MODA: Tendências de Moda 2022
A multinacional brasileira Vicunha antecipa tendências pautadas pelas novas necessidades do consumidor jeanswear A pandemia de Covid-19 fez o mundo mudar comportamentos e prioridades. De repente, nos vimos obrigados a achar novas maneiras de nos relacionarmos com os outros e com nós mesmos, especialmente no que diz respeito a conforto, praticidade e versatilidade no dia a dia. Referência mundial em soluções jeanswear, a Vicunha mapeou duas novas megatendências em vestuário que vem crescendo cada vez mais no mercado de moda jeans, sem deixar de lado a pegada sustentável e inovadora. Megatendência 'Modo Híbrido' A macrotrend 'Modo Híbrido' se baseia no modelo híbrido de vida moderna das pessoas, em que as vidas profissionais e pessoais convivem em um mesmo ambiente e em um mesmo tempo. Esse estilo de vida ascendeu, especialmente, com o início da pandemia, em que as pessoas foram obrigadas a fazer de suas casas, não somente o ambiente de conforto e relaxamento de suas vidas pessoais, mas também seu espaço de trabalho. Tal megatendência se divide em dois cenários: Workleisure No estilo Workleisure - junção das palavras work (trabalho) com leisure (lazer), o termo é designado para falar da tendência de levar conforto a momentos profissionais. À medida que entramos em um período de transição, a moda se preocupa em equilibrar o novo desejo do consumidor por conforto com as demandas da vida profissional. O design leva em consideração as rotinas híbridas vividas em ambientes internos e aos poucos externos. Hoje, trabalhar confortavelmente é uma necessidade. Neste estilo, as modelagens tradicionais são repaginadas nos detalhes e, junto a shapes um pouco mais oversized, compõe os novos clássicos para um guarda-roupa cápsula inteligente e assertivo. Os materiais são macios ao toque, confortáveis e de boa qualidade. Os elastizados são a chave desta tendência Do esportivo ao folk, malha e moletom denim aparecem proporcionando uma união de estilo e praticidade, tudo o que esse lifestyle pede. Acentos vintages e temas nostálgicos ainda são presentes, mas se diluem, criando um jeanswear atemporal. Principais shapes femininos: Wide Leg, Vintage Pants, Super Skinny, Comfy Denim Shirt, Hug Jackets e Loungewear Denim. Principais shapes masculinos: Relaxed Pants, Denim Shirt, Denim com Moletom. Detalhes: Cós e Barras elastizadas, Detalhes Vintage e Mix de Denim e de outros Tecidos. Lavagem: Vintage, Degradê e Efeito Patchwork. Tecidos: Stretch 360º, Extreme Power, Baixos Encolhimentos, Recuperações Perfeitas e Tingimentos Puro Índigo. Athflow
O mood Athflow funde roupas esportivas e a alfaiataria. Se no Workleisure o objetivo é tornar momentos da vida profissional mais confortáveis, a tendência Athflow combina os mundos do activewear e do loungewear para criar um guarda-roupa extremamente versátil para ser utilizado em diferentes ocasiões e cenários. Afinal, nossos espaços profissionais e pessoais nunca estiveram tão interligados. Aqui, as peças estão mais fluidas: shapes clássicos voltam à cena em volumes oversized, tornando-se os novos coringas. Parkas, overshirts, pantalonas e, até mesmo, volumes matelassados são super bem-vindos, pois transmitem a leveza que as pessoas precisam para encarar os novos tempos. Tons terrosos se tornam novos básicos, oferecendo uma conexão soft com a natureza, passando uma sensação de segurança e tranquilidade ao mesmo tempo. Principais shapes femininos: Relaxed Fit, Maxi Camisa, Inteiros, Casual Loungewear (aqueles que lembram pijamas mas são extremamente sofisticados) e Alfaiataria Comfy. Principais shapes masculinos: Relaxed Fit, Blazer Soft e Look Monocromático. Detalhes: Cós e Bolsos Alfaiatados, Cós com Amarração ou Elastizado, Pregas, Recortes Vintage e Detalhes Utilitários. Lavagem: Vintage Wash e Tie-Dye. Tecidos: Denim Colour Athletic e Construção de Moletom. Megatendência 'Otimismo Radical' A segunda