DESTAQUE

GASTRONOMIA: Cerveja Blumenau é eleita a Cervejaria do Ano no Brasil Beer Cup com 23 medalhas

Imagem
Foram seis ouros, 13 pratas e quatro bronzes. Cerimônia aconteceu na noite de sexta-feira (26) A Cerveja Blumenau é a Cervejaria do Ano na categoria grande porte no Brasil Beer Cup 2021. A divulgação do resultado do concurso aconteceu na noite de sexta-feira (26), em Florianópolis (SC). A marca conquistou 23 medalhas, sendo seis de ouro, 13 de prata e quatro de bronze.   As três linhas de produto foram premiadas. Na Mestres do Tempo, que celebra bebidas maturadas em barris na adega da cervejaria, foram nove medalhas, sendo três de ouro: Mestres do Tempo Lambic #1 (no estilo Belgian-Style Lambic), Mestres do Tempo Gueuze #1 (no estilo Belgian-Style Gueuze) e Mestres do Tempo Maracujá Negro (no estilo Mixed-Culture Brett Beer).  A Macuca Imperial Stout levou o ouro no estilo British-Style Imperial Stout e teve quatro edições especiais também premiadas: prata com Tropicalente (no estilo Chilli Pepper Beer) e Pé-de-Moleque (no estilo Field Beer) e bronze com a Bala de Coco (no es

GASTRONOMIA: Henrique Fogaça lança o livro "O Mundo do Sal - História, cultura e receitas "

Obra destaca a importância desse minério e publica 45 receitas inéditas
O livro O Mundo do Sal relata de maneira inédita e criativa o protagonismo do sal na cultura, economia, política, crenças, religiões, saúde e nas diferentes culinárias do mundo em 5.000 anos da história da humanidade. Único mineral que os seres humanos comem, o sal é o produto mais democrático que existe, porque é um dos poucos alimentos que entram na casa de todos, todos os dias, em todos os países, independente de raça e classe social.

O MasterChef Henrique Fogaça e o jornalista Rogerio Ruschel exploram neste livro da Editora Essential Idea curiosidades desse ingrediente tão valioso que serviu de moeda, criou estradas e cidades, financiou guerras e garantiu a economia de impérios. Abordam também como o sal está presente em quase todas as religiões e em crendices populares e simpatias.

Como é um produto de terroir, existem diferentes variedades, tipos e apresentações de sais; no livro são apresentados mais de 20 tipos como o sal marinho, sal rosa do Himalaia, Flor de Sal, Sal-gema, sal negro, sal defumado, sal kosher, sal do Havaí e o Sal de Maldon.

VOCÊ SABIA? O sal é um elemento realmente extraordinário. Você sabia que no Japão existem 4.000 tipos de sais? E que o Salar Uyuni na Bolívia é o maior e mais alto deserto de sal do mundo com 10 bilhões de toneladas de sal? Que na Alemanha existe uma gigantesca montanha de sal com 500 hectares e mais de 200 metros de altura? Na Índia, terceiro maior produtor mundial, existem 11.800 produtores de sal marinho, gerando cerca de 1,1 milhão de empregos. O sal Maldon, produzido no Condado de Essex, desde 2012 é o sal escolhido pela rainha da Inglaterra para ser o oficial do Palácio de Buckingham. Essas são apenas algumas das muitas curiosidades que o livro traz.

No livro são apresentadas 45 receitas criadas pelo chef Henrique Fogaça em pratos para diferentes comemorações; um jantar a dois, um almoço em família, uma data especial, petiscos para acompanhar os drinks do happy hour, um brunch de domingo e churrasco com os amigos. Em 200 páginas com centenas de fotos, o leitor vai aprender a fazer saladas, carnes, peixes, camarões, risotos, legumes, batatas, filés, costelas e assados, bruschetas, drinks, geleias, pães, cremes, pancettas, omeletes, burratas, croques, caldas, granolas, queijos, confitados, rabanadas e sobremesas. E algumas das receitas podem ser acessadas em vídeo via QR Code.

O livro está disponível na versão impressa ou em e-book em livrarias do Brasil, nos restaurantes Sal Gastronomia e Cão Véio, lojas especializadas de gastronomia e no site da Essential Idea Editora (Valor sugerido: R$ 150,00)

Serviço: o lançamento do livro "O Mundo do sal - História, cultura e receitas do Chef Henrique Fogaça", será no dia 8 de dezembro, às 18:30 horas na Livraria da Travessa Pinheiros, em São Paulo - SP, aberto ao público e sujeito a regras da pandemia.


Ficha técnica:
O Mundo do Sal - História, cultura e receitas do Chef Henrique Fogaça
Editora: Essential Idea Ltda
Coordenadora: Sonia Fonseca
Editor e redator: Rogerio Raupp Ruschel
Curador gastronômico: Henrique Fogaça
Impressão: IPSIS Gráfica e Editora
R$ 150,00