DESTAQUE

GASTRONOMIA: Cerveja Blumenau é eleita a Cervejaria do Ano no Brasil Beer Cup com 23 medalhas

Imagem
Foram seis ouros, 13 pratas e quatro bronzes. Cerimônia aconteceu na noite de sexta-feira (26) A Cerveja Blumenau é a Cervejaria do Ano na categoria grande porte no Brasil Beer Cup 2021. A divulgação do resultado do concurso aconteceu na noite de sexta-feira (26), em Florianópolis (SC). A marca conquistou 23 medalhas, sendo seis de ouro, 13 de prata e quatro de bronze.   As três linhas de produto foram premiadas. Na Mestres do Tempo, que celebra bebidas maturadas em barris na adega da cervejaria, foram nove medalhas, sendo três de ouro: Mestres do Tempo Lambic #1 (no estilo Belgian-Style Lambic), Mestres do Tempo Gueuze #1 (no estilo Belgian-Style Gueuze) e Mestres do Tempo Maracujá Negro (no estilo Mixed-Culture Brett Beer).  A Macuca Imperial Stout levou o ouro no estilo British-Style Imperial Stout e teve quatro edições especiais também premiadas: prata com Tropicalente (no estilo Chilli Pepper Beer) e Pé-de-Moleque (no estilo Field Beer) e bronze com a Bala de Coco (no es

MODA: Maratona MUDE se aproxima e traz sustentabilidade na prática


Divulgação

Não vai ser só a batalha criativa, nem só a maratona de conteúdo que vã atrair as atenções do setor calçadista brasileiro em setembro. A Maratona MUDE, evento que acontece no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre/RS, nos próximos dias 26 e 27, trará a sustentabilidade na prática. Abrangendo os três pilares do desenvolvimento sustentável, o econômico, social e ambiental, o evento contará com exposições do Projeto Acre Latex Design Lab e o Varal Social.

Para Cristian Schlindwein, coordenador de Desenvolvimento da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), a sustentabilidade e o Design devem andar de forma sinérgica e transformando a cultura do setor calçadista nacional. “A atualidade exige inovações sob todas as óticas e a Maratona MUDE busca concentrar, na teoria e na prática, todos os processos necessários para o desenvolvimento de uma cultura que una produção, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental”, comenta.

Projeto Acre

Um dos pontos altos da Maratona MUDE será a vinda de três artesãos que irão expor seis pares de calçados criados a partir do látex. O Projeto Acre Latex Design, que já foi apresentado em circuitos internacionais, tem o objetivo de valorizar a matéria-prima da região e fomentar a geração de renda nas comunidades de artesãos locais, ao aperfeiçoar suas técnicas produtivas e criativas a partir das metodologias do Design.

O Projeto é realizado pelo Governo Estadual do Acre em parceria com o Sebrae, Instituto Dom Moacyr e Istituto Europeo di Design (IED), que auxiliou no desenvolvimento do “pensamento do Design” em cada um dos 20 artesãos que fazem parte da iniciativa. “A proposta do IED, ao trabalhar com artesãos e comunidades foi no sentido de desenvolvermos o pensamento do Design em cada um deles e estimularmos sua criatividade e seu repertório, de modo que os produtos criados sejam expressões autênticas de seus criadores e se destaquem globalmente por portarem os valores de sua região“, explica Fabiano Pereira, coordenador de Design Estratégico do IED São Paulo.

Varal Social

Outra iniciativa realizada no evento será o Varal Social. Com o objetivo de instigar a criatividade e ao mesmo tempo gerar impacto social positivo, o projeto consiste em um varal instalado na estrutura do Shopping onde estarão pendurados 125 pares de calçados inteiramente brancos, disponibilizados gratuitamente pelas marcas Sugar Shoes e Twins Of Peace para customização do público presente. No local serão instaladas mesas e disponibilizadas canetas para tecido de cores variadas. Ao final do evento os pares customizados serão doados ao Abrigo Bom Pastor, de Novo Hamburgo/RS.

Ingressos

Além da batalha criativa, que desafia quatro equipes de designers a produzir três protótipos de calçados em 24 horas ininterruptas, e as exposições dos projetos listados acima, o evento contará com palestras e workshops com temas de design, marketing, brand experience, sustentabilidade, entre outros. Os ingressos para a Maratona MUDE estão sendo vendidos exclusivamente através do site www.maratonamude.com.br  a R$ 100 para o público em geral e R$ 50 para associados da Abicalçados e estudantes.

A Maratona MUDE é uma realização da Abicalçados e Brazilian Footwear que conta com patrocínio da Apex-Brasil, Francal Feiras e Grupo Couromoda. A parceria é da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), IED e Usefashion.