Ashua Curve & Plus Size amplia pontos de venda físicos no Brasil e Uruguai

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Expansão, que reforça estratégia omnicanal da marca, inaugura mais 11 espaços dedicados em lojas da Renner até o fim de 2024. Foto: Divulgação   A Ashua, marca Curve & Plus Size da Lojas Renner S.A., vai abrir 11 novos pontos de venda físicos até o fim de 2024. Os corners, como são chamados os espaços dedicados à marca e que funciona dentro de unidades da Renner, serão implementados em sete Estados brasileiros e em Montevidéu, no Uruguai. Além de reforçar a estratégia omnicanal da marca - que nasceu digital em 2016 e evoluiu para loja física em 2018 -, a expansão aproxima a marca de novos públicos. Os corners têm entre 35 e 40m² e serão inaugurados nas cidades de Goiânia (GO), Brasília (DF), Campinas (SP) e Joinville (SC). O Estado de Minas Gerais ganhará dois pontos de venda novos, sendo um em Belo Horizonte e um em Uberlândia. O mesmo ocorre com o Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Passo Fundo) e o Paraná (Londrina e Curitiba). Em Montevidéu, a Ashua implementa seu qua...

Moda aquece mercado em São Gonçalo

Divisão do processo de produção na fábrica de vestuário Avancini contribui para a otimização do serviço
(Foto: Lucas Figueiredo)
De antiga cidade dormitório ao berço da moda, São Gonçalo cresce e se posiciona como polo de confecções e moda da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O caso de sucesso é fruto da união de empresários do município por meio da formalização de um Arranjo Produtivo Local (APL) e do apoio de instituições públicas e privadas, como a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, o Sebrae e a Firjan, que auxiliam no trabalho de mobilização, suporte e crescimento de empresas do setor.

De acordo com dados do Sebrae, atualmente cerca de 500 empresas atuam em um mercado multisegmentado nas categorias jeans, moda praia, lingerie, surfwear e casual. O crescimento mais agressivo aconteceu em 2009, porém a expectativa para 2011 é de que ocorra um crescimento de 10% a 15% no volume de negócios gerados. Além disso, mensalmente a Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico tem participado de reuniões com representantes do governo municipal e das entidades privadas (Firjan e Sebrae).

A Fabbrica Due, marca própria que ingressou há quatro anos no mercado, já participou do Fashion Business e do Rio-à-Porter, duas feiras vinculadas ao grande evento Fashion Rio. A diretora de estilo da marca, Katia Vilela, que também presta serviços para grandes lojas, como Cantão, Oh, Boy! e Sacada, possui cerca de 30 funcionários.

“Acredito que com a criação da APL, estamos conseguindo colocar o foco também para a cidade de São Gonçalo, mas ainda precisamos de incentivo para que marcas que estão começando agora consigam alguma base de lucro, que é o mais difícil devido aos grandes gastos que uma empresa possui”, afirma Katia.

Para a modelista da Fabbrica Due, Tania Lopes, a colocação no mercado foi crescente.

“Antes de entrar para a marca trabalhava por conta própria em casa. Depois que comecei, já fui promovida duas vezes, passando pelo cargo de chefe de produção, depois chefe de pilotagem e hoje sou modelista”, conta.

Transformação cultural gera expansão

De acordo com o presidente do Sindicato de Vestuário de Niterói e São Gonçalo, Aldeir Carvalho, a cidade cresce no segmento de moda e seus produtos têm, atualmente, um custo adicional de 50% a 70%. Além disso, as confecções locais estão recebendo apoio e a cultura do empresariado está se transformando.

“As peças de vestuário estão com valores mais altos, cresceram de 50% a 70%. Nosso sindicato também avalia que os empresários estão mudando sua cultura. Eles tinham restrição em se unir a outros empresários e acabar tendo que fornecer informações”, contou.

Para a costureira Rosangela Gomes, 52 anos, funcionária da marca de vestuário feminino e masculino Avancini, a divisão do trabalho no processo de produção faz com que tudo corra mais rápido.

“Levo minutos para fazer o meu trabalho, que é fazer a ponta da calça. Trabalho há 14 anos nessa profissão e é onde ganho o meu sustento”, afirma.

Para motivar e aquecer ainda mais o mercado, o Senac Rio Fashion Business acontece com duas edições ao ano e tem como propóstito estimular um novo debate sobre o mercado da moda, incentivando a economia criativa, com a valorização do produto artesanal, sustentável e tipicamente brasileiro. O evento reuniu na última edição, em maio, 20 mil lojistas credenciados, 310 expositores, 250 grifes, 17 desfiles exclusivos, 60 mil visitantes e eventos culturais. O investimento total foi da ordem de R$ 16 milhões.

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