MODA: Dina Noebauer, joalheria "upcycling"

"Designer cria joias em parceria com associação de artesões regionais, usando o capim dourado em "upcycling" com ouro, citrino, quartzo, turmalinas verdes, topázios e rubis"

Dina Noebauer possui um olhar atento e oportuno para proporcionar novas possibilidades em seu trabalho como designer. Sempre na busca de novos materiais, pesquisando para um novo projeto voltado para decoração com o uso de fibras naturais, se deparou com a beleza do capim dourado. Mudou seu foco e decidiu criar joias em "upcycling" com esta fibra, e começou a pesquisar mais a fundo a origem, o processo de produção e o comportamento da matéria prima para a joalheria.


Sedenta por informações, em sua busca por uma associação que a pudesse auxiliar com este material, chegou até a Associação de Capim Dourado de Manaus. Dina conheceu toda a trajetória da instituição, atualizou-se sobre o processo da colheita, tecimento das fibras e como vivem os associados: "Isso me inspirou mais ainda a trabalhar com esse material, que já vem sendo usado em biojoias, bolsas, artigos para casa, ... Decidi ajudá-los de alguma forma", comenta a designer.

Dina cria então a coleção cápsula "O Ouro do Jalapão" composta por brincos, colares e anéis usando o capim dourado em fusão com o ouro 18K, gemas brasileiras como o citrino, quartzo, turmalinas verdes, topázios e rubis.


As formas desenvolvidas por Dina para a criação das peças, refletem a busca pela sobrevivência destes artesãos, com suas coreografias e nos cantos celebrados na hora da colheita do "ouro natural", além dos movimentos da própria fibra na natureza com a incidência dos ventos.






Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Pais: tênis da Marvel Comics para adultos e crianças

MODA: Mariana Rios solta a voz em evento da Colcci

MODA: Paloma Bernardi na campanha de Verão 2015 da Max Glamm