ENTRETENIMENTO: PinaFamília digital estimula a produção artística inspirada em obras do museu

Atividade lúdica proposta pelo Núcleo de Ação Educativa (NAE) estará disponível no segundo domingo do mês de junho, 13.06, no canal do YouTube e site do museu.

.Inspirado em uma das obras da artista Solange Pessoa, as famílias serão estimuladas a realizar desenhos a partir de materiais orgânicos e bem caseiros

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, divulga o terceiro vídeo-oficina do PinaFamília que agora está em formato digital. Inspirado em uma das obras da artista Solange Pessoa, as famílias serão estimuladas a realizar desenhos a partir de materiais orgânicos e bem caseiros. A atividade lúdica, proposta pelo Núcleo de Ação Educativa (NAE), estará disponível no segundo domingo do mês de junho, 13.06, no canal do YouTube e site do museu.

O desafio proposto se relaciona com a obra Sem Título, de 2012, da artista Solange Pessoa que costuma se basear em elementos da natureza. O trabalho está presente na sala 12 da exposição Pinacoteca: Acervo. Ou seja, se assim desejarem, todos podem visitar o museu com segurança e apreciar presencialmente. Confira aqui.

No vídeo, primeiro a educadora propõe observar a natureza, as dimensões da tela e prestar atenção em outros aspectos como a tinta utilizada. Com objetos fáceis de ter em casa, como papel, lápis, borracha, cola, tesoura, guardanapo, saquinho de chá e grãos como café, a educadora do NAE provoca uma atividade divertida e propõe que o participante desenhe elementos da natureza da sua preferência e ensina como cobrir os traços com o material já separado. Tudo é pensado para que a brincadeira se transforme em aprendizado sobre artes visuais.

O resultado da dinâmica pode ser compartilhado nas redes sociais com a #pinafazarte. Os outros dois primeiros vídeos já lançados também podem ser assistidos no canal do YouTube da Pinacoteca ou pelo site do museu.

Podcast Ouvir pra ver

O Núcleo de Ação Educativa da Pina lançou recentemente o podcast "Ouvir pra ver". Nos episódios, a equipe apresenta a audiodescrição de obras da exposição Pinacoteca: Acervo. O objetivo é torná-las mais acessíveis para pessoas com deficiência visual. Para conferir, basta acessar o Spotfy ou o SoundCloud da Pina.

PinaCanção

Além do vídeo-oficina do PinaFamília, está disponível, no site do museu (https://www. pinacoteca.org.br) e no canal do YouTube/PinacotecadeSãoPaulo, o espetáculo PinaCanção - uma história cantada entre pinturas. A produção faz parte da programação regular do PinaFamília.

Criado por Hélio Ziskind, diretor musical do Cocoricó, exibido na TV Cultura, PinaCanção - uma história cantada entre pinturas mostra a história de dois personagens que se encontram na Pinacoteca e, em meio às canções, descobrem juntos tons, texturas e escalas do mundo da pintura. O espetáculo, que reúne música, teatro e artes visuais tem 40 minutos.

PinaFamília

O PinaFamília é um projeto organizado pelo Núcleo de Ação Educativa (NAE), destinado a grupos familiares de todas as idades. A iniciativa marcava o segundo domingo de cada mês e, antes da pandemia, estava em operação desde 2014. A programação deve retornar presencial, quando for possível, com as adaptações necessárias para receber seus visitantes.

Em 2021, o Núcleo de Ação Educativa conta com o patrocínio de BB Seguros, Verde Asset Management, BNY Mellon e Bloomberg Philanthropies.


Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Pais: tênis da Marvel Comics para adultos e crianças

MODA: Mariana Rios solta a voz em evento da Colcci

MODA: Paloma Bernardi na campanha de Verão 2015 da Max Glamm