A MAGIA DAS CORES
A cor é mensageiro poderoso na comunicação da moda, além de ser um item importantíssimo no efeito da imagem pessoal, pois a cor exerce força psicológica e física. Ela interfere na sua imagem perante as pessoas, e representa a maneira como nos sentimos.
A cor tem o poder de estimular, tranqüilizar, deprimir, atrair ou repelir; ela pode nos trazer poder, prazer e sofisticação.
COLORAÇÃO PESSOAL: UMA NOVA DIMENSÃO
O pintor suíço Johanes Itten, ao observar seus alunos, constatou que eles tendiam a usar nas pinturas cores semelhantes às de sua coloração pessoal (pele, olhos e cabelos). Criou então uma teoria na qual a pessoa deveria usar no seu vestuário cores que repetissem e valorizassem sua coloração.
Suzanne Caygill, estilista de São Francisco, Califórnia, usou por volta dos anos 1940 a teoria de Johannes na moda, organizando as cores em quatro grupos básicos, que denominou de primavera, verão, outono e inverno. Assim nasceu a paleta sazonal. Mas o assunto só ganhou o grande público em 1988 com a publicação de Color me Beautiful, de Carole Jackson, que se tornou um best seller e deu margem a outras teorias além da paleta sazonal.
Quando a pessoa usa a cor que se harmoniza com a sua coloração, a aparência se torna mais iluminada, saudável e rejuvenescida.
Há métodos diferentes de análise de cores além da paleta sazonal. O importante é que a intensidade, o valor e o subtom das cores sejam os mesmos da coloração da pessoa que as usa.
A coloração pessoal é avaliada a partir do tom da pele, da cor dos cabelos e da cor dos olhos. As variações da cor da pele variam de acordo com a quantidade de três pigmentos:
• hemoglobina = vermelho
• melanina = marrom-azulado / marrom-alaranjado
• coratina = amarelo
A coloração pessoal pode ser quente ou fria, dependendo da quantidade desses pigmentos.
AS CORES
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Imagem Reprodução Profa. Jurema Sampaio http://jurema-sampaio.pro.br/strani_felicita/terciarias.htm |
Cores Quentes
Têm o sub-tom amarelo como os vermelho-alaranjado, laranja, amarelo, amarelo-esverdeado, dourado, verde-azeitona, pêssego, ferrugem, marrom escuro, cobre e caramelo. São em geral mais luminosas.
Cores Frias
Têm o sub-tom azulado como os azul, vinho, verde-esmeralda, azul-cobalto, violeta, rosa, Pink e prata. O conceito frio advém da intensidade menor das cores. Em geral, elas são menos luminosas.
O VALOR DA COR OU LUMINOSIDADE
O valor da cor ou luminosidade se refere ao grau de luz ou brilho, que vai do claro ao escuro. É determinado pelo grau de proximidade do preto ou do branco. É considerada de valor alto quando é clara (próxima ao branco) e de valor baixo quando escura (próxima ao preto).
As cores claras passam mensagem de uma pessoa romântica, gentil, informal. As cores escuras transmitem autoridade e audácia. As cores intermediárias são cores clássicas e neutras, entre o masculino e o feminino. A diferença no valor das cores produz o contraste e a ilusão que cria na roupa afeta o visual.
A INTENSIDADE DAS CORES
A intensidade se refere ao grau de pureza ou saturação das cores, ou seja, viva ou opaca. A cor intensa é quando sua gama está bem ativa, pura, facilmente reconhecível e pouco intensa quando está muito misturada.
A temperatura está associada às cores quentes e frias, de acordo com a quantidade de vermelho, azul ou verde nas cores.
Cores primárias são aquelas cujas todas as outras cores são derivadas delas:
1. azul
2. vermelho
3. amarelo
Cores secundárias são misturas de duas cores primárias:
1. verde (azul + amarelo)
2. laranja (vermelho + amarelo)
3. violeta (vermelho + azul)
Cores Complementares:
• cores de alto contraste
• criam efeito dramático
• ficam opostas no círculo das cores
Cores Análogas:
• de baixo contraste
• criam um efeito harmonioso
• ficam lado a lado no círculo das cores
COMBINAÇÃO DE CORES
Tríades / Combinações triangulares
• no círculo das cores forma um triângulo de três partes iguais, composto pelas cores primárias ou pelas secundárias
Monocromáticas
• intensidades diferentes de uma mesma cor
• esquema fácil de ser usado com resultados sofisticados e atrativos.
O conjunto das cores que compõem o visual humano é decisivo para a primeira impressão que enviamos ao conhecer alguém. O equilíbrio entre as totalidades das cores que formam o tipo cromático de cada um - coloração da pele, cor dos olhos e do cabelo - influencia a imagem positiva ou negativa que se forma a respeito de uma pessoa.
Essa idéia é registrada após os primeiros cinco segundos de contato visual, quando é gerada a impressão inicial que se tem sobre alguém. A cor é o primeiro elemento que fornece essa informação, através da personalidade que cada tom possui e que é assimilada a quem a estiver usando.
