DECORAÇÃO: Fachadas Ventiladas, benefícios no processo construtivo e para o consumidor final


Fachada Ventilada do shopping JK Iguatemi em São Paulo, executada pela Eliane Tec

Benefícios duradouros na construção e na manutenção, além do desejo por obras mais limpas e sustentáveis, e reflexos positivos na saúde e no bolso dos futuros condomínios são preocupações recorrentes em grandes obras. Para atender a gostos variados e desejos em comum, o sistema de Fachada Ventilada da Eliane Tec é a solução ideal.

 

O serviço, braço da Eliane Revestimentos, faz parte de todo um portfólio que une tecnologias e inovações em prol da sustentabilidade e da ecoeficiência nas edificações. Uma das vantagens da escolha por uma Fachada Ventilada é a economia de energia entre 30% e 50%, graças ao 'efeito chaminé', gerado pelo afastamento entre a edificação e o sistema de fachada em porcelanato.

 

Bastante observado no verão, ele funciona com a entrada de ar frio na base da construção e saída de ar quente pela parte de cima. Já no inverno, o sistema funciona como um aquecedor, retendo o ar na câmara formada entre o revestimento e o prédio.

 

Outro benefício do efeito chaminé é a diminuição da umidade no prédio, reduzindo o custo de manutenção futura tanto em construções comerciais como residenciais. A Fachada Ventilada tem manutenção quase zero, devido à alta resistência ao impacto e cargas de ventos, baixa absorção de água e proteção contra ação dos raios ultravioletas, que dificultam a degradação dos revestimentos aplicados na parede externa, além de evitar danos estruturais nas edificações devido ao sistema de fixação mecânico.

 

Para o arquiteto Paulo Giafarov, essas questões devem ser levadas em conta no início do projeto, justamente pelo impacto que terão quando a construção estiver habitada. "Nos Estados Unidos já existe a prática de calcular o custo da fachada englobando os gastos futuros com manutenção", completa. 

 

O sistema de Fachada Ventilada já sai pronto da fábrica, respeitando as especificações de cada projeto, e é instalado por parceiros homologados Eliane Tec. Esse fator gera uma obra mais sustentável não somente pelo não uso de recursos naturais como areia e pedra, mas pela baixa perda de material. Outro aspecto importante é que a solução já sai pronta da fábrica. "Hoje em dia existe essa flexibidade de  busca por soluções feitas em conjunto com os fornecedores da obra, uma inovação importante para o mundo da construção civil", afirma o arquiteto José Luiz Lemos.

 

Por sua durabilidade, a Fachada Ventilada também conserva por décadas as características arquitetônicas dos prédios, mantendo o empreendimento valorizado e é uma realidade que tem conquistado cada vez mais espaço em todo o país. "Nós temos recebido muitas visitas de instituições de construção civil de outros estados do país para conhecer melhor o sistema, que ainda tem uma concentração de instalação muito grande em São Paulo.", justifica o engenheiro Luiz Marchi.

 

Para os profissionais, o sistema de Fachadas Ventiladas deve se popularizar ainda mais nos próximos anos e, se tornar dominante, por todos os benefícios discutidos durante o webinar, transmitido pelo Studio Eliane, em agosto.

 

 

ELIANE TEC
www.elianetec.com





Siga
 @MarcosGomesBr e fale comigo ! 

Postagens mais visitadas deste blog

Estilo Brasileiro, Zuzu Angel misturava seu estilo à temas regionais e folclóricos

Estilo Brasileiro, Valdemar Iódice desenvolve uma moda jovem imprimindo personalidade em sua grife

Estilo Brasileiro, Rose Benedetti foi a precursora da bijuteria no Brasil