NEGÓCIOS: Rayflex destaca três soluções indispensáveis quando o assunto é automação industrial
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Especialista da Rayflex, com mais de 20 anos de experiência no mercado de equipamentos desenvolvidos especialmente para manutenção dos ambientes industriais, destaca inovação, sistema 'no touch' e segurança do colaborador
A busca pela automatização de processos de negócios está na pauta de 91% das empresas em todo o mundo, segundo levantamento realizado pela Salesforce em 2023. Já a 1ª Pesquisa sobre Robotic Process Automation (RPA) na América Latina realizada pela EY (Ernst & Young) e BotCity apontou como tendências para este ano o processo de automação de tarefas por meio de robôs, e o uso de inteligência artificial (IA), especialmente no varejo, e-commerce e na indústria.
No que compete ao setor industrial, devido a processos minuciosos de higiene e controle de qualidade, garantir a segurança em todas as etapas de produção é fundamental. Segundo Giordania R. Tavares, CEO da Rayflex, maior referência nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e América Latina para a indústria, uma das soluções é o isolamento de um ambiente para o outro de forma rápida e eficaz. "Essas áreas são seguras com sistema de entrada e saída automatizados e vedados corretamente", explica.
Para tanto, a executiva, com mais de 20 anos de experiência no mercado de equipamentos desenvolvidos especialmente para manutenção e segurança dos ambientes industriais, destaca três soluções indispensáveis:
- Inovação é sinônimo de economia
Primeiramente, a instalação de portas rápidas automáticas a portas convencionais é um forte indício de automação na indústria, o que contribui também para o aumento de produtividade. "Um dos benefícios desse tipo de solução é a característica de ser autorreparável, o que significa que pode se restabelecer automaticamente sem a necessidade de intervenção humana. Por exemplo, em caso de colisões com empilhadeiras ou se a lona lateral se desvincular do trilho evita paradas na operação e a continuidade imediata do trabalho", explica Giordania. Além disso, o autorreparo está diretamente relacionado à economia, já que reduz custo de energia, especialmente em ambientes mais frios. "O restabelecimento automático no caso de colisões evita que o sistema pare de operar, minimizando a troca de ar refrigerado com o externo, mantendo as baixas temperaturas internas e exigindo menos dos equipamentos de resfriamento", completa.
- Sistema 'no touch' ou sem contato das mãos
Pensando em minimizar os riscos de contaminação, uma das medidas relacionadas à higiene é o sistema 'no touch', o mesmo que 'sem contato', como também é conhecida a tecnologia. "Essa tecnologia é ideal para evitar o toque das mãos na abertura e fechamento das portas, que atuam como verdadeiras barreiras sanitárias, dividindo ambientes limpos dos contaminados. O toque das mãos pode levar muita contaminação para dentro dos ambientes, por isso recomendamos sistemas inteligentes que não necessitam de contato físico. Algumas possibilidades são os sensores de pisos (laço de indução) e radar de movimento, que permitem a entrada de carrinhos, e também as botoeiras 'no touch', que exigem apenas o movimento do braço ou mãos para acionamento do sistema e liberação da passagem, sem necessitar de toque", compartilha a CEO.
- Segurança e proteção do colaborador
Mais comum na indústria automobilística, os robôs são responsáveis por agilizar todo o processo na linha de produção, de forma mais precisa e aperfeiçoada. Contudo, em contato direto com o colaborador quando em funcionamento, os robôs podem causar graves ferimentos, como queimaduras, choques e até fraturas. "Para esse tipo de interação ser o mais segura possível, preservando a integridade física do colaborador, a solução indicada é a Janela de Segurança, como o próprio nome já sugere, o objetivo é restringir o acesso de pessoas durante a movimentação de máquinas. Pode ser instalada nos mais diversos ambientes já que é feita sob medida e de acordo com cada necessidade, além de ser projetada para ilimitadas aberturas e fechamentos, o que garante segurança e cuidado com todos os envolvidos na cadeia produtiva. A solução ainda possui interface com cortinas de luz e scanner do local, além de integração com os controladores existentes, unindo automação e segurança com a realidade de cada indústria", explica a executiva.
Sobre a Rayflex
Criada em 1988, a Rayflex Industrial é líder do mercado nacional de portas industriais com fabricação nacional. Atua em todos os estados do Brasil e na América Latina nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, automobilísticas, metalúrgicas, no agronegócio, além de galpões e centros logísticos de distribuição. É especializada em portas rápidas, abrigos e niveladoras para docas, desenvolvidos especialmente para isolamento e segurança dos mais variados ambientes industriais e logísticos. Saiba mais aqui.