 |
Maior congresso científico da área acontece de 2 a 5 de setembro. Foto: Divulgação |
A capital paranaense recebe, de 2 a 5 de setembro, o maior congresso científico de moda do Brasil. A 11a edição do Colóquio de Moda pretende reunir na Universidade Positivo (UP) mais de 2 mil pessoas, entre acadêmicos, pesquisadores e professores de todo o mundo. Valorizando a diversidade cultural, a proposta do evento é a de envolver não apenas profissionais da Moda, como também da Psicologia, da Sociologia, do Marketing, do Jornalismo, da Administração, das Artes Plásticas, do Design e da História.
Promovido pela Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM) e organizado pelo curso de Design da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo, o evento já possui a presença confirmada de nomes internacionais, como Christopher Breward (Escócia), Alison Gwilt (EUA), Nanni Strada (Itália) e Susana Saulquin (Argentina). Os brasileiros Ronaldo Fraga, Carlos Ferreirinha e João Pimenta também estão confirmados.
A conferência de abertura traz o tema "Moda e a Tessitura da Cidade" - com o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-governador do Paraná. O evento agrega também o Fórum das Escolas de Moda, o Congresso de Iniciação Científica, lançamentos de livros e mesas temáticas, que vão de assuntos como "Democratização da moda e mercado de Luxo no Brasil" a "Corpo, Moda e Práticas Esportivas".
Sobre a Universidade Positivo
A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 54 cursos de Graduação (30 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês - Catarina Labouré, este último dedicado ao curso de Enfermagem. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das dez melhores universidades privadas do Brasil.