Visando ampliar a presença no mercado internacional, Calçados Bibi participa da Children’s Show, em Nova Iorque

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    Pela primeira vez na feira internacional de moda infantil, a rede contou com um estande exclusivo. Foto: Divulgação   Com o objetivo de expandir a presença no mercado norte-americano, a Bibi, maior rede de calçados infantis da América Latina, participou pela primeira vez da Children's Show, uma feira internacional de moda infantil realizada em Nova York, nos Estados Unidos, nos dias 9 e 10 de fevereiro. A iniciativa ocorre duas vezes ao ano, nas edições de inverno e verão, atraindo expositores e visitantes de diversas partes do mundo. Durante o evento, a marca contou com um estande exclusivo, compartilhando as principais tendências e diferenciais.   "Esta é a nossa primeira participação na feira, um passo estratégico para fortalecer a presença da rede nos Estados Unidos e ampliar o reconhecimento da marca no mercado internacional. Durante a Children's Show, nossos produtos foram muito bem recebidos, demonstrando o potencial da Bibi no país. Por estar...

CURIOSIDADES: Empreendedorismo com cannabis, modelos de negócio em ascensão no mercado

*Maria Eugênia Riscala

O mercado da cannabis apresenta muitas oportunidades de negócios, inclusive para aqueles que buscam empreender. O processo de regulamentação, apesar de caminhar a passos lentos, ainda assim, são muitas as áreas para atuar, inclusive na capacitação profissional de pessoas interessadas em criar novas empresas, que quebrem antigos paradigmas desde a sua aplicação na indústria quanto na geração de empregos. Para isso, levar conhecimento e entendimento sobre a cannabis enquanto negócio é imprescindível. 

Um exemplo disso, está na venda de óleo de canabidiol (CBD), como insumo para a criação de novos medicamentos e cosméticos,  e, assim, fomentar a economia e o setor e o de serviços, nas áreas financeira, jurídica, publicitária, dentre outros. O varejo, também, traz perspectiva positiva para estabelecimentos dedicados à comercialização de  produtos atrelados à planta, como a criação de marketplaces, tabacarias e grow shops

Outro setor de destaque é a indústria de cosméticos, apesar da proibição de produtos de beleza à base de canabidiol (CBD). No entanto, no setor de beleza e bem-estar,  vem se popularizando entre os consumidores, cosméticos que trazem em sua composição o  Cannabinoid Active System, denominado pela sigla (CBA), óleos da Amazônia 100% natural com efeito similar à cannabis. 

No segmento para pets, o uso de medicamentos à base dos ativos da cannabis, podem movimentar 1 bilhão de reais. Ganho para a economia e para o aumento de profissionais atuantes, uma vez que, muitos veterinários prescrevem remédios à base dos ativos da planta. Contudo, a falta da regulamentação dificulta e limita o acesso e, consequentemente, o crescimento do mercado.

Na prática, o uso de medicamentos à base do ativo é feito a partir de uma brecha legislativa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a receita de cannabis para fins medicinais em pets, entretanto, o estatuto dos médicos veterinários autoriza que eles adotem quaisquer tratamentos que julguem eficazes. 

Considerando o tamanho do mercado pet, é possível criar uma empresa de snacks saudáveis para animais e, a partir de uma possível legalização, desenvolver produtos à base da semente de cânhamo, que é nutritiva e possui mais proteínas do que a ervilha e o leite. Nesses casos, o empreendimento já estaria consolidado no mercado atuante e, com uma estratégia de branding para se conectar com os consumidores, possuiria autoridade para se posicionar e investir no mercado da cannabis.

Entretanto, nota-se que o setor ainda sofre com a ausência de profissionais capacitados e de formações que auxiliem a adentrar nesse segmento que está em uma constante crescente. Por isso, reitero a importância de investir no conhecimento para acompanhar essa transformação de mercado, que garante uma estrutura segura e qualificada para as camadas envolvidas. 

Com apenas uma regulamentação, fica restrita a compra e a venda da cannabis para fins medicinais, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), farmácias e importados/uso compassivo. Como é sabido, mercados mais desenvolvidos apresentam uma maior concorrência, logo a restrição, por sua vez, mostra um terreno fertil para o empreendedorismo, para visionários que buscam se tornar precursores no setor e investir em educação de qualidade para entrar no mercado com solidez.

Maria Eugênia Riscala é formada em Relações Internacionais com Master em Consumer Insights, é cofundadora e CEO da Kaya Mind, primeira empresa brasileira especializada em dados e inteligência de mercado no segmento da cannabis, do cânhamo e de seus periféricos.







Maria Eugenia Riscala é cofundadora e CEO da Kaya Mind






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