergia. Existem máquinas que possuem níveis de quantidade de roupa e consequentemente, os níveis de sabão e amaciante. Dicas simples e que merecem um pouco mais de atenção.
Serviços:
Helo Henne Personal Organizer
55 11 99261-1315