Visit Rio participa do roadshow da BLTA e celebra conquistas do Rio de Janeiro no cenário do turismo de luxo brasileiro

Imagem
Destino ganha destaque no anuário 2025 da Associação, divulgado durante o evento   O Visit Rio participa do Roadshow Nacional da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), que teve uma passagem por São Paulo na última quarta-feira (26) e por Campinas nesta sexta-feira (28). O evento, que reúne os principais representantes do turismo de alto padrão do país em rodadas de negócios com agências e operadoras especializadas, marcou também o lançamento do Anuário BLTA 2025. A edição confirma o protagonismo do Rio de Janeiro no turismo de luxo brasileiro, com a cidade figurando como o destino mais procurado pelas operadoras associadas, com 49% de preferência.   No levantamento, feito em parceria com o Senac, foram considerados para efeito de análise 59 hotéis e sete operadoras/DMC da associação. "Esse destaque no anuário confirma a força do Rio de Janeiro no segmento de luxo. Estar no roadshow é uma oportunidade de transformar esses números em negócios concretos e ampliar nos...

TURISMO: Alagoas é um relaxante paraiso nordestino

Maceió tem uma das orlas mais agradáveis do nordeste e com características próprias.
Foto By Marcos Rogerio Gomes @oresumodamoda

É formado por 102 municípios e suas cidades mais populosas são Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Rio Largo, Penedo, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Coruripe, Marechal Deodoro , Campo Alegre e Pilar (Alagoas).

Foto By Marcos Rogerio Gomes @oresumodamoda

Penúltimo Estado brasileiro em área (mais extenso apenas que Sergipe) e 16º em população, é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar e coco-da-baía do país e tem na agropecuária a base de sua economia. Terra do sururu, marisco das lagoas que serve de alimento à população do litoral, e da água de coco. Alagoas possui também um dos folclores mais ricos do país.

Foto By Marcos Rogerio Gomes @oresumodamoda

Inicialmente, o território alagoano constituía a parte sul da Capitania de Pernambuco, só vindo a conquistar sua autonomia em 1817. Sua ocupação decorreu da expansão para o sul da lavoura de cana-de-açúcar da capitania de Pernambuco, que necessitava de novas áreas de cultivo. Surgiram, assim, Porto Calvo, Alagoas (atual Marechal Deodoro) e Penedo, núcleos que orientaram, por muito tempo, a colonização e a vida econômica e social da região.

Foto By Marcos Rogerio Gomes @oresumodamoda

A invasão holandesa em Pernambuco estendeu-se a Alagoas em 1631. Os invasores foram expulsos em 1645, depois de intensos combates em Porto Calvo, deixando a economia local totalmente desorganizada. A fuga de escravos negros durante a invasão holandesa criou um sério problema de falta de mão de obra nas plantações de cana. Agrupados em aldeamentos denominados quilombos, os negros só foram dominados completamente no final do século XVII, com a destruição do quilombo mais importante, o de Palmares.

Engenho Caraçuipe é local obrigatório para provar uma boa cachaça.
Foto By Marcos Rogerio Gomes @oresumodamoda

Durante o Império, a Confederação do Equador (1824) movimento separatista e republicano, recebeu o apoio de destacadas figuras alagoanas. Na década de 1840, a vida política local foi marcada pelo conflito entre os lisos, conservadores, e os cabeludos, liberais. No início do século XX, o sertão alagoano viveu a experiência pioneira de Delmiro Gouveia, empresário cearense que instalou, em Pedra (atualmente, Delmiro Gouveia), a fábrica de linhas Estrela, que chegou a produzir 200 mil carretéis diários. Delmiro Gouveia foi assassinado em outubro de 1917 em circunstâncias até hoje não esclarecidas, depois de ser pressionado, segundo consta, a vender sua fábrica a firmas concorrentes estrangeiras. Depois de sua morte, suas máquinas teriam sido destruídas e atiradas na cachoeira de Paulo Afonso.

Foto By Marcos Rogerio Gomes @oresumodamoda

Foto By Marcos Rogerio Gomes @oresumodamoda

Entre os principais produtos agrícolas cultivados no Estado, encontram-se o abacaxi, o coco, a cana-de-açúcar, o feijão, o fumo, a mandioca, o algodão,o arroz e o milho. O estado Alagoas é o maior produtor de cana-de-açúcar do nordeste e um dos maiores produtores de açúcar do mundo, A Rússia é seu maior comprador, 75% do açúcar consumido na Rússia é alagoano.

Foto By Marcos Rogerio Gomes @oresumodamoda

Adicionar legenda

Na pecuária, destacam-se as criações de aves, equinos, bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos. Existem, também, no estado, reservas minerais de sal-gema. Alagoas é o maior produtor de gás natural do Brasil ALGÁS, além do petróleo.


A atividade industrial tem, como subsetores predominantes, o químico, a produção de açúcar e álcool, de cimento, e o processamento de alimentos. Ultimamente tem crescido bastante a instalação de novas indústrias em Alagoas (em apenas 1 ano chegaram 12).

