DESTAQUE

GASTRONOMIA: Projeto "Mantiqueira com as chefs" comemora 20 anos do Donna Pinha

Imagem
A cada mês, uma renomada chef irá criar um prato com produtos da serra, com valor revertido em prol de entidades sociais; evento será aberto pela chef Mônica Rangel de Visconde de Mauá.     As chefs Anouk Migotto e Mônica Rangel no Restaurante Donna Pinha na Mantiqueira  O Restaurante Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal/SP, comemora 20 anos com um super projeto: o "Mantiqueira com as chefs". A partir de 1º de fevereiro até o final do ano, uma chef renomada será convidada para criar um prato "do bem" com produtos da serra. Cada receita ficará no cardápio durante um mês e o valor arrecadado será revertido a entidades beneficentes da região. Quem abre a ação é a chef Mônica Rangel, do tradicional restaurante Gosto com Gosto de Visconde de Mauá/RJ. Acompanhada pela chef Anouk Migotto, proprietária do Donna Pinha, a chef convidada passou o dia na Mantiqueira em visita a produtores locais. O resultado não poderia ser melhor: a "Truta à moda Mônica Rang

BELEZA: Saiba como combater a queda capilar

Com uma rotina de cuidados capilares adequada o problema pode ser evitado ou controlado

(Imagem: Adobe Stock)

Apesar de não ser encarada com bons olhos, a queda dos fios é algo fisiológico, correspondendo ao ciclo do pelo - nasce, cresce, estabiliza e cai. Essa fase dura aproximadamente dois meses e é normal, pois trata-se de um período de renovação capilar. No entanto, quando acontece em excesso, pode ser um sinal de alerta.

A alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície, é um problema que pode levar à perda total ou parcial dos cabelos. Apesar de ser mais comum entre o sexo masculino - estima-se que 80% dos desse público com mais de 80 anos sofra do problema, conforme indica a Sociedade Brasileira de Dermatologia - o mal também pode afetar mulheres. Nos homens, a perda de cabelo tende a se concentrar no topo do couro cabeludo. Já no sexo feminino, é mais difusa.

Mas, afinal, quando a queda capilar pode ser considerada normal e quando pede uma atenção maior? Carlos Correa, gerente de pesquisa e produtos da Mahogany , marca especializada em produzir e comercializar cosméticos de alto padrão, explica que, no processo de queda natural de cabelo, os fios se soltam da raiz com o bulbo - "pontinho branco" - e é bem comum que ocorra nos momentos de lavagem ou na hora de penteá-los. Já na queda relacionada com a alopecia androgenética ocorre atrofiamento do fio, que se desprende com o bulbo. Em casos de quebra, eles podem se romper em qualquer parte comprimento, deixando pedaços desiguais no comprimento.

Principais motivos

O especialista comenta que, além de medicamentos, genética e o avanço da idade, outros fatores contribuem para o caimento desenfreado das madeixas, dentre eles: estresse; alterações hormonais; deficiência de vitaminas; má alimentação; lavar o cabelo com água muito quente; fumar; uso frequente de boné ou chapéu; baixa ingestão de água; secador de cabelos.

"Para ter um cabelo saudável, é fundamental uma atenção maior quanto ao couro cabeludo. Além disso, uma alimentação balanceada assegura as vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento do corpo, incluindo o ciclo de queda capilar", informa.

Como evitar?

Para Carlos, uma rotina de cuidados adequada com os fios é fundamental para combater o problema. "Higienizar regularmente, preferencialmente dia sim e dia não, ajuda a não ter o acúmulo de secreção, sebo e resíduos de poluição na região, responsáveis pelo desenvolvimento da caspa, coceira, foliculite e queda acentuada dos fios", indica.

A cautela quanto aos procedimentos químicos também é recomendada. De acordo com o gerente, quando as madeixas passam por químicas, como alisamentos ou tinturas, é bem comum que fiquem mais quebradiças e com tendência à queda. "Nesses casos, em que os fios estão ficando mais frágeis e ralos, é indicado dar uma pausa na química até que ele se recupere e investir em produtos específicos de fortalecimento. Eles possuem ativos que asseguram o tratamento de toda a estrutura capilar", diz.

O expert ainda reforça que, caso note-se que a queda dos fios ocorre de forma fora do comum, mesmo com o uso de produtos adequados e com uma rotina de cuidados, é preciso procurar um dermatologista para um diagnóstico mais preciso.

Confira abaixo itens da linha EnerFol, da Mahogany, perfeitos para combater a queda capilar:

R$ 64,90



O Shampoo Antiqueda Enerfol Vital é formulado para auxiliar no fortalecimento da estrutura do cabelo e tratar problemas que causam a queda dos cabelos por Alopecia Androgenética (calvície), Alopecia Areata (estresse), Dermatites e Caspa. Combate a queda de cabelos da raiz até a ponta, além de favorecer o crescimento de novos fios.

R$ 125,00



Enerfol é o tônico antiqueda da Mahogany, um produto tecnológico especialmente formulado com ativos modernos que auxiliam no fortalecimento da estrutura do cabelo. Melhora a densidade capilar (número de fios por cm²), estimula o crescimento de novos fios, retarda o envelhecimento do folículo e ativa a microcirculação das células do bulbo capilar. Com eficácia comprovada*, é um tratamento cosmético para a queda da raiz até a pontas.