DECORAÇÃO: Piso vinílico. 5 tendências para ficar de olho

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De tons terrosos a formatos diferenciados, saiba o que está em alta envolvendo este revestimento. Fotos: Divulgação     Linha Decode Coleção Wood – Piso Vinílico Cor Haussmann Classic – Tarkett Entre os revestimentos mais especificados dos últimos anos, o piso vinílico  proporciona uma excelente relação custo-benefício dada as vantagens que ele oferece.   Entre as vantagens que o vinílico proporciona para a decoração de interiores de casas e apartamentos, destacam-se a agilidade na instalação, a praticidade na limpeza e o conforto termoacústico.   Outro grande diferencial é variedade de formatos, modelos e designs. Com tantas opções disponíveis no mercado, é compreensível ter dúvidas sobre qual escolher. Uma das maneiras mais efetivas de se encontrar um caminho é pesquisar tendências.   Pensando nisso, consultamos a Tarkett , a líder mundial em pisos vinílicos, para listar algumas das tendências que, na visão da marca, estão despontando n...

Moda aquece mercado em São Gonçalo

Divisão do processo de produção na fábrica de vestuário Avancini contribui para a otimização do serviço
(Foto: Lucas Figueiredo)
De antiga cidade dormitório ao berço da moda, São Gonçalo cresce e se posiciona como polo de confecções e moda da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O caso de sucesso é fruto da união de empresários do município por meio da formalização de um Arranjo Produtivo Local (APL) e do apoio de instituições públicas e privadas, como a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, o Sebrae e a Firjan, que auxiliam no trabalho de mobilização, suporte e crescimento de empresas do setor.

De acordo com dados do Sebrae, atualmente cerca de 500 empresas atuam em um mercado multisegmentado nas categorias jeans, moda praia, lingerie, surfwear e casual. O crescimento mais agressivo aconteceu em 2009, porém a expectativa para 2011 é de que ocorra um crescimento de 10% a 15% no volume de negócios gerados. Além disso, mensalmente a Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico tem participado de reuniões com representantes do governo municipal e das entidades privadas (Firjan e Sebrae).

A Fabbrica Due, marca própria que ingressou há quatro anos no mercado, já participou do Fashion Business e do Rio-à-Porter, duas feiras vinculadas ao grande evento Fashion Rio. A diretora de estilo da marca, Katia Vilela, que também presta serviços para grandes lojas, como Cantão, Oh, Boy! e Sacada, possui cerca de 30 funcionários.

“Acredito que com a criação da APL, estamos conseguindo colocar o foco também para a cidade de São Gonçalo, mas ainda precisamos de incentivo para que marcas que estão começando agora consigam alguma base de lucro, que é o mais difícil devido aos grandes gastos que uma empresa possui”, afirma Katia.

Para a modelista da Fabbrica Due, Tania Lopes, a colocação no mercado foi crescente.

“Antes de entrar para a marca trabalhava por conta própria em casa. Depois que comecei, já fui promovida duas vezes, passando pelo cargo de chefe de produção, depois chefe de pilotagem e hoje sou modelista”, conta.

Transformação cultural gera expansão

De acordo com o presidente do Sindicato de Vestuário de Niterói e São Gonçalo, Aldeir Carvalho, a cidade cresce no segmento de moda e seus produtos têm, atualmente, um custo adicional de 50% a 70%. Além disso, as confecções locais estão recebendo apoio e a cultura do empresariado está se transformando.

“As peças de vestuário estão com valores mais altos, cresceram de 50% a 70%. Nosso sindicato também avalia que os empresários estão mudando sua cultura. Eles tinham restrição em se unir a outros empresários e acabar tendo que fornecer informações”, contou.

Para a costureira Rosangela Gomes, 52 anos, funcionária da marca de vestuário feminino e masculino Avancini, a divisão do trabalho no processo de produção faz com que tudo corra mais rápido.

“Levo minutos para fazer o meu trabalho, que é fazer a ponta da calça. Trabalho há 14 anos nessa profissão e é onde ganho o meu sustento”, afirma.

Para motivar e aquecer ainda mais o mercado, o Senac Rio Fashion Business acontece com duas edições ao ano e tem como propóstito estimular um novo debate sobre o mercado da moda, incentivando a economia criativa, com a valorização do produto artesanal, sustentável e tipicamente brasileiro. O evento reuniu na última edição, em maio, 20 mil lojistas credenciados, 310 expositores, 250 grifes, 17 desfiles exclusivos, 60 mil visitantes e eventos culturais. O investimento total foi da ordem de R$ 16 milhões.

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