BELEZA: Mitos e verdades sobre a queda capilar

Aneethun explica quais fatores contribuem ou não para a perda dos fios

A queda de cabelos pode ser um fator preocupante tanto para homens, quanto para mulheres. Apesar de ser comum que alguns fios caiam diariamente, se essa condição for intensa e puder ser notada pela diminuição do volume das madeixas, algo não está certo. Renata Lima, Coordenadora de Educação da Aneethun , marca especialista em produtos de alto padrão direcionados para o segmento profissional de beleza e home care, explica que o normal é que as pessoas percam cerca de 50 a 100 fios por dia e, quando o número notado é muito maior, deve-se ter atenção. "Os fios tem um ciclo natural de crescimento, repouso e queda. Cada fio em nossa cabeça se encontra em uma dessas fases, o que é absolutamente normal, mesmo que em alguns dias a perda dos fios seja maior do que em outros. O que não é normal é encontrar tufos espalhados pelo travesseiro ou pelo chão da casa, mesmo após a escovação do cabelo com a escova", informa.

Como a queda capilar pode ser causada por diversos motivos, a especialista desmistifica afirmações referentes ao assunto e sinaliza o que de fato pode ou não colaborar com a queda capilar. Confira:

USO DE FERRAMENTAS DE CALOR ESTIMULA A QUEDA CAPILAR

MITO: Segundo Renata, as ferramentas de calor, como secador, chapinha e modelador de cachos, na verdade estimulam a quebra do cabelo. "A queda capilar está relacionada ao couro cabeludo, quando o fio cai diretamente da raiz, enquanto a quebra é quando parte da estrutura do fio é rompida, ou seja, o fio se quebra em algum ponto sem se desprender da raiz. Ainda assim, o ideal é diminuir o uso das ferramentas de calor e usar um protetor térmico para garantir a integridade das madeixas", aponta.

AS ESTAÇÕES DO ANO INFLUENCIAM NA PERDA DOS FIOS

VERDADE: As mudanças de temperatura costumam exigir adaptações do corpo e da rotina para sobreviver as variações do clima. A coordenadora descreve que a luminosidade dos dias de verão estimula o crescimento do cabelo, diminui a queda dos fios, proporcionando mais proteção ao couro cabeludo. Enquanto isso, o inverno causa a descamação do couro cabeludo, por conta dos banhos quentes e do clima seco, estimulando a queda capilar. "Dessa forma, o cabelo reage as condições que é exposto", declara.

A OLESIDADE DOS FIOS ESTIMULA SUA QUEDA

VERDADE: A oleosidade provoca o excesso de sebo na raiz do cabelo o que pode estimular o surgimento de dermatite seborréica. "Esse estado seborreico entope o bulbo capilar, obstruindo os poros, o que faz com que os fios caiam com mais facilidade. Assim, higienizar os cabelos é um cuidado essencial para manter seu crescimento saudável e contínuo", garante.

A QUEDA CAPILAR PODE SER CAUSADA PELO USO DE CHAPÉUS E BONÉS

MITO: O uso de adornos na cabeça não pode causar por si só a queda. De acordo com Renata, na verdade, bonés e chapéus, quando usados com muita frequência, estimulam a oleosidade no couro cabeludo, podendo ser agravada para um estado de dermatite seborréica. "Dessa forma, eles podem colaborar com a queda, mas não são de fato os principais responsáveis por isso", esclarece.

ESTRESSE E OUTROS FATORES EMOCIONAIS COLABORAM COM A PERDA DOS FIOS

VERDADE: A especialista destaca que fatores emocionais tem tamanha interferência no comportamento das pessoas, que estimulam alterações hormonais, afetando seu quadro de saúde. "O estresse tem como um de seus principais sintomas a queda capilar. Não só ele, como outras condições devem ser tratadas para que um desequilíbrio não desencadeie outros problemas".

PROCEDIMENTOS QUÍMICOS CAUSAM QUEDA CAPILAR

MITO: Procedimentos como tintura, descoloração e alisamentos podem danificar os fios e afetar sua estrutura. "Assim como o uso de ferramentas de calor, esses processos são muito mais responsáveis pela quebra do cabelo, do que pela queda", conclui.

Conheça a linha AntiQueda Therapy da Aneethun:

Shampoo AntiQueda 230ml

R﹩71,20

Promove uma limpeza de forma eficiente e energizante, sem ressecar os fios, podendo ser usado diariamente. pH 5,0.

Bálsamo AntiQueda 200g

R﹩74,40

Promove condicionamento suave e energizante, sem deixar o couro cabeludo oleoso. pH 3,5.

Loção AntiQueda 115ml

Grande concentração do ativo Pronaxil, deve ser usada pelo menos uma vez ao dia, sem necessidade de enxágue (não deixa resíduos no couro cabeludo e fios). pH 4,5.


Para mais informações, acesse: https://www.aneethun.com/




Se inscreva no meu canal do YouTube e siga 
@MarcosGomesBr no Instagram !


Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Pais: tênis da Marvel Comics para adultos e crianças

MODA: Mariana Rios solta a voz em evento da Colcci

MODA: Paloma Bernardi na campanha de Verão 2015 da Max Glamm