DESENHO TÉCNICO DO VESTUÁRIO: o detalhamento.


  Na maior parte dos casos, o designer estabelece a representação dos detalhes da peça de vestuário apenas na parte externa do modelo. Entretanto, há situações em que é necessário representar detalhes de acabamento interno que são fundamentais para o entendimento de procedimentos técnicos de montagem e execução, que devem ser aplicados na confecção do vestuário. É muito importante que esses detalhes sejam apresentados ao modelista já nas primeiras etapas de modelagem da peça.

 Em relação aos métodos pesquisados, percebe-se que essa questão é pouco trabalhada na construção do desenho técnico do vestuário. Apenas alguns autores apontam algumas observações nesse sentido, outros apresentam alguns exemplos de desenhos que procuram demonstrar a representação do avesso da peça em um contexto geral no desenho. Outros ainda, fazem apontamentos mais significativos, esclarecendo melhor as informações dos detalhes de acabamento do vestuário por meio de desenhos ampliados, demonstrando a articulação dos mesmos em situações abertas e fechadas simultaneamente. Ás vezes é necessário a representação de detalhe do avesso da peça no desenho técnico geral ou a representação de detalhe externo e interno de abotoamento.

 Essas considerações demonstram que as informações para uma boa comunicação por meio do desenho técnico do vestuário vão além da mera construção de um desenho geral do modelo. Pelo menos no que diz respeito à representação de detalhes, a construção dos elementos deve procurar utilizar linguagem condizente, que consiga atender as necessidades de comunicação entre designer e modelista e também dos profissionais da área de produção.

Comentários