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MODA: Gianvito Rossi lança coleção Anteprima

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A Gianvito Rossi, apresenta sua nova coleção durante a Semana de Moda de Milão, com uma linha sofisticada e contemporânea. A grife traz peças icônicas em um vídeo exclusivo, o 'Anteprima', uma releitura da elegância e o glamour do cinema. O filme destaca sapatos e sandálias com acabamentos em transparência, peças que fazem parte do DNA da Gianvito Rossi, explorando a silhueta feminina e criando um jogo lúdico de identidades. Durante o filme, uma mulher misteriosa, usando um elegante par de sapatos Plexi, se move em direção à entrada da sala de projeção e se senta. Quando o filme começa, seu alter ego aparece na tela e, com um toque de humor, imita todos os seus movimentos. Aos seus pés, as ousadas criações de Gianvito Rossi. Detalhes do material leve e transparente que compõe as peças ocupam o centro do palco, tanto no filme quanto na vida real, e adornam os pés da personagem em uma fantasia de cores. Amarelo, rosa suave e tons

MODA: 18 à 28 de novembro - Brasil Eco Fashion Week anuncia programação completa e presença de destaques internacionais

Evento de moda, inovação e sustentabilidade terá 10 dias de programação gratuita com 33 painéis de conversa, 13 workshops e 18 desfiles. A transmissão online de 18 a 28 de novembro inclui o lançamento de aplicativo para exibição de marcas e produtos do Mercado Eco.

Com o tema "Conectar para regenerar: Moda e Planeta", a 4ª edição do Brasil Eco Fashion Week acontecerá no formato online, mantendo o propósito do evento de fomentar boas práticas de responsabilidade social, ambiental e cultural no mercado e indústria da Moda.
Lilyan Berlim e Kate Fletcher

Debates para o impacto positivo

Com estudos que têm como base unir os princípios da natureza, cultura e design, Kate Fletcher, do Centre for Sustainable Fashion da University of the Arts London é um dos destaques da edição. A britânica é a pesquisadora mais citada no campo da moda e sustentabilidade, com 9 livros que escreveu/editou publicados, e mais de 70 publicações acadêmicas.

Além do painel "A Moda dentro dos limites da Terra", em que estará em conversa com a professora do Re-lab Espm, consultora, escritora e referência em moda e sustentabilidade, Lilyan Berlim, Kate oferecerá o workshop "Explorando o plano Earth Logic", sobre seu mais recente material, feito em coautoria com a sueca Mathilda Tham, da Linnaeus University, que também irá ministrar a atividade.

Kate comentou sua participação no evento: "Estou emocionada por fazer parte deste evento, o Brasil é um lugar de grande abundância - nas pessoas, nos ecossistemas, no setor de moda - acrescente a isso novas histórias de mudança para a sustentabilidade, e há um potencial incrível!"

Entre os convidados internacionais, o designer e coordenador do projeto americano Agraloop, Ricardo Garay, irá apresentar no painel "Moda regenerativa: Cooperação entre Indústrias da Moda e Alimentação", o inovador sistema de biorrefinaria que transforma resíduos agrícolas em fios e tecidos para a indústria da moda.


Circular Systems/Agraloop crédito: divulgação



Diretamente da Índia, a pesquisadora e fundadora da Malai, Zuzana Gombosova, irá falar em um painel focado em biomateriais sobre sua celulose bacteriana, desenvolvida com água de coco residual e fibra de banana. Com ela também estará Greg Stillman, diretor de negócios da Natural Fiber Welding, que criou o biomaterial Mirum - ambos os materiais com fórmula 100% biobased, um diferencial almejado nesse novo mercado.

Ainda sobre fibras e materiais, haverá a participação da consultora austríaca da associação global Textile Exchange, Simone Seisl, junto ao diretor técnico da Lenzing, Gilberto Campanati, em um painel focado em discutir impactos e certificações para a viscose, além de palestra de Adriana Gregolin, coordenadora regional do projeto +Algodão da FAO-ONU do Chile.

O evento dedicará o dia 20 de novembro, feriado que homenageia a Consciência Negra, às pautas sobre diversidade racial. Nesse dia será lançado o coletivo VAMO: Vetor Afro-Indígena na Moda, com dois painéis de conversa voltados à iniciativa.


Biomaterial Malai crédito: divulgação


Plataforma para exibição e rastreabilidade de marcas

A exibição de produtos do Mercado Eco (espaço para venda de vestuário e acessórios de slow fashion) será feita por meio de um aplicativo, conectando marcas com atributos de sustentabilidade e consumidores. "Esta inovação vai trazer oportunidade para as marcas colocarem a transparência em prática", afirma Rafael Morais, diretor executivo da Brasil Eco Fashion, realizadora do evento.

Além da visualização dos produtos de cerca de 60 marcas aprovadas pela curadoria do evento, o aplicativo oferece a possibilidade das marcas descreverem insumos utilizados e processos, identificando origem, fornecedores e custos.

"O sistema poderá ser acessado pelo smartphone ou site do evento, e para as marcas que informaram seus detalhes, será gerado um QRcode com criptografia em blockchain. Mesmo que haja a alteração em alguma etapa produtiva no futuro, o histórico continuará registrado". A solução será apresentada como uma prestação de serviço que ajudará a criar relacionamentos mais profundos entre marcas conectadas ao evento, e seus clientes.


Desfiles com marcas de todas as Regiões do Brasil

Entre as marcas selecionadas para desfilar este ano, a cearense Catarina Mina, fará sua estréia na passarela com uma coleção de roupas com renda de bilro, desenvolvida em um projeto com 120 artesãs do Ceará. A empresa sempre esteve presente no Mercado Eco do evento, com bolsas e acessórios feitos à mão.




