Precisamos de entender que fatores (aprimoramento e a especialização da mão-de-obra) vão criar facilidades para que a indústria da moda fique em sintonia com os padrões técnicos exigidos pelo mercado e ganhe competitividade em relação aos concorrentes, equilibrando gastos e lucros, preço e qualidade. A equipe deve ser formada por pessoas de sólida formação cultural e profissional, que variam em quantidade dependendo do porte da empresa. São muitas as oportunidades de atuação que o campo da moda oferece:
• Assistente de produto: é responsável pelo desenvolvimento de novos materiais e assistente geral do setor de criação.
• Coordenador de moda: pesquisador – responsável pelo trabalho de pesquisa e análise das propostas de moda, adequando os resultados à realidade da empresa e do país.
• Costureira e Alfaiate: costuram as peças e fazem também pequenos reparos; trabalham com todos os tecidos; o papel deste profissional inclui o corte exato e o caimento perfeito da peça.
• Designer ou Estilista: é o profissional que define “ a cara” de uma coleção, independente do mercado a ser atingido; durante o processo de criação, ele leva em conta não só os aspectos artísticos e sociais, mas também a necessidade de atender às tendências de marketing e aos avanços tecnológicos; determina também os materiais que serão utilizados na coleção.
• Designer Gráfico: desenvolve as mensagens visuais de textos e fotos, que serão apresentadas em revistas de moda, catálogos e propagandas.
• Designer Têxtil/Tecelagem: considerado um difusor da tecnologia adequada ao parque têxtil, da pequena à grande indústria; cria desenhos para estamparia, ou padrões para malharia, tecidos, fios e efeitos no sentido de desenvolver novos produtos, combinando criatividade com conhecimento técnico têxtil.
• Engenheiro Químico/Têxtil: desenvolve corantes e cria receitas, compondo e retratando tendências de moda.
• Executivo de Marketing: direciona o planejamento e a introdução do novo produto ou serviço; pode, além da estratégia e organização de marketing, planejar a propaganda do produto.
• Modelista: atua na área de desenvolvimento da indústria do vestuário, trabalha junto com o estilista, interpretando os croquis em corte e linha.
• Profissional de Desenvolvimento de Produto: Os programas de desenvolvimento de produtos variam muito de uma organização para outra e de um setor para outro; podem ser considerados de responsabilidade do pessoal da pesquisa técnica ou representar um importante componente do programa de marketing.
• Técnico Têxtil: realiza várias atividades em diferentes departamentos da indústria têxtil; está envolvido na tecnologia de produção e administração, assim como no planejamento e gestão.