Ashua Curve & Plus Size amplia pontos de venda físicos no Brasil e Uruguai

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Expansão, que reforça estratégia omnicanal da marca, inaugura mais 11 espaços dedicados em lojas da Renner até o fim de 2024. Foto: Divulgação   A Ashua, marca Curve & Plus Size da Lojas Renner S.A., vai abrir 11 novos pontos de venda físicos até o fim de 2024. Os corners, como são chamados os espaços dedicados à marca e que funciona dentro de unidades da Renner, serão implementados em sete Estados brasileiros e em Montevidéu, no Uruguai. Além de reforçar a estratégia omnicanal da marca - que nasceu digital em 2016 e evoluiu para loja física em 2018 -, a expansão aproxima a marca de novos públicos. Os corners têm entre 35 e 40m² e serão inaugurados nas cidades de Goiânia (GO), Brasília (DF), Campinas (SP) e Joinville (SC). O Estado de Minas Gerais ganhará dois pontos de venda novos, sendo um em Belo Horizonte e um em Uberlândia. O mesmo ocorre com o Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Passo Fundo) e o Paraná (Londrina e Curitiba). Em Montevidéu, a Ashua implementa seu qua...

Segmento infantojuvenil é nova aposta do Minas Trend

Após lançamento do projeto MinasTrend Kids – Baby e Teens, nesta 30ª edição, evento passa a contar com estandes de marcas do setor nas novas temporadas de moda no salão de negócios

 

Imagem: Divulgação

 

O mercado infantojuvenil, um dos segmentos mais lucrativos da moda, de acordo com relatório da Mordor Intelligence, empresa indiana de análise e consultoria, faz seu début na passarela da 30ª edição do Minas Trend, de 24 a 26 de outubro, no Minascentro, reunindo 40 marcas do setor durante desfile de lançamento do projeto Minas Trend Kids, no dia 25, às 18 horas.

 

O Minas Trend Kids – Baby e Teens, ação da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG e do Sindivest-MG, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e produção executiva da Top Agency, é o primeiro passo para a inclusão definitiva do segmento no salão de negócios, que se efetivará na temporada primavera-verão 2024, durante a 31ª edição do evento, em abril de 2024, de acordo com a presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG, Mariângela Marcon.

 

Para se ter ideia da margem de ganhos do mercado infantojuvenil (que inclui vestuário, calçados e outros tipos de produtos), ela cita o relatório da Mordor Intelligence, que aponta crescimento estimado em US$ 258,35 milhões em 2023 e US$ 335,26 milhões até 2028, expandindo a 5,35%, de acordo com o indicativo da taxa de crescimento anual, Compound Annual Growth Rate (CAGR).

 

Mercado em potencial

 

Para a gestora da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG, não há dúvidas de que esse nicho é promissor. "O mercado de moda infantojuvenil trabalha com uma margem de lucro de 30%, e isso facilita sobremaneira investimentos em inovação. Além disso, esse segmento é altamente competitivo", reitera Mariângela. No Brasil, a moda infantil cresce em média 6% ao ano e representa 16% do setor têxtil, segundo dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Vale lembrar que o país desponta como o quinto produtor têxtil do mundo e que 90% do setor do vestuário nacional é representado por micro e pequenas empresas.

 

Diagnóstico de mercado

 

"A FIEMG acompanha os desdobramentos do mercado e vários fatores nos despertaram para a urgência da inserção da moda infantojuvenil no Minas Trend. O primeiro deles é que existe uma demanda constante de um consumidor em idade de crescimento que faz desse segmento um mercado importante a ser explorado", pontua Mariângela. Para corroborar essa realidade, dados do censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Brasil possui uma população de 10,6 milhões de crianças e adolescentes com idades entre 0 e 14 anos, o que representa um potencial de compra bastante elevado para ser desprezado pelas empresas do ramo varejista, segundo Mariângela.

 

Passarela outono-inverno 2024

 

Marcas como a Precoce, de vestuário, e a Maria Lua Calçados apostam nesse filão e estarão na passarela da temporada outono-inverno 2024 do Minas Trend, além de integrar o salão de negócios do próximo ano. "Vamos apresentar na passarela seis looks da nossa coleção outono-inverno 2004, que se chama "O Incrível Mundo dos Porquês". O diferencial da Precoce são as estampas exclusivas e coloridas, que levam em conta temas lúdicos e de interesse da criança e do adolescente, além da utilização de algodão certificado com selo da Embrapa", afirma a diretora da marca, Maria Thereza Gontijo.

 

Atuação promissora

 

Com 37 anos de mercado e foco na produção de roupas para bebês, crianças e adolescentes, a Precoce é uma empresa familiar. A produção, com fábrica em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, contabiliza 20 mil peças por mês e gera 80 empregos diretos e outros 200 indiretos, por meio da contratação de costureiras que trabalham em cidades vizinhas. Para Maria Thereza, a pandemia obrigou as marcas a investirem em vendas on-line, demanda concretizada pela Precoce. A grife mantém um site e um canal no Instagram (@precoceoficial) que serve como cartão de visita da marca, ao mesmo tempo em que continua a apostar alto nas vendas por pedido, mantendo 25 representantes com escritórios em praticamente todos os estados brasileiros.

 

"O sucesso da marca em parte é atribuído ao desenvolvimento de três coleções por ano, mantendo o fluxo de produção sempre constante na fábrica. Como o salão de negócios do Minas Trend acompanha o calendário de lançamentos, acredito que a participação no evento será importante para o crescimento da Precoce, que tem a intenção de expandir suas vendas para o exterior."

 

Protagonismo feminino

 

Fundada há 14 anos apenas por mulheres, a Maria Lua Calçados, da matriarca Jandira Gonçalves Farias e suas filhas Tayse e Morgana, é uma empresa familiar com fábrica em São João Batista, Santa Catarina, onde produz calçados infantis do tamanho 20 a 37. A Maria Lua mantém 20 empregados na fábrica e outros 50 prestadores de serviços que trabalham em ateliês da região, produzindo um total de 7 mil pares por mês para a temporada de verão. Os calçados da marca são artesanais, feitos à mão, e essa produção diferenciada é fruto de mão de obra especializada, segundo Tayse, estilista da marca.

 

Para o lançamento do Projeto Minas Trend Kids – Baby e Teens, a Maria Lua aposta na delicadeza dos calçados Mary Jane, clássico da moda e forte tendência para a temporada do inverno 2024, além das botas texanas, com estilo mais boho, e dos calçados em jeans e ornamentados com flores e laços, detalhes trabalhados pela marca. "Basicamente, lançamos duas coleções por ano, além das cápsulas que são coleções de reforço. Como o inverno 2024 é mais elaborado, a expectativa é produzir cerca de 6 mil pares por mês", acrescenta Tayse.

 

A expectativa de participação no salão de negócios do Minas Trend é a melhor possível, segundo ela. "Abraçamos a ideia porque no nosso ramo há muita dificuldade de chegar aos clientes certos, e o Minas Trend será uma importante plataforma para a consolidação dos nossos negócios, uma vez que o evento mantém elevado padrão de lojistas e empreendedores no mercado da moda", acredita.

 

A compra dos ingressos para assistir ao desfile do Minas Trend Kids, dia 25/10, às 18h, no Minascentro pode ser feita neste link. O primeiro lote, com ingressos a R$ 30, foi encerrado. Os ingressos do segundo lote custam R$ 40.

 

O Minas Trend Kids – Baby e Teens é uma realização da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG e do Sindivest-MG, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e produção executiva da Top Agency.

 




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