A italiana Luxottica quer inaugurar o 'fast fashion dos óculos' no Brasil, com a compra da fabricante nacional Tecnol, assinada às 23 horas de anteontem, segundo fontes próximas ao acordo. A dona da marca Ray-Ban acertou a compra de 80% do controle da Tecnol, a maior empresa nacional do setor, por € 110 milhões (ou R$ 268,5 milhões). Os 20% restantes serão adquiridos nos próximos quatro anos - 5% ao ano, conforme 'preços previamente estabelecidos', divulgou a Luxottica em nota.
'O brasileiro adora usar óculos de sol. Nosso modelo de loja tem tudo a ver com isso, uma vez que teremos coleções novas a cada vez que ele entrar em uma de nossas óticas', disse Fabio d'Angelantonio, vice-presidente executivo de varejo da companhia italiana, explicando o conceito 'fast fashion', em entrevista ao Estado, em setembro.
A Luxottica está no País desde 1992, importando óculos. A operação da empresa, entretanto, ganhou corpo em 2007, quando o grupo italiano comprou a marca americana Oakley, que já tinha lojas no Brasil. Este ano, a Luxottica abriu suas primeiras lojas Sunglass Hut no Brasil, sua bandeira de lojas de óculos de sol. O plano é chegar a 90 lojas no longo prazo. Até dezembro, segundo a empresa, serão 12 em todo o País. Ao fim de 2012, o total deve chegar a 25.
'Importando óculos, muitas vezes a mercadoria ficava presa na alfândega e levávamos muito tempo para a liberação. Isso prejudica a estratégia das lojas Sunglass Hut de sempre oferecer novos modelos de óculos', explicou d'Angelantonio.
Além disso, os impostos de importação encareciam os produtos. 'Nossos óculos, no Brasil, realmente custam mais caro que em outros países por conta disso', declarou o executivo, que não quis estimar quanto os produtos poderiam ficar mais baratos com a produção local. 'Temos uma ambição muito grande para o Brasil. Queremos ter preços melhores e vender muito.'
'Esta operação se encaixa perfeitamente em nossa estratégia de crescimento a longo prazo', disse, em nota, Andrea Guerra, presidente do Grupo Luxottica.
A Tecnol, com sede em Campinas (SP), foi fundada em 1972 por Sergio Carnielli, também presidente, reeleito esta semana, do clube de futebol a Ponte Preta - embora esteja afastado do cargo pela Justiça, em virtude de questionamentos sobre a contratação de uma auditoria que tem entre seus sócios um conselheiro do clube.
A Luxottica vende óculos no atacado para mais de 5 mil óticas no Brasil. A Tecnol distribui seus produtos para aproximadamente 15 mil lojas nacionalmente.
por LÍLIAN CUNHA, estadao.com.br