Catarina Mina crédito: divulgação




Outros destaques são a paraibana Natural Cotton Color, que apresenta retrospectiva de 15 anos usando o algodão orgânico naturalmente colorido e destacando sua atualidade a partir do design atemporal, a Nuz Demi Couture, que traz peças com modelagens múltiplas, produzidas no Rio Grande do Sul, e a nortista W'e'ena Tikuna Arte Indígena, com grafismos e o tecido vegetal de Tururi, típicos da cultura do povo Tikuna, local do alto Rio Solimões.


Natural Cotton Color crédito: divulgação



Nuz crédito: Agência Fotosite



Tucum Brasil crédito: divulgação



Da região Sudeste, o evento destaca o estilista e alfaiate Leandro Castro, com moda produzida com tecidos de reuso na periferia de São Paulo, e a Libertées, de Belo Horizonte, que iniciou como projeto social capacitando mulheres detentas e estreia no BEFW.



Leandro Castro crédito: divulgação



Do Centro-Oeste, a marca brasiliense Flávia Amadeu vai apresentar sua produção de biojoias feitas em látex natural da Amazônia desenvolvido junto a comunidades seringueiras locais. Flávia desfila seus acessórios em parceria com a marca Comas SP, especialista em upcycling.


Flavia Amadeu+Comas crédito: divulgação



Entre as demais marcas selecionadas, há também empresas gerenciadas por cooperativas e/ou arranjos produtivos locais, ou com foco em experimentações com materiais inovadores e tingimento natural, como a Justa Trama de Porto Alegre, e Jouer Couture e Manui de São Paulo.



Jouer Couture crédito: divulgação



Workshops ao vivo

A frente de workshops do evento tem se mostrado um pilar cada vez mais importante, ao oferecer dezenas de atividades com foco em educar sobre temas técnicos e inspiradores para a transformação na Moda.

As atividades serão realizadas ao vivo, em salas virtuais do Zoom, poderão durar de 2h a 4h, e os valores variados de inscrição poderão ser consultados nos links das atividades, disponíveis no site do evento.

No dia 23, será realizado o workshop "Design de Moda com Látex da Amazônia" com a iniciativa Ethical Fashion Brazil, e informações sobre o manejo sustentável e uso no Design, da matéria-prima proveniente da maior floresta tropical do mundo.

• "Manuí: Introdução ao Tingimento Natural", com Juliana Bastos (Manuí) - 18h às 21h

• "Design de Moda com Látex da Amazônia", com Luciana Duarte (Ethical Fashion Brazil) - 17h às 19h

• "Criando Kimonos a partir de calças: Uma introdução ao upcycling têxtil" , com Wendyel Borin - 17h às 20h



Já no dia 24, a agência especializada em Moda Circular, Regenerate Fashion, vai ensinar sobre estratégias e ferramentas necessárias para que produtos estejam inseridos em "ciclos fechados", no workshop "Moda circular: Projetando várias vidas para produtos de moda".

• Introdução à Agrofloresta Têxtil: Conceitos e Cases", com Larissa Duarte e Raíssa Leão (Jurema) - 18h às 20h

• "Moda circular: Projetando vidas para produtos de Moda", com Larissa Roviezzo (Regenerate Fashion) - 18h às 20h

• "Armário Afetivo: estratégias para ressignificar o seu guarda-roupa", com Alba Prizão (Senac) - 18h às 20h

• "Re-Significar a Moda: o lado humano da inovação" , com Giovanni Frasson (Dossier Arts And Fashion Education) - 18h às 20h




Regenerate Fashion crédito: workshop


Jurema crédito: workshop



E no dia 25, acontece o workshop Desafios da Modelagem de Baixo Resíduo, com instrutoras do Corte Centesimal, que irão comunicar formas práticas de gerar menos retalhos e impacto negativo durante o processo de modelagem de roupas.

• "Co-criação de ecossistema de inovação" - com Larissa Duarte e Larissa Orlow (Confio.Eco) - 9h às 13h

• "Desafios da Modelagem Baixo Resíduo" - com Carolina Franco e Marília Tavares (Corte Centesimal) - 18h às 20h




Outros destaques:

O painel "A construção coletiva da Imagem de Moda", terá a participação do colunista e autor André Carvalhal, e uma apresentação dos três anos do projeto Trava Afetiva por Jackson Araújo.

Painel "Produção tradicional indígena: subsistência e resistência", com participação de três marketplaces de produtos tradicionais indígenas, incluindo o Jirau da Amazônia, gerenciado pela fundação Amazonas Sustentável, a presença de duas lideranças indígenas para o artesanato, e mediação pela comunicadora Giovanna Nader.

O Espaço Fornecer trará painéis com debates críticos sobre os tecidos de Linho, Viscose e Poliéster reciclado. A conversa "Ecopontos e logística reversa no varejo de Moda", com a participação da Grendene, Insecta Shoes, Puket, e mediação da consultora em moda circular, Alice Beyer Schuch.


A programação está sendo atualizada no site, pelo link: https://brasilecofashion.com.br/week

O evento conta com patrocinadores e apoiadores como Lojas Renner, Mercado Livre, Fundação Hering, Audaces, Vert, Covolan, Sebrae, Senai, Senac, Abit, Abvtex, Abest, Rede Asta, Capitalismo Consciente, entre outros.




Serviço:

Brasil Eco Fashion Week - 4ª ediçãoFormato Online Brasil Eco Fashion Week - 4ª edição
Formato Online
18 a 28 de novembro

Canais do evento:

Site: brasilecofashion.com.br
Instagram: @brasilecofashionweek
Linkedin: Brasil Eco Fashion Week










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