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Fotos: Larry Busacca/Getty Images e João Sal/Divulgação |
Alguns dos principais estilistas do mundo estiveram em São Paulo, para o seminário IHT Hot Luxury, comandado pela jornalista Suzy Menkes, uma das mais influentes do universo fashion.
Suzy Menkes, editora de moda do jornal inglês International Herald Tribune, e uma das críticas de moda mais influentes do mundo, esteve em São Paulo entre quarta-feira (9) e sexta-feira (11) para comandar a 11ª edição do seminário IHT Hot Luxury, focado no mercado de luxo. Entre os palestrantes internacionais, estiveram presentes as estilistas Diane von Furstenberg, Carolina Herrera e Sarah Burton, responsável pela grife Alexander McQueen. O time de brasileiros incluiu Francisco Costa, diretor de criação da Calvin Klein, Roberto Stern, proprietário da joalheria H.Stern, Daniella Helayel, da grife Issa, e Gustavo Lins, único brasileiro a desfilar na alta-costura. Carlos Miele, Oskar Metsavaht, Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer e Pedro Lourenço também participaram da conferência.
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Na festa de abertura do seminário que discutiu o mercado de luxo da moda, as estilistas Lenny Niemeyer, Carolina Herrera e Sarah Burton, da grife Alexander McQueen |
Na coletiva de imprensa que abriu o evento, na manhã do dia 9, a jornalista afirmou a importância do mercado de luxo emergente no Brasil, que vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos. “Mesmo com o cenário econômico um pouco instável, os brasileiros consomem com entusiasmo, ao contrário dos europeus, bem mais cautelosos”, disse Suzy. Ela também ressaltou o fato de que “no Brasil há boas marcas locais, com produtos de luxo como joias e sapatos, e bom artesanato”. A manufatura, aliás, é algo que deve ganhar importância cada vez maior nos próximos anos, segundo a jornalista. “Hoje já é difícil encontrar peças feitas à mão nos Estados Unidos.”
Outro ponto forte do mercado nacional, ressaltou Suzy, é a qualidade do atendimento ao consumidor, considerado entre os melhores do mundo. “Isso faz com que as brasileiras não se importem em pagar mais pelos produtos importados.” Segundo a jornalista, o próprio conceito de luxo mudou e precisa ser revisto. “O luxo hoje não é mais uma coisa ligada à ostentação. Ele está em sintonia com o prazer sensorial, a satisfação emocional”, disse.
Valores como a sustentabilidade também fazem parte do luxo moderno. “O Brasil já tem experiência nessa questão, seja produzindo artigos ecologicamente corretos, seja utilizando o trabalho manual de comunidades carentes”, apontou Suzy.
Fonte: Quem