Visit Rio participa do roadshow da BLTA e celebra conquistas do Rio de Janeiro no cenário do turismo de luxo brasileiro

Imagem
Destino ganha destaque no anuário 2025 da Associação, divulgado durante o evento   O Visit Rio participa do Roadshow Nacional da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), que teve uma passagem por São Paulo na última quarta-feira (26) e por Campinas nesta sexta-feira (28). O evento, que reúne os principais representantes do turismo de alto padrão do país em rodadas de negócios com agências e operadoras especializadas, marcou também o lançamento do Anuário BLTA 2025. A edição confirma o protagonismo do Rio de Janeiro no turismo de luxo brasileiro, com a cidade figurando como o destino mais procurado pelas operadoras associadas, com 49% de preferência.   No levantamento, feito em parceria com o Senac, foram considerados para efeito de análise 59 hotéis e sete operadoras/DMC da associação. "Esse destaque no anuário confirma a força do Rio de Janeiro no segmento de luxo. Estar no roadshow é uma oportunidade de transformar esses números em negócios concretos e ampliar nos...

Estilo Brasileiro, Francisco Costa é o primeiro brasileiro a comandar a direção criativa de uma das grifes mais bem-sucedidas da moda


Ele nasceu na pequena cidade de Guarani, em Minas Gerais. No ano de 1981, após a morte de sua mãe, principal referência de vida que tinha, decidiu caminhar em frente. Fez as malas e, junto com um amigo, decolou para os Estados Unidos da América. Chegou a Nova York quando tinha 20 anos de idade, sem falar uma palavra em inglês.


Foi então estudar a língua numa escola especializada e ocupou o tempo restante com cursos no Fashion Institute of Technology, até que cruzou o caminho de Herbert Rounick, para quem começou a trabalhar. Rounick fazia os vestidos de Oscar de la Renta e da grife Bill Blass.


Mineirinho da gema, não demorou para que Francisco começasse a trabalhar com De la Renta em pessoa. Foram cinco anos ao lado do estilista, que ele credita como a pessoa que lhe ensinou tudo o que sabe sobre estilismo e também sobre a vida.


Muitos anos e coleções mais tarde, em 2001, o nome de Francisco Costa chegou aos ouvidos de Calvin Klein, que estava em busca de um substituto à altura para dar continuidade ao seu legado. Nessa época, o mineiro era assistente do designer-símbolo-sexual Tom Ford, na grife Gucci. Klein não perdeu muito tempo e aceitou Francisco em 2003, transformando-o no primeiro brasileiro a comandar a direção criativa de uma das grifes mais bem-sucedidas da moda.


E o resto é história? Só se for história com final feliz e muitas páginas a serem preenchidas. Atualmente, Costa é o único estilista com dois troféus CFDA, prêmio considerado o Oscar da moda mundial. É amigo pessoal de Eva Mendez, Scarlett Johansson, Natalia Vodianova, Anna Wintour e tantos outros nomes que ajudam a disseminar e perpetuar a sua obra.


Em 2007, entrevistamos Francisco Costa para a revista MAG!, sobre os figurinos de peças de dança que ele cria no interior de Brasil, sem alardes, fazendo simplesmente o papel de costureiro, sem exigir nada em troca a não ser prestar um serviço para as artes.


Durante a recente temporada de desfiles em Nova York, minha equipe entrevistou Francisco Costa para a SPFWTV, o canal de televisão online do portal SPFW, e arrancou dele: “Essa coleção de verão 2009 é uma colagem das melhores coisas que já fiz. Eu poderia muito bem vasculhar os baús da grife, beber dessa fonte e simplesmente reinterpretar o fantástico legado de Klein. Mas sou um criador.


Prefiro ousar, me arriscar, fazer história”. Seu desfile, uma sucessão de roupas arquitetônicas dignas do closet de Zaha Hadid ou Lina Bo Bardi (caso elas vestissem as obras que criam), mostra exatamente o potencial evolutivo, o talento avassalador e, acima de tudo, o tempero brasileiro essencial para todo e qualquer cidadão dessa pátria nossa salve-salve: a perseverança.


Por Paulo Borges

http://www.terra.com.br/istoegente/edicoes/473/artigo103192-1.htm

VEJA TAMBÉM:

Bruna Linzmeyer nua em Gabriela

Natura fortalece bioeconomia e protagonismo feminino e indígena com nova agroindústria no Amazonas

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Marupiara Resort by Wish inaugura nova fase de ampliação com foco em all inclusive

Com 2T25 histórico, Riachuelo registra lucro recorde de R$143 milhões e alcança novo patamar de performance

ENTRETENIMENTO: Neo BXD lança EP "Bem-vindo ao Submundo" com participações de peso do rap carioca

Schutz apresenta Schuby: Uma collab nostálgica com Furby

Ford tem picapes com taxa zero e exibe a nova F-150 Tremor na Expointer

Reserva convida Rodrigo Simas, Agatha Moreira, Sérgio Malheiros e Sophia Abrahão a celebrarem o amor de forma ousada e saltar de parapente em ação no coração do Rio de Janeiro

Hyundai destaca linha completa e condições comerciais exclusivas na Expointer 2025