DECORAÇÃO: Ilusão de Ótica no decor

Você certamente já viu ou foi enganado por uma ilusão de ótica. São imagens capazes de embaralhar o sistema visual humano, fazendo com que você veja algo que não existe ou então por outra percepção. Segundo historiadores, o conhecimento e os estudos sobre ilusões de ótica começaram em 1915, com o cartunista W. E. Hill, que publicara um desenho que ficou conhecido mundialmente e pode ser interpretado de duas maneiras completamente diferentes. A partir daí muitos outros artistas também começaram a brincar com esse jogo de luzes e cores.

Famoso desenho do cartunista W. E. Hill, de 1915

As artes começaram a também utilizar essa expressão através do movimento Op Art (Optical Art – Arte Ótica), que teve seu auge na década de 60, nos Estados Unidos. A primeira exposição no Museu de Arte Moderna (MOMA), intitulada "The Responsive Eye" (O Olho que Responde), ocorreu em Nova Iorque, no ano de 1965, criada por William C. Seitz, que faz sucesso até hoje. Inspirado pelos recursos visuais, principalmente a ilusão de ótica, esse movimento que expressa a mutabilidade do mundo e suas ilimitadas possibilidades, é fundamentado pelo mote "menos expressão e mais visualização".

Ele foi considerado uma variação do expressionismo abstrato, sendo seu precursor o artista húngaro Victor Vasarely, na década de 30. Outros artistas que merecem destaque na Op Art são: Larry Poons, Yaacov Agam, Bridget Riley e Youri Messen-Jaschin, Tony Delap, Josef Albers e Heinz Mack.

As marcas também passaram a trazer objetos, estampas, revestimentos e formatos que exploram a percepção ótica humana. Confira uma galeria completa de elementos inspirados nesse fenômeno tão curioso:

Tapete Revolution®Design Dorazio, com 3,30m x 2,63m, assinado pela designer Miriam Rodella. Na by Kamy

Piso vinílico Sintra, presente na linha Ambienta coleção Design, da Tarkett

Porcelanato Nero Antico, da Decortiles em formato 160x320 impressiona pela perfeição que exalta a beleza natural.

Revestimento Akira, da Eliane, explora a delicada complexidade dos origamis japoneses com relevo suave.

 

Granito exótico Amarone, da Guidoni, traz a sensação das camadas das rochas naturais em um revestimento totalmente plano.

 

Armário funcional à venda na Augen Marcenaria Personalizada ganhou uma trama em três cores, que tem efeito tridimensional, e puxadores minimalista. 

Luminária Newton - Design por Andrea Branzi para NEMO - Novo Ambiente

 

O azulejo Patch Trama, da Decortiles, se inspira nas geometrias e grafismos tribais criando a sensação de movimento.

Quartzito Bronzite da Lusso Quartzite Collection by Decolores explora as camadas e movimentos das pedras ornamentais de milhares de anos

 

Apesar de parecer um revestimento comum, o Corstone da Weiku é feito em vidro e reproduz em diversos tamanhos mármores, granitos, onix e pedras preciosas existentes no mundo.

 

Luminária de mesa Tetatet Flute, da marca Davide Groppi, com exclusividade na FAS Iluminação, com haste transparente e fixação magnética.