macrotendência em comportamento e moda é o Otimismo Radical. Em um cenário em que a vacinação contra a Covid-19 avança ao redor do mundo, surge um sentimento de otimismo renovado, que evidencia estratégias de combate ao esgotamento emocional e valoriza ações de impacto positivo. E a moda pode ajudar os consumidores a construir essa postura mais alegre e confiante, onde o jeanswear está sendo direcionado para um futuro cada vez mais diverso, imaginativo, sem limites e, principalmente, pautado pela necessidade de mudanças positivas, sociais, ambientais e ética. E dentro do Otimismo Radical temos duas histórias: Future Nostalgia A Nostalgia rege o ciclo da moda, mas cada geração é diferente. Enquanto os Millennials seguem as tendências dos anos 90, a Gen-Z encontra conforto nos estilos do início dos anos 2000. Também percebemos que o desejo de comemoração está despertando um interesse do consumidor por peças com brilho - a busca por roupas brilhantes aumentou 43% em relação a 2020, de acordo com a plataforma global de compras de moda Lyst. Esta trend traz um clima de retrospectiva da estética daquela época, então, olhar para as estrelas pop deste período é riquíssimo para construir este mood sexy e bem-humorado. O jeans com stretch aparece em lavagens com visual faded. As micro peças cheias de aviamentos são essenciais para compor o estilo. Além disso, a estética Novo Vintage é muito importante: a popularização do comércio de segunda mão e uma maior conscientização ambiental potencializa o desejo do consumidor por denim com cara de desgastado pelo tempo. Ideais para uma vida pós-pandemia, fits oversized em bases rígidas ganham força, assim como a estética de alvejamento caseiro conquista pela possibilidade de customização e reciclagem de peças já existentes. Principais shapes femininos: Low Rise Fit, 00's Flare e Party Denim Look Principais shapes masculinos: Skater Pants e Print Total Look. Detalhes: Denim com Aplicações e Over Patches. Lavagem: Sobretinto, Extreme Bleach e Logo Mania. Tecidos: Novo Vintage, Tingimentos especiais (mentolado) e Marcação do Tempo Feel Good
Esta trend é uma manifestação otimista e escapista contra tempos sombrios. Com origem nas áreas do Design e da Beleza, ela é colorida, lúdica, divertida e acolhedora, além de trazer em seu core a cultura pop, elementos kitsch e muito humor. À medida que o mundo emerge das restrições da pandemia, a cor se tornará um símbolo de autoexpressão, otimismo e equilíbrio. Neste contexto, ganha força a trend Kidcore, inspirada na infância, com símbolos, cores e formas que trazem à tona a criança dentro de cada um. Como resposta à masculinidade tóxica, a moda masculina se abre ainda mais a cores doces em formas divertidas, para atender a um perfil contemporâneo que é mais livre de padrões. As roupas se apresentam como telas em branco para receber 'obras de arte' autorais, expressando individualidade e alegria. Principais shapes femininos: Alfaiataria Funny e Kids Fit. Principais shapes masculinos: Soft Colours (aplicadas em shapes com pegada workwear e bermudas). Detalhes: Ultra Girl e Painter. Lavagem: Artistic Mode, Soft Marble e Efeito Óptico. Tecidos: Fios Penteados com toque, conforto e ótima recuperação. "A sociedade vem se transformando de forma acelerada nos últimos anos e a pandemia foi um grande vetor para acelerar ainda mais esse desenvolvimento. E nesse novo mundo em que vivemos (e que chegou para ficar), o trabalhar e viver remotamente implica em uma série de atitudes. Geralmente, em um único lugar, temos que cuidar da família, da casa e do trabalho. A partir disso, surgem necessidades por conforto e praticidade que se unem à sustentabilidade e à versatilidade tornando-se elementos essenciais para elevar a qualidade de vida. Neste sentido, produtos que unam essas tendências serão mais demandados, pois tornarão a rotina dos consumidores mais leve", afirma Lorena Botti, cool hunter da Vicunha. |