PESQUISA DE MODA: o caderno de inspirações.



 O Caderno de Inspirações, surgiu no ano de 1985 com o objetivo de se tornar um material de consulta e apoio para os confeccionistas no desenvolvimento de produtos de Moda.

 Após diversas modificações, hoje sua apresentação gráfica e o seu conteúdo informativo buscam traçar um perfil do mercado contemporâneo e a identificar quais as influências do mesmo sobre a Moda e suas manifestações. Procura, através de uma re-interpretação, adaptar formas e conceitos ao mercado nacional.

 O conteúdo informativo do Caderno tem como proposta estimular o designer de Moda a montar panoramas virtuais com foco em determinado segmento de mercado. Para tanto, o Caderno procura reunir um ferramental teórico e iconográfico de diversas áreas do design, passando pela Arte e até questões sociais.

 O Caderno de Inspirações hoje é composto por: textos (de apresentação e temáticos), imagens que formam ambientes conceituais (também chamadas de ambiências), desenhos técnicos de peças do vestuário, desenhos artísticos, dicas para o leitor aprofundar a pesquisa (chamado de “saiba mais”), além da citação das fontes pesquisadas (bibliografia). Suas abordagens temáticas fazem uso da cultura nacional como pano de fundo, ou enredo, permitindo a apresentação de tendências de Moda e consumo, ditas globais, em uma linguagem regional.

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