Feira de calçados BFSHOW estará 30% maior em maio

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Principal feira de calçados da América Latina, a BFSHOW estará 30% maior na sua quarta edição. O evento, que acontece entre 19 e 21 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP, terá um espaço total de 31,9 mil metros quadrados, ante 22,5 mil metros da edição de maio de 2024. Promovida pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) com organização da NürnbergMesse Brasil, a quarta edição da mostra já tem mais de 80% dos espaços comercializados.   O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, conta que, apesar do cenário ainda nebuloso, principalmente no mercado internacional, as expectativas para a feira são bastante positivas. "As coleções de Verão, que serão apresentadas na BFSHOW, respondem por mais de 70% das vendas da indústria brasileira de calçados. Tanto os expositores quanto os visitantes entenderam que esse é o momento ideal para abastecer seus estoques para um ano em que prevemos crescimento produtivo de 2%, principalmente a...

NEGÓCIOS: Black Friday - Com 12% de ruptura, varejo online de bem estar perdeu até R$ 5 milhões com falta de produtos

Logstore

Dados exclusivos mapeados pela Logstore indicam que o varejo online sofreu com a ausência de produtos na gôndola


A Black Friday acabou e, como de costume, movimentou milhares de reais em produtos. Consagrado como um dos principais eventos comerciais do ano, sua estimativa era movimentar mais de R$ 4.2 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Apesar dos números altos, alguns segmentos poderiam ter se saído ainda melhor nas vendas. 

 

Dados exclusivos mapeados pela Logstore, startup especializada no varejo online, indicam que o varejo de bem estar pode ter perdido até R$ 5 milhões com a taxa de ruptura, ou seja, a falta de produtos. O estudo analisou a movimentação de 536 mil produtos dos segmentos de farmácias e drogarias, home center, supermercados e joalheria no ambiente online.

 

Segundo os dados da Logstore, a ruptura no varejo online atingiu 12%. Levando em conta o ticket médio de cada segmento, é possível que o varejo tenha perdido ao menos R$ 5 milhões com a falta de produtos. Para Helson Santos, CEO da Logstore, a ruptura ainda é um dos principais problemas do varejo no ambiente digital. 

 

"A falta de produtos na gôndola é um problema para as marcas, sobretudo, porque impacta as empresas de várias formas. O prejuízo para o varejista não está apenas no dinheiro que ele deixou de receber, mas também na experiência do cliente, que pode ficar insatisfeito e não querer voltar a comprar na loja", explica. 

 

O executivo explica que isso ocorre porque, muitas vezes, todos esses eventos funcionam de forma conectada. "Se você não tem o produto que o cliente quer, ele pode ir comprar na concorrência, e se lá o atendimento for melhor, pode ser que ele demore a voltar. Então, você não deixa de ganhar apenas com aquela venda, mas também com outras operações futuras", prossegue. 

 

Ainda de acordo com os dados, menos de 1% aceitaram trocar o produto por outro, enquanto 11% preferiram cancelar a compra. "Quando o cliente aceita a troca de produto, o varejista consegue reduzir em algum nível o impacto financeiro, mas ainda assim é importante ressaltar que há uma quebra de expectativa quanto à experiência ofertada, o que pode prejudicar o NPS da empresa, por exemplo", afirma. 

 

A despeito dos índices, Helson pondera que é normal em grandes eventos comerciais a taxa de ruptura aumentar um pouco mais em razão da grande demanda do público e oferta para itens específicos, é necessário pensar em meios para contornar o problema. "Não se pode deixar de buscar soluções para reduzir o impacto da ruptura no negócio. O investimento em tecnologia, bem como a estruturação de canais, são estratégias que podem ajudar as empresas a reduzirem tais índices", conclui.



Sobre a Logstore

Fundada em 2017 por Helson Santos e Diego Dias, a Logstore, com sede em São Paulo, conecta o comércio digital às lojas físicas  por meio de softwares como serviço (Saas, na singla em inglês), ampliando a integração entre o varejo físico e o digital. A plataforma phygital da Logstore fornece recursos ponta-a-ponta para os clientes que buscam realizar vendas com entrega ou retirada a partir de suas lojas possam gerenciar todo o ciclo de vida dos pedidos em uma única solução global. Com foco em entregar a melhor experiência aos consumidores após a compra, a plataforma já atende mais de 500.000 pedidos por mês em todo o Brasil e marcas como Vivara, Leroy Merlin, Grupo DPSP (Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco) e Grupo Mundial Mix são algumas das empresas atendidas pela startup.



Helson Santos é CEO da Logstore




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