Visit Rio participa do roadshow da BLTA e celebra conquistas do Rio de Janeiro no cenário do turismo de luxo brasileiro

Imagem
Destino ganha destaque no anuário 2025 da Associação, divulgado durante o evento   O Visit Rio participa do Roadshow Nacional da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), que teve uma passagem por São Paulo na última quarta-feira (26) e por Campinas nesta sexta-feira (28). O evento, que reúne os principais representantes do turismo de alto padrão do país em rodadas de negócios com agências e operadoras especializadas, marcou também o lançamento do Anuário BLTA 2025. A edição confirma o protagonismo do Rio de Janeiro no turismo de luxo brasileiro, com a cidade figurando como o destino mais procurado pelas operadoras associadas, com 49% de preferência.   No levantamento, feito em parceria com o Senac, foram considerados para efeito de análise 59 hotéis e sete operadoras/DMC da associação. "Esse destaque no anuário confirma a força do Rio de Janeiro no segmento de luxo. Estar no roadshow é uma oportunidade de transformar esses números em negócios concretos e ampliar nos...

ENTRETENIMENTO: ‘Pequena Dança para Crescer nos Vãos’ é inspirada na poética haicai

A obra coreográfica surge da observação de vegetações que brotam em pequenas brechas em meio ao concreto na rua São Bento. Fotos: Divulgação
Dia 15 de junho, às 15h30, com saída do Largo de São Francisco e percurso pela rua São Bento, o ...AVOA! Núcleo Artístico estreia a obra coreográfica “Pequena Dança para Crescer nos Vãos”, com direção artística de Luciana Bortoletto, parte integrante do projeto "Entre-Espaços: Relações possíveis no encontro com a rua", que conta com o apoio do 16º Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo".

Inspirado na poética haicai, o trabalho surge da observação de vegetações que brotam em pequenas brechas em meio ao concreto na rua São Bento (e centro histórico de São Paulo). Haicai é poesia tradicional japonesa; em apenas três versos manifesta uma síntese da relação entre espaço (elemento permanente), ação (ruptura, elemento transitório) e reverberação poética (consequência do choque entre os elementos anteriores). Haroldo de Campos, no livro "A Arte no Horizonte do Provável" apresenta a seguinte definição: "o haicai relaciona dois elementos básicos, segundo a lição de Bashô, reproduzida por Donald Keene: um de "permanência" (a "condição geral", como por exemplo, a primavera, o fim do outono, etc), outro de "transformação".

“Pequena Dança...” propõe ações coreográficas que consideram esses elementos fundamentais do haicai. Valoriza a simplicidade e a sutileza e compreende as ações como uma ruptura na rotina da rua. O núcleo artístico capta os flagrantes da natureza e os transforma em ações coreográficas em espaços simbólicos presentes na arquitetura da rua e seus vãos, entre as pessoas em trânsito, nas possibilidades de encontro, nas memórias antigas e recentes desse lugar.

Ao fazer uma analogia entre corpo (suas camadas: pele, músculo, osso) e rua (sua arquitetura, tensionamentos, fluxos, relações), é feita uma espécie de trabalho "arqueológico".  Os artistas vivenciaram experiências e elaboraram a obra "Pequena Dança para Crescer nos Vãos" em meio a patrimônios materiais e imateriais, às suas paisagens sonoras, aos gestos de quem transita e trabalha. Dança que deixa rastros e resíduos por onde passa, como uma planta que brota na fachada de um prédio antigo.

O projeto “Entre-Espaços: Relações possíveis no encontro com a rua”, promoveu um encontro com o coreógrafo francês Fabrice Ramalingom para realização de um workshop especialmente elaborado para dialogar com o processo de criação do ... AVOA! Núcleo Artístico. Foram quatro dias de encontros na Universidade Anhembi Morumbi e Centro de Referência da Dança e o último dia aconteceu uma ação-experimento no Vale do Anhangabaú, Rua São Bento, na altura da Praça Antônio Prado e Rua São Bento com a Praça do Patriarca. Essa parceria teve uma relevância muito grande para o trabalho do grupo.

DSC01526


A escolha da Rua São Bento

A Rua São Bento tem muitas camadas. Ela existe desde que São Paulo ainda era apenas uma vila e constitui a história mais antiga da cidade. ‘Camadas’ da Rua São Bento, significam, para o ...AVOA! Núcleo Artístico, a sua história, transformações arquitetônicas, as pessoas que ali trabalham. E ao friccionar algumas dessas camadas, os fluxos rotineiros, investigam-se as relações possíveis entre a dança e o contexto no qual está inserido.


...AVOA! Núcleo Artístico

Com atividades desde 2006 e direção de Luciana Bortoletto, o ...AVOA! Núcleo Artístico atua em espaços públicos de grande circulação e alternativos intimistas; se interessa pelo diálogo entre dança, poesia haicai, artes visuais e performance. Desenvolve ações artísticas e pedagógicas relacionando essas linguagens. Foi contemplado na 8ª, 14ª e atualmente 16ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, com o projeto "Entre-Espaços: Relações possíveis no encontro com a rua". Recebeu os prêmios SESI Dança - 2007, 1º Prêmio Denilto Gomes na categoria "solo de rua" - 2013. Grupo convidado para o Festival Internacional Visões Urbanas, na cidade do Porto, em Portugal e selecionado para a Bienal SESC de Dança 2013 com a obra "Solo de Rua".



3Pequena Dança para Crescer nos Vãos 2 Foto Gil Grossi


Ficha Técnica
Concepção e Pesquisa: ...AVOA! Núcleo Artístico
Direção Artística: Luciana Bortoletto
Pesquisa, criação, performance, produção de imagens e poesias: André Simões, Edi Cardoso, Juliana Rosa, Luciana Bortoletto, Piéra Varin e Simone Lima
Registro fotográfico e audiovisual do processo de criação/ edição de vídeos: Gil Grossi
Orientação dramatúrgica: Valéria Cano Bravi
Geopoética dos Sentidos e orientação em Arte Pública/Relacional: Lilian Amaral
Preparação Corporal: Erika Moura, Melissa Bamonte e Fabrice Ramalingom
Figurinos: Telumi Hellen
Costureira: Elisangela Dally
Produção (I e II Etapa): Anderson do Lago Leite
Produção (III Etapa): Aline Grisa - Bufa Produções
Assistência de produção: Lívia Império, Maria Emília e Naiara Bastos
Apoiadores e parceiros: Edifício Martinelli, Centro de Referência da Dança, Galeria Olido, Universidade Anhembi Morumbi, EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística), Biblioteca Infanto-juvenil Monteiro Lobato, Ação Educativa, Lanchonete Guanabara, Academia Activa e Associação Viva o Centro

Serviço
De 15 de junho a 29 de junho, às 15:30h
Segundas e sextas-feiras
Saída: Largo de São Francisco
Percurso: Rua São Bento
Duração: 75 minutos Classificação: Livre






VEJA TAMBÉM:

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

Marca une tradição artesanal da marca à tecnologia de ponta

MODA: Compre seu eBook na Amazon

Celebridades marcam presença na 5ª edição do Baile do BB em São Paulo

People Colour, marca da Simple Organic, estreia na Copenhagen Fashion Week

Marca brasileira usa polêmica com Sydney Sweeney para lançar coleção de moda praia com crítica a padrões estéticos

DECORAÇÃO: CASACOR Bahia 2025 começa hoje no Convento Nossa Senhora das Mercês

MODA: Oriba lança Guia Essencial de Camisetas

Zendaya e On apresentam nova campanha e collab global

Singer celebra 174 anos da marca com campanha nacional