Estilo Brasileiro, Reinaldo Lourenço impulsiona a moda para novos desafios estéticos


Reinaldo Lourenço (Presidente Prudente, 1960) é um estilista brasileiro que foi casado com a também estilista Glória Coelho com quem teve um filho o estilista Pedro Lourenço.

Iniciou a carreira como assistente da então futura esposa Glória Coelho e trabalhou como produtor da consultora de moda Costanza Pascolato na Editora Abril. Daí, foi estudar na França no Studio Berçot com a diretora Marie Ruckie.


Segundo suas próprias palavras: “A mulher que veste minhas roupas é contemporânea, gosta de moda, gosta de design, tem prazer em se vestir.” A cada estação, este criador de moda brasileiro, nascido em Presidente Prudente, cidade do estado de São Paulo, conquista mais espaço na moda internacional.


Originalidade nas fusões culturais, união de materiais e reconstrução do vintage constituem a base de seu conceito futurista, que mescla o futuro e o passado. Seu arsenal de contrastes comunica uma linguagem capaz de impulsionar a moda para novos desafios estéticos com recortes, drapeados e sobreposições. As coleções de Reinaldo Lourenço são sempre um destaque no São Paulo Fashion Week (SPFW), onde participa desde a primeira edição do evento, em 1996.


Reinaldo Lourenço começou a fazer moda aos 15 anos. Participou do curso de estilismo do Studio Berçot de Paris, ministrado por Marie Ruckie. Foi assistente de estilo da consagrada consultora de moda Costanza Pascolato. Em 1984, ele decide explorar seu talento, partindo para carreira solo.


Em 1984, lançou a própria marca, posteriormente desenvolveu uma coleção de camisetas para a Hering e lançou uma linha de jóias em parceria com a indústria Denoir.


As roupas do estilista podem ser encontradas em suas loja no bairro dos Jardins, em São Paulo, em mais de 120 multimarcas brasileiras e em butiques chiques dos Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália e Japão. Atualmente o estilista desfila duas coleções anuais na São Paulo Fashion Week.


Trabalhou como assistente da estilista Glória Coelho, no início dos anos 80. Mais tarde casou-se com Glória. Do ateliê da futura mulher, trabalhou como produtor da consultora de moda Costanza Pascolato. Na época, ela editava moda para revistas da editora Abril.

Foi estudar na França, no Studio Berçot. Lá teve a chance de aprender diretamente com a diretora Marie Ruckie. Seguia os passos de Glória Coelho, que dez anos antes havia estudado na mesma escola.


Em 1984, lançou a própria marca em São Paulo, desenvolvendo uma linha de roupas femininas requintadas e contemporâneas. Pelo estilo delicado, cheio de referências à arte, às viagens, à história e aos movimentos sociais, seria chamado de "poeta" da moda brasileira.

Hoje em dia, o estilista desfila duas coleções anuais no São Paulo Fashion Week. Recentemente, Lourenço diversificou suas criações, numa onda cada vez mais comum entre os estilistas famosos de assinarem linhas exclusivas em grandes indústrias.


Linha do Tempo

1990 - Inauguração de sua loja, na Bela Cintra, nos Jardins, em São Paulo

1990/1991 - Desfile no Clube Harmonia, em São Paulo

1996 - Primeira coleção apresentada no SPFW

1999 - Seu trabalho passa a chamar atenção no exterior

2000 - Showroom em Paris

2002 - Absolut Reinaldo Lourenço, catálogo da Smirnoff

2003 - Coleção de camisetas Hering por Reinaldo Lourenço / Coleção para a Le Coq Sportif e drink Freixenet


Premiações

Duas vezes recebeu o Prêmio Phytoervas Fashion de Melhor Coleção

Prêmio Abit FashionBrasil Melhor Coleção Feminina

Prêmio Abit FashionBrasil Melhor Campanha Publicitária

Postagens mais visitadas deste blog

MARCAS e ESTILISTAS: Paco Rabanne, o inventor da armadura dos anos 60.