A felicidade é um item à venda ? Segundo o antropólogo e cientista social, Marcelo Silva Ramos, o conceito passa a ideia de ser vendida. Ele fez a descoberta ao realizar a pesquisa Happiness Brasil: A cultura material da felicidade. Ele apresentará os resultados do estudo no Seminário de Tendências de Comportamento e Consumo, na quinta-feira (27), no Auditório do Sebrae em Goiás (Av. T-3, nº 1.000, Setor Bueno – Goiânia/GO), a partir das 14horas.
O evento contará com três palestras e uma mesa-redonda, tendo como temas a relação da felicidade com o consumo, especialmente sob a perspectiva da indústria da moda. Duas palestras terão a presença de Silva Ramos. Segundo o diretor-superintendente do Sebrae em Goiás, Manoel Xavier Ferreira Filho, o seminário faz parte da programação do Mês da Micro e Pequena Empresa.
Em seguida, a palestra ‘A cultura da felicidade no Brasil’ será proferida pela antropóloga Mirian Goldenberg, professora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Mirian é também colunista do jornal Folha de São Paulo e autora de livros como ‘Toda mulher é meio Leila Diniz’, ‘Nu & Vestido’, ‘De perto ninguém é normal’ e ‘Por que homens e mulheres traem? Intimidade’.
Pesquisa
Para fazer a pesquisa Happiness Brasil: A cultura material da felicidade, o antropólogo Marcelo Silva Ramos entrevistou homens e mulheres, de 15 a 65 anos de idade, em sete capitais brasileiras. Os participantes deveriam escrever em um diário a resposta para a pergunta “qual o seu momento de felicidade a cada dia?”. O resultado surpreendeu o próprio pesquisador. Ele verificou que as pessoas sentem dificuldade em falar de felicidade. Sua expectativa era de que a felicidade estivesse entre o tédio e a dor. No entanto, ele percebeu que a felicidade “passa a ideia de que é vendida”. Assim, ele apresentou como contraponto a hipótese de que a felicidade está entre segurança e liberdade.
Como parte da programação do seminário, será realizado, às 15 horas, no auditório do Sebrae Goiás, o lançamento do Circuito Turístico da Moda em Goiás. O evento, que é sucesso no Estado de Minas Gerais, ocorre pela primeira vez em solo goiano. Considerado pólo na indústria da moda no Centro-Norte do Brasil, Goiás possui mais de 10 mil indústrias de confecção, que geram cerca de 160 mil empregos diretos e indiretos, de acordo com o Sindicato da Indústria do Vestuário (Sinvest).
Serviço:
Seminário de Tendências de Comportamento e Consumo
Lançamento do Circuito Turístico da Moda
Data: 27 de outubro (quinta-feira)
Horário: das 14 às 19 horas
Local: Auditório do Sebrae (Av. T-3, nº 1.000, Setor Bueno – Goiânia/GO)
Ingresso: 1kg de alimento não-perecível
Informações para a imprensa:
Agência Sebrae de Notícias em Goiás: 3250-2268