Por isso, a avaliação do tipo cromático, visando encontrar a identidade visual de cada um, explora a valorização do estilo, harmonizando as cores que melhor representem uma pessoa. Cada cor afeta o nosso tipo cromático e a forma como somos percebidos pelas outras pessoas, porque conceitos psicológicos universais determinam a personalidade de cada uma delas.
A consultoria de imagem avalia a identidade visual do cliente e procura através de entrevistas, identificar entre todos os estilos que existem, casual, exótico, esportivo, a qual esse pertence, traçando o seu perfil de acordo com a sua personalidade e modo de vida particulares.
Encontrado o estilo, passa-se a analisar a coloração de todo o corpo avaliando qual o tipo de pele do cliente. Com a cor do cabelo e a dos olhos, identifica-se o tipo cromático pessoal, comparando-o com diversas cores e assim as tonalidades particulares são encontradas para o uso de roupas, acessórios e tingimento de cabelos.
É preciso sensibilidade para identificar essas cores e o efeito que cada uma provoca na aparência e a somatória de todos esses elementos tanto realça as características de uma pessoa, como pode ser usada para enfraquecer uma imagem.
As cores se distinguem também pela reação que causam nas pessoas. Existe toda uma psicologia por trás delas:
A MENSAGEM DAS CORES
VERMELHO
• cor da paixão, excitante e estimulante
• personalidade: corajosa, dominadora, firme, dramática, sexy, ativa, extrovertida, apaixonante, impulsiva, agressiva
• ideal para ser usado em datas românticas (cor da energia sexual, atrai paixão, interage com homens, pois transmite confiança) e para falar em público, pois chama atenção
AZUL
• é a cor do respeito, confiabilidade, fidelidade, serenidade
• transmite elevado status social, civilidade, estabilidade, dignidade
• personalidade: sincera, pensativa, comunicativa, calma, pacífica inventiva, honesta, conservadora, atenciosa, paciente
• ideal para ser usado em atividades criativas, pois estimula a fantasia
AMARELO
• cor estimulante, quente, pode fazer aumentar o nível de ansiedade e induzir inquietação
• simboliza o otimismo e está associado ao intelecto; é a cor da iluminação, da expectativa, do dinheiro
• personalidade: receptiva, acessível, alegre, otimista, criativa, extrovertida, ocupada
• ideal para ser usado para vender produtos, pois é alegre e estimulante
LARANJA
• cor energética, audaciosa
• personalidade: calorosa, prática, extrovertida, espontânea
• ideal para ser usado em festas, pois transmite calor e amizade
VIOLETA
Em geral, as pessoas atraídas pela cor púrpura são muito criativas, gostam de lidar particularmente com arte ou filosofia, têm elevado senso de espiritualidade, são pessoas apaixonadas e sonhadoras.
• significa inteligência, tranqüilidade
• inspira nostalgia e romance
• lida com os sentidos e gera paixão
VERDE
• cor relaxante, de comunicação, que rejuvenesce, representa paz e transmite estabilidade
• personalidade: receptiva, aberta, estável, equilibrada, prestativa, leal, doce, responsável, amiga, tranqüila, simpática
• verde claro transmite docilidade
PRETO
• transmite poder, mistério, dominação e dignidade
• é uma das principais cores da moda contemporânea pela sua versatilidade
• personalidade: pessoa autoritária, audaz, dramática, forte, formal, firme elegante, masculina
• ideal para o primeiro encontro, pois transmite mistério e erotismo; para reunião de negócios, pois transmite poder; passa uma imagem de pessoa dinâmica ao falar em público
BRANCO
• transmite pureza, esperança, confiança, frescor, limpeza
• é o símbolo da entrega, é uma cor de status, da virtude e do altruísmo, traz sensação renovadora e aberta a mudanças
• personalidade: expressiva, artística, inocente, pura, fiel, fria, distante, feminina
CINZA
• neutra, ligada à sabedoria; é a preferida por filósofos, artistas e intelectuais
• cor da eficiência, do refinamento; é uma cor incerta, a cor do medo
• personalidade: calma, conservadora, poderosa, autoritária, confiável, modesta, controlada
• ideal para ser usado em atividades criativas, pois desencadeia o desenvolvimento artístico; em reuniões e almoços de negócios, traz sucesso e força
MARROM
• cor informal, que está associada à humildade e pessoas sem arrogância. É uma cor agradável, neutra, que não transmite muita emoção
• personalidade: confiável, educada, bem-sucedida, estável, perseverante, segura, resistente a mudanças
• cor que tem o apelo da classe alta
ROSA
• tem conotações positivas, é calmante e aconchegante, traz vitalidade juvenil; é a cor universal do amor, mas projeta menos energia do que o vermelho
• personalidade: gentil, afetuosa, romântica, feminina, quieta, artística, apaixonada, acessível, sensitiva, refinada, delicada, doce
• ideal para ser usado em data romântica, pois sugere beleza celestial; e em entrevista de primeiro emprego, pois acalma.