 |
Foto: Divulgação |
A coordenação do 43º Festival de Cinema de Gramado anuncia a retirada do longa-metragem “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert, da mostra competitiva de longas-metragens brasileiros. O filme deixa de participar em função de uma sessão de pré-estreia marcada para o dia 11 de agosto em São Paulo.
A produção do filme comunicou sua desistência de participar do 43º Festival de Cinema de Gramado em função da exibição que infringe o parágrafo quarto do artigo 18 do Festival que define que “os filmes brasileiros selecionados não poderão ser exibidos comercialmente ou realizar sessões de pré-estreia, abertas ao público, no Brasil antes de 15 de agosto de 2015, sob pena de serem retirados da competição”. Segundo Dannielle Alarcon, coordenadora de lançamentos da produtora Gullane, o filme “Que Horas Ela Volta?” não participará da competição devido a questões de choque de datas do regulamento com essa agenda.
Por outro lado, organização e curadores decidiram manter a exibição no dia 07 de agosto, sexta-feira, mesmo fora de competição, entendendo que seria uma frustração para o público que já adquiriu ingressos na expectativa de assistir ao filme. Representando o sentimento dos curadores, Marcos Santuario comenta que essa é uma situação que foge totalmente do controle da organização do Festival. “Lamentamos a ausência do filme em competição, mas temos que respeitar nosso regulamento e não podemos frustrar o público. Entendemos que exibir o filme mesmo fora de concurso foi a melhor alternativa no momento”, avalia o curador.
Seguem em competição os longas brasileiros “Ausência”, de Chico Teixeira; “Introdução à Música do Sangue”, de Luiz Carlos Lacerda; “O Fim e os Meios”, de Murilo Salles; “O Outro Lado do Paraíso” de André Ristum; “O Último Cine Drive-In”, de Iberê Carvalho; “Ponto Zero”, de José Pedro Goulart; e “Um Homem Só”, de Claudia Jouvin.
O 43º Festival de Cinema de Gramado inicia no próximo dia 07 de agosto e segue até o dia 15 com Mostras Competitivas de Longas Brasileiros e Latinos, Curtas Brasileiros e Curtas Gaúchos. Além dos filmes concorrentes Gramado recebem uma programação paralela de longas e curtas em salas alternativas, bairros e escolas, sempre gratuitamente, e debates e encontros de todas as áreas ligadas ao cinema.
O 43º Festival de Cinema de Gramado é uma realização do Ministério da Cultura e da Gramadotur e uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado. Tem patrocínio da Oi, BNDES, Stella Artois e Petrobras, e copatrocínio do Banrisul. Apoio especial: DUOCASA. Apoio: Oi Futuro, Nikon, Caracol Chocolates, Snowland, Cristais de Gramado, PRAT-K, Stemac, CiaRio, O2 PÓS, Canal Brasil, TVCOM, RBSTV, Revista de Cinema, TVE, Hotel Serra Azul e Unimed. Apoio institucional: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, ACCIRS, APTC, Fundacine, IECINE, SIAV E Corsan. Transportadora oficial: Avianca. Agência oficial: Vento Sul. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento do Pró-Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil Pátria Educadora.