GASTRONOMIA: Na Doceria Zucker o orgulho LGBTQIAPN+ tem cor e sabor com a Banoffee Arco-íris
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O Chef Gabriel Pita, criou uma receita exclusiva para apoiar e celebrar o mês de junho, uma sobremesa saborosa e cheia de significados
Dia 28 de Junho é comemorado o dia internacional do orgulho LGBTQIAPN+, em homenagem a um dos episódios da luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. Mas o mês todo é marcado por essa celebração e para comemorar essa data especial e de inclusão, a Doceria Zucker apresenta uma receita exclusiva: a Banoffee Arco-Íris. Colorida para representar a bandeira usada pelo movimento, no qual cada cor representa um significado importante para a comunidade. Mas não é só cor, seu recheio de doce de leite em conjunto com a banana e a maisena promovem uma explosão de sabores.
Banoffe by chef Gabriel Pita:
- 400g de doce de leite pronto de boa qualidade (escolha um que seja bem firme).
- 10 bananas cortadas em rodelas.
- 400g de nata ou creme de leite fresco.
- 1 pacote de biscoito maisena triturado.
- 200g de manteiga.
- 1 colher de gliter comestível.
- Corante Alimentício Azul, Azul Claro, Verde Amarelo Laranja e Vermelho.
Modo de preparo:
- Misture o biscoito triturado (tipo farinha, bem fininho) com a manteiga, com a ponta dos dedos, até formar uma massa lisa. Forre o fundo de uma forma de abrir (fundo falso), e asse por apenas 10 minutos, em forno preaquecido a 180°C. Retire. Deixe a massa esfriar.
- Coloque o doce de leite sobre a massa já fria. Alise para ficar plano.
- Pique as bananas em rodelas, e distribua-as sobre o doce de leite.
- Bata a o creme de leite em ponto de chantily e divida em 6 quantidades iguais.
- Coloque gotas de corante até atingir a cor desejada de cada corante em cada quantidade de chantily separada, Cuidado com o uso excessivo do corante, ele pode amargar o chantily.
- Com uma manga de confeitar, faça círculos com cada cor do corante, indo do azul escuro no centro, até o vermelho no final (assim quem comer da ponta para o fim, vai ficar com a cor normal da boca e nao a cor do corante).
- Pegue uma peneira pequena, e espalhe o gliter por cima passando-a pela peneira, para que pulverize melhor por toda a torta.
- Deixe na geladeira por 3 horas antes de desenformar.
- E o mais importante, se delicie!
Sobre: Premiado como 8°melhor confeiteiro do Brasil, Gabriel Pita é natural de Ribeirão Preto, a "Capital do Café" no Interior de São Paulo. A infância de Gabriel foi adoçada pelos doces que sua avó Gessi fazia para a família, aguçando sua curiosidade por essas sobremesas que despertaram sua paixão pela Confeitaria. Gabriel Pita foi também selecionado como 1 dos 10 Chefs-Iniciantes no Campeonato Mundial Yocuta: Jovens Talentos da Cozinha Brasileira 2019, para formação junto de Chef Laurent Suaudeau em parceria com a Nestlé. Realizou também, cursos como Le Cordon Bleu Ottawa e Senac.