DESTAQUE

GASTRONOMIA: Cerveja Blumenau é eleita a Cervejaria do Ano no Brasil Beer Cup com 23 medalhas

Imagem
Foram seis ouros, 13 pratas e quatro bronzes. Cerimônia aconteceu na noite de sexta-feira (26) A Cerveja Blumenau é a Cervejaria do Ano na categoria grande porte no Brasil Beer Cup 2021. A divulgação do resultado do concurso aconteceu na noite de sexta-feira (26), em Florianópolis (SC). A marca conquistou 23 medalhas, sendo seis de ouro, 13 de prata e quatro de bronze.   As três linhas de produto foram premiadas. Na Mestres do Tempo, que celebra bebidas maturadas em barris na adega da cervejaria, foram nove medalhas, sendo três de ouro: Mestres do Tempo Lambic #1 (no estilo Belgian-Style Lambic), Mestres do Tempo Gueuze #1 (no estilo Belgian-Style Gueuze) e Mestres do Tempo Maracujá Negro (no estilo Mixed-Culture Brett Beer).  A Macuca Imperial Stout levou o ouro no estilo British-Style Imperial Stout e teve quatro edições especiais também premiadas: prata com Tropicalente (no estilo Chilli Pepper Beer) e Pé-de-Moleque (no estilo Field Beer) e bronze com a Bala de Coco (no es

MODA: Dina Noebauer, joalheria "upcycling"

"Designer cria joias em parceria com associação de artesões regionais, usando o capim dourado em "upcycling" com ouro, citrino, quartzo, turmalinas verdes, topázios e rubis"

Dina Noebauer possui um olhar atento e oportuno para proporcionar novas possibilidades em seu trabalho como designer. Sempre na busca de novos materiais, pesquisando para um novo projeto voltado para decoração com o uso de fibras naturais, se deparou com a beleza do capim dourado. Mudou seu foco e decidiu criar joias em "upcycling" com esta fibra, e começou a pesquisar mais a fundo a origem, o processo de produção e o comportamento da matéria prima para a joalheria.


Sedenta por informações, em sua busca por uma associação que a pudesse auxiliar com este material, chegou até a Associação de Capim Dourado de Manaus. Dina conheceu toda a trajetória da instituição, atualizou-se sobre o processo da colheita, tecimento das fibras e como vivem os associados: "Isso me inspirou mais ainda a trabalhar com esse material, que já vem sendo usado em biojoias, bolsas, artigos para casa, ... Decidi ajudá-los de alguma forma", comenta a designer.

Dina cria então a coleção cápsula "O Ouro do Jalapão" composta por brincos, colares e anéis usando o capim dourado em fusão com o ouro 18K, gemas brasileiras como o citrino, quartzo, turmalinas verdes, topázios e rubis.


As formas desenvolvidas por Dina para a criação das peças, refletem a busca pela sobrevivência destes artesãos, com suas coreografias e nos cantos celebrados na hora da colheita do "ouro natural", além dos movimentos da própria fibra na natureza com a incidência dos ventos.