A história da Casa 4x30, assinada pelos escritórios CR2 Arquitetura e FGMF Arquitetos, começou mais como um desafio do que como um projeto de arquitetura. Concluída em 2011, o desafio dos arquitetos foi o de encaixar em um lote de 4x30m todo o programa de uma casa contando com poucas faces iluminadas. Funcional e versátil, o projeto carrega diversas facetas. Características como essas levaram os escritórios a desenharem o Sofá 4x30 especialmente para a casa, que agora vira peça de linha da marca, Ovo, comandada pelos designers Luciana Martins e Gerson de Oliveira.
Este é o primeiro lançamento da, Ovo em parceria com arquitetos. Segundo Gerson de Oliveira, a admiração pelos escritórios CR2 e FGMF levou a marca a investir no projeto. “O Sofá 4x30 é um design de arquiteto. Pensado como objeto para a arquitetura e em função dela. É ainda um elemento que ativa o espaço. Exemplo concreto e vivo de uma peça de design que dialoga com a arquitetura”, explica.
O Sofá 4x30 já está na linha de produtos da ,Ovo e disponível para encomendas. Os tecidos do sofá e almoçadas foram escolhidos a dedo pelos escritórios, junto com os designers. Entre as opções para revesti-lo, estão os belíssimos tecidos da dinamarquesa Kvadrat com design assinado pelo escritório suíço Herzog & de Meuron.
Modular, a peça traz versatilidade e permite ao cliente escolher módulos diferentes para compor o ambiente. “Os módulos podem ser adaptados para qualquer tipo de espaços, de grandes a pequenos”, diz Lourenço Gimenes, sócio titular do FGMF e dono da Casa 4x30.
Segundo Clara Reynaldo, sócia da CR2arquitetura e também dona da Casa 4x30, o sofá é uma extensão do projeto: “Quando concebemos espaços, precisamos ter em conta desde a construção até o mobiliário. O Sofá 4x30 nasceu dessa visão unitária entre o espaço da casa e as diversas formas de usá-la”.
|
DESCRIÇÃO SOFÁ 4X30
Medidas: modular / sob consulta
Tecidos: opções variadas / sob consulta
Preço: sob consulta
Crédito fotos Casa 4x30 - Fran Parente
Crédito fotos Sofá 4x30 – Divulgação OVO
SOBRE O FGMF ARQUITETOS
Há 15 anos, quando decidiram abrir seu próprio escritório de arquitetura, o FGMF Arquitetos, o trio Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz, já sabia onde queria chegar: serem reconhecidos pela academia e pelo mercado por seus projetos originais. Com o objetivo de realizar uma arquitetura contemporânea, investigativa e inovadora, com atuação em todas as escalas e programas, do detalhe da residência ao plano urbanístico, essa pluralidade e a não especialização em um determinado tipo de programa nos ajuda a definir o DNA do escritório. Atualmente, já somam mais de 280 projetos em seu portfólio, que reforçam a variedade de programas com que o FGMF trabalha na arquitetura. O escritório consagrou-se em 2009 ao integrar Architects Directory, do anuário da britânica Wallpaper*, que destacou o trio de arquitetos brasileiros como um dos 30 escritórios de arquitetura considerados mais promissores e vanguardistas do mundo. Um prêmio recém conquistado foi o Wan 21 for 21, onde o FGMF entrou para a seleta lista dos 21 escritórios de arquitetura do século 21. No Brasil, já são diversos prêmios, como o do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA),o 1º Prêmio de Arquitetura Azkonobel, promovido pelo promovido pelo Instituto Tomie Ohtake, entre outros, que vão desde residenciais e institucionais a urbanismo. Internacionalmente, tiveram seus projetos publicados em mais de 20 países, entre eles Estados Unidos, Alemanha, China, Itália, Índia, Coréia e Espanha. Conquistou diversos prêmios internacionais, como o Chicago Atheneum Award, nos EUA, e o Dedalo Minosse, na Itália. Em 2014, entraram para a lista de premiações o Re-Thinking The Future Awards e o Internacional Rogélio Salmona, recebido na Colômbia.
SOBRE A CR2arquitetura
Em atividade desde 2006, a CR2 arquitetura tem desenvolvido projetos de construção e requalificação residencial e comercial. Estes projetos buscam, de antemão, o uso de uma linguagem contemporânea, o uso de materiais não convencionais e a integração de espaços de acordo com cada demanda. Tem como preocupação a inserção do projeto em seu entorno, no caso de novas construções, e a requalificação de espaços subutilizados, no caso de reformas. Clara Reynaldo é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Cecilia Reichstul é arquiteta e urbanista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
A CR2 tem projetos publicados em revistas nacionais, como AU, Arquitetura e Construção, Bamboo e Wish Casa, jornais (Estado de São Paulo e Folha de São Paulo e publicações internacionais como a revista Wallpaper (UK), Archdaily (EUA), Studio 5555 (Alemanha), HG (Hungria), livro Modern Lux House (China) e revista 30-60 (Argentina), entre outros. Nos últimos anos recebeu alguns prêmios entre eles: 2º lugar no prêmio Lafarge, menção honrosa no Prêmio Jovens Arquitetos 2011, destaque da Bienal Internacional de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, 1º lugar na categoria casas urbanas no 2º Prêmio Casa Cláudia de Design de Interiores, prêmio ASBEA 2014 na categoria residências (projeto) e menção honrosa na categoria residências (obra concluída), além de ser premiada na VIII Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo 2012, que aconteceu em Cádiz na Espanha.
SOBRE A OVO
A Ovo é formada pelos designers Luciana Martins (São Paulo, 1967) e Gerson de Oliveira (Volta Redonda, 1970). A dupla se conheceu no início dos anos 90, quando ambos eram estudantes de Cinema na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Durante o curso surgiu a inclinação para o design, expressa por meio da criação de pequenos objetos em uma oficina livre de escultura. O primeiro trabalho da dupla foi uma agenda com capa de metal. Em seguida vieram algumas luminárias e as primeiras peças de mobiliário, campo em que os futuros designers desenvolveriam a maior parte de sua produção. No rol das exposições realizadas estão: Subjetos (1997, MuBE – Museu Brasileiro da Escultura); exposição individual na renomada Galeria Brito Cimino, atual Luciana Brito Galeria; instalação intitulada P.A. no Projeto Parede do MAM-SP, entre outros importantes trabalhos. A mais recente mostra internacional que participaram foi a Brazilian Design – Modern and Contemporary Furniture, em Berlim, Alemanha, com curadoria de Zanini de Zanine. Em 2002, Luciana e Gerson inauguraram seu espaço expositivo e adotaram o nome Ovo. Em 2014 inauguraram uma loja na Rua Estados Unidos (SP) com lançamentos das novas linhas: Cavalinho, Carretel e Campo Concreto, além da linha Nós, em parceria com o artista Célio Braga, e do relançamento da luminária Ampulheta, que completou 21 anos da sua primeira edição.
|