DECORAÇÃO: By Kamy dá dicas para fazer a manutenção de tapetes



Os tapetes são grandes aliