BELEZA: Revitalização Capilar, descubra como cuidar dos fios de cabelo após a quimioterapia

Reposição de proteínas e minerais é essencial para recuperar a fibra capilar e estimular o crescimento das madeixas

O câncer de mama é uma doença que demanda um tratamento intenso, que auxilie no controle da patologia e diminua seus riscos e sintomas. Apesar de essencial para a superação do diagnóstico, a quimioterapia não costuma ser um período fácil de vivenciar. Fadiga, náuseas, alterações nas unhas e perda de cabelo estão entre seus efeitos colaterais, que podem abalar física e psicologicamente a paciente diagnosticada com a doença.

Quando o tema é a queda capilar, Renata Lima, Coordenadora de Educação da Aneethun , marca especialista em produtos de alto padrão direcionados para o segmento profissional de beleza e home care, explica que isso acontece por conta da forte composição dos medicamentos. "Na maioria dos casos, tratamentos quimioterápicos são responsáveis por destruir as células de divisão rápida. Entretanto, os fármacos não diferenciam as células tumorais das demais, atuando também contra os folículos pilosos, responsáveis pelo crescimento capilar. Consequentemente os fios perdem sua força e se desprendem da cabeça", descreve.

Ainda assim, finalizar o tratamento é uma grande vitória e, com o fim da ingestão dos medicamentos, os efeitos colaterais começam a cessar. "O cabelo volta a crescer novamente dois ou três meses após o fim da quimioterapia. Há o risco de alteração da estrutura capilar, onde fios que antes eram lisos, podem crescer cacheados, ou vice-versa. Isso ocorre porque os fármacos ainda acometem os folículos pilosos, causando variação na espessura e formato do cabelo", aponta. "Contudo, os fios voltam a sua forma original após alguns meses, quando as células do folículo piloso estiverem totalmente livres dos resíduos de medicamentos, retomando a mesma estrutura capilar de antes", tranquiliza a especialista.

Pensando nos cuidados capilares pós tratamento quimioterápico, Renata Lima separou algumas dicas para recuperar os fios e auxiliar no seu crescimento. Confira:

LAVE O COURO CABELUDO COM FREQUÊNCIA

Apesar do pouco volume de cabelo, o couro cabeludo continua produzindo oleosidade diariamente. Dessa forma, a especialista alerta que a higienização é um passo muito importante na rotina de cuidados. "Diminuir a frequência habitual de lavagens, faz com que aumente a produção de oleosidade através das glândulas sebáceas, gerando o risco de entupir os folículos pilosos e, consequentemente, prejudicando o crescimento capilar".

EVITE PROCEDIMENTOS QUÍMICOS

Segundo Renata, coloração, descoloração e alisamentos são procedimentos que nem devem ser cogitados no início do crescimento capilar. "Mesmo com o fim do tratamento quimioterápico, o cabelo se apresenta mais frágil do que o comum, podendo estar ainda mais vulnerável a aplicação de procedimentos químicos. Por este motivo, o ideal é esperar pelo menos três meses após a quimioterapia para uma mudança no visual, desde que o médico aprove o procedimento", destaca.

HIDRATE O CABELO SEMANALMENTE

Para melhorar a textura das madeixas e fortalecê-las, a hidratação é um passo essencial, que deve ser realizado a partir do momento que os fios começarem a nascer na cabeça. "A hidratação é uma etapa que deve ser realizada semanalmente. Esse cuidado vai repor as proteínas e devolver os nutrientes essenciais para o cabelo, garantindo um crescimento saudável".

INVISTA EM UMA LINHA ESPECIALIZADA EM RECUPERAÇÃO CAPILAR

Por fim, a especialista revela que uma linha especializada para a revitalização dos fios, enriquecida com óleos vegetais e outros componentes naturais auxiliam nesse momento. "Apostar em uma linha com óleo de girassol, argila branca e aminoácidos vegetais podem revitalizar a fibra capilar. Seus ativos proporcionam ação anti-inflamatória, além de purificar e remineralizar as madeixas, ao mesmo tempo em que hidrata os fios. Esse investimento tornará os cuidados rotineiros muito mais simples e práticos, colaborando para que os fios cresçam com mais facilidade e se apresentem cada vez mais resistentes", conclui.

Conheça a linha Age System, da Aneethun:

Cream Shampoo Age System 300ml

R﹩ 57,60

Possui base emulsionada e cremosa, que limpa de forma eficiente, proporciona maciez e protege os fios envelhecidos contra agressões ambientais, cronológicas, térmicas e desgastes químicos. pH 5,0.

Máscara Regeneradora Age System 250g

R﹩ 61,60

Rica em Argila Branca, promove hidratação instantânea, que nutre e regenera a fibra capilar, melhorando sua textura e elasticidade. pH 4,0.

Finalizador Age System 250g

R﹩ 60,00

Fórmula suave, livre de parabenos e rica em ativos modernos que protegem e regeneram os cabelos envelhecidos. Proporciona vitalidade, maciez e brilho, melhorando a textura dos fios. Contém filtro solar. Liberado para técnicas No/ Low Poo. PH 4,0.

Fluid Defense Age System 60ml

R﹩ 60,00

Fluído rico em silicones de alta performance, que defendem os cabelos dos desgastes térmicos causados pelo secador e pela prancha. Confere maciez e brilho intenso, sem deixar os fios pesados.


Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Pais: tênis da Marvel Comics para adultos e crianças

MODA: Mariana Rios solta a voz em evento da Colcci

MODA: Paloma Bernardi na campanha de Verão 2015 da Max Glamm