LANÇAMENTO: União lança linha de cápsulas de café espresso e aposta em experiência de marca para movimentar gôndolas e criar conexão com o shopper
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União, marca presente há mais de um século na vida dos brasileiros, acaba de lançar sua linha Café Espresso União, marcando sua entrada no mercado de cápsulas de café no Brasil. O lançamento, que chega às principais redes de varejo físico e digital nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, apresenta cinco variedades desenvolvidas para oferecer uma experiência sensorial completa, combinando tradição, sabor e praticidade. A iniciativa faz parte da estratégia da marca de ampliar seu portfólio, fortalecer sua presença nas gôndolas e atender a uma demanda crescente dos consumidores por soluções que unam qualidade, conveniência e conexão emocional. Segundo levantamento realizado pela AOCUBO Pesquisa, empresa especializada em estudos de mercado e comportamento do consumidor, encomendado pela Camil em julho de 2024, 97% dos consumidores de café em cápsula no Brasil consomem a bebida em casa. O estudo revela que as cápsulas ocupam um papel de destaque na rotina, coexistindo com outros formatos, como o café coado e o solúvel, e atendendo tanto momentos individuais quanto de socialização. A média de consumo varia entre 1 e 5 cápsulas por dia, dependendo do perfil do consumidor e da ocasião de consumo. De olho nesse comportamento e nas demandas crescentes por praticidade, qualidade e experiências sensoriais no consumo de café, a União desenvolveu sua linha de Cápsulas Espresso. O lançamento foi pensado para atender exatamente esse consumidor que valoriza sabor, confiança e rituais de pausa no dia a dia. Compatíveis com o Sistema Nespresso® Original, as cápsulas oferecem cinco opções de intensidade e perfis sensoriais distintos, que também permitem harmonizações capazes de realçar suas notas e tornar a experiência ainda mais surpreendente:
As regiões Sudeste e Sul, responsáveis por 41,8% e 14,7% do consumo nacional de café respectivamente, são os principais focos da campanha, segundo dados da ABIC (2024). Esse lançamento acontece em um momento estratégico, considerando o crescimento contínuo do mercado e a consolidação do Brasil como segundo maior consumidor de café do mundo, de acordo com o mesmo levantamento. E para se destacar em um mercado competitivo e exigente, as Cápsulas União chegam com atributos que se traduzem diretamente em diferencial percebido pelo consumidor. De acordo com a pesquisa AOCUBO (jun/24), a crema - atributo essencial para os apreciadores de café espresso - foi destacada como diferencial no Café Espresso União por 42% dos entrevistados, superando a concorrência em 17 pontos percentuais. A percepção de sabor foi avaliada como excelente por 38%, 16 pontos acima do líder de mercado, e 73% dos consumidores demonstraram intenção clara de compra após experimentarem o produto. "Estamos unindo a força de uma marca centenária à inovação que o mercado exige. As cápsulas são uma resposta ao consumidor que busca o sabor autêntico do café espresso aliado a praticidade oferecida pela categoria de cafés em cápsulas", afirma Flavia Molina, Chief Marketing Officer (CMO) da Camil Alimentos. Os produtos da linha já estão disponíveis nas principais redes varejistas de São Paulo e Rio de Janeiro, tanto em lojas físicas quanto no e-commerce.
Para saber mais sobre a história e os negócios de União e entender por que ela faz parte das memórias afetivas de tantas famílias brasileiras, visite o site oficial.
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Com nova campanha fotografada no Deserto do Atacama, a marca será uma das primeiras no Brasil a lançar peças com etiquetas inteligentes conectadas ao seu universo, lifestyle e propósito. Foto: Divulgação A Rala Bela, marca gaúcha de moda fitness e casual, está prestes a dar mais um passo de inovação na moda brasileira ao integrar tecnologia NFC (Near Field Communication) em sua nova coleção. Com lançamento em setembro, 13 peças da nova coleção Verão 2026, "Uma Jornada em Movimento", terão etiquetas inteligentes com essa tecnologia. Melhores lojas de moda Serão peças-chave, entre jaquetas e conjuntos versáteis, com etiquetas NFC que levam o consumidor a uma experiência inédita: ao aproximar o smartphone da tag fixada à peça, é possível acessar a conteúdos exclusivos, informações, novidades e bastidores da marca. Para além, essa tecnologia está presente nesta coleção para estabelecer uma conexão de proximidade com o lojista e consumidor, sendo uma ponte entre o físico e o digital, oferecendo um novo significado ao ato de vestir. "Durante uma das minhas pesquisas de campo na feira Inspiramais, identifiquei o uso de etiquetas NFC em peças de roupa — um sinal que, à primeira vista, poderia passar despercebido, mas que carrega um potencial estratégico enorme. É esse tipo de descoberta que buscamos validar: inovações com impacto real no comportamento do consumidor.", revela Symone Rech, consultora de pesquisa e tendências da Rala Bela.
Esse avanço tecnológico dialoga diretamente com o conceito da nova campanha da Rala Bela, "Uma Jornada em Movimento", com produção visual realizada no Deserto do Atacama, no Chile. Escolhido por sua paisagem extrema e sua relevância ambiental e tecnológica, o deserto serve de cenário e símbolo para a nova fase da marca, que alia consciência com responsabilidade social e inovação. "Queremos que cada peça carregue uma história, não apenas de estilo, mas de propósito. A tecnologia NFC é nossa forma de aproximar ainda mais as pessoas dessa narrativa", afirma Marines Winter Luft, diretora criativa e CEO da Rala Bela. Com locações como o Vale do Arco-Íris e a Cordilheira do Sal, a campanha explora o potencial simbólico da região, hoje referência global em energia solar e gestão de captação da água – valores que também movem a marca rumo a um futuro mais consciente. Melhores lojas de roupa "Acreditamos que estilo e inovação devem caminhar juntos — e mais do que isso, que a moda tem o poder de educar, conscientizar e transformar", diz Julia Luft, coordenadora de marketing da Rala Bela, que lidera a direção da campanha. A coleção Verão 2026 será lançada em setembro de 2025 e traz como proposta ampliar a experiência do consumidor para além da estética. A escolha por tecnologia e conteúdo digital busca incentivar uma relação mais reflexiva com o ato de vestir, integrando informação, funcionalidade e propósito às peças do dia a dia. |