Foto By Marcos Rogerio Gomes @oresumodamoda

Atualmente, as empresas que se instalam em Alagoas estão em um franco desenvolvimento, caracterizando um estado sólido para investimento na região Nordeste. A participação da indústria da cultura canavieira na economia do estado atinge 45 por cento. As outras atividades que possuem contribuição significativa são o turismo, com 23%, a indústria alimentícia, com 20% e a de química e mineração, com 12%.

Moda bem característica, leve e colorida. Foto By Marcos Rogerio Gomes @oresumodamoda

Acessórios grandes e rústicos fazem parte do figurino. Foto By Marcos Rogerio Gomes @oresumodamoda

Nos últimos anos, Alagoas se destaca por ser um dos estados mais procurados no Brasil pelos turistas, inclusive estrangeiros vindos sobretudo da Itália, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e Argentina. O turismo tem crescido nas praias do estado com a chegada de brasileiros e também de estrangeiros, graças a melhorias no aeroporto de Maceió e na infraestrutura hoteleira. O litoral norte, especialmente Maragogi e Japaratinga tem recebido nos últimos anos grandes empreendimentos de resorts. Segundo a maior companhia de viagens da América Latina CVC, Maceió é a terceira capital mais procurada do Brasil.

Os destinos mais procurados atualmente são: Maceió, Maragogi, Japaratinga, Barra de São Miguel, Piaçabuçu, Marechal Deodoro e Penedo, esse último tem um grande potencial turístico e histórico. Além dos festejos de Bom Jesus dos Navegantes que começam de 8 a 15 janeiro com balsas que atravessam desde Alagoas até Sergipe e voltam a Penedo, depois em terra começam os fogos sinalizando a chegada das embarcações e assim as festas com os shows de bandas musicais.

Artesanato faz parte da cultura e incrementa o comércio local. Foto By Marcos Rogerio Gomes @oresumodamoda

Foto By Marcos Rogerio Gomes @oresumodamoda

Outros pontos visados pelos turistas são as praias do estado. Dentre as mais procuradas estão: Praia de Pajuçara, Praia de Ipioca, Praia da Sereia e Praia de Cruz das Almas, todas em Maceió. Além disso, um dos destinos mais procurados na cidade são: Mercado do Artesanato, Museu Pierre Chalita, Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore e Museu do Esporte.

A rica gastronomia agrada o paladar de todos. Foto By Marcos Rogerio Gomes @oresumodamoda

Outros locais procurados pelos turistas incluem: Passeio às Galés, em Maragogi, Igreja de Nossa Senhora do Livramento, Ecopark, Foz do Rio São Francisco, Mirante da Praia do Gunga, Museu da Imagem e do Som, Catedral Metropolitana, Teatro Deodoro e Mirante, ambos em Maceió.

Hotel Rits Plaza Mar, conforto e ótima localização. Foto By Marcos Rogerio Gomes @oresumodamoda

Foto By Marcos Rogerio Gomes @oresumodamoda

Foto By Marcos Rogerio Gomes @oresumodamoda

Outras cidades que recebem intensa movimentação turística são: Quebrângulo, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São Miguel dos Campos, Satuba, Taquarana, União dos Palmares, Viçosa, Paripueira, Boca da Mata, Barra de Santo Antônio, Branquinha, Capela, Lagoa da Canoa, Delmiro Gouveia, Olivença, Olho d'Água das Flores, Murici, Maravilha e Coruripe.

Foto By Marcos Rogerio Gomes @oresumodamoda

Foto By Marcos Rogerio Gomes @oresumodamoda

Para se hospedar, o Ritz Plazamar Hotel Maceió foi planejado e decorado com elegância, conforto e completa estrutura de lazer e serviços. Localizado no mais badalado bairro da cidade, a Ponta Verde, o Ritz Plazamar Hotel está pronto para lhe oferecer o melhor para que a sua estadia em Maceió torne-se ainda mais inesquecível. Desfrute de tudo que está terra oferece.
E para as refeições, o Spettus oferece um cardápio variado, saudável e com o sabor que agrada qualquer paladar. Lá encontrei o verdadeiro churrasco e degustei a melhor picanha da cidade.

Spettus oferece um cardápio que agrada à todos.
Foto By Marcos Rogerio Gomes @oresumodamoda

Para finalizar seu roteiro por terras alagoanas, não deixe de visitar o Engenho Caraçuipe para conhecer o processo de produção da legítima cachaça, degustar e aproveitar para fazer suas compras.

Quer relaxar ? Que tal uma tarde na Praia do Gunga ? Mas adiante-se pois a praia fecha as 17 hs e não é todo mundo que tem esse privilégio de aproveitá-la deserta como eu no vídeo abaixo:





VEJA TAMBÉM:

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

People Colour, marca da Simple Organic, estreia na Copenhagen Fashion Week

MODA: Compre seu eBook na Amazon

Celebridades marcam presença na 5ª edição do Baile do BB em São Paulo

Marca une tradição artesanal da marca à tecnologia de ponta

DECORAÇÃO: CASACOR Bahia 2025 começa hoje no Convento Nossa Senhora das Mercês

MODA: Oriba lança Guia Essencial de Camisetas

Marca brasileira usa polêmica com Sydney Sweeney para lançar coleção de moda praia com crítica a padrões estéticos

Valeria Lukyanova, a Barbie ucraniana

Zendaya e On apresentam nova campanha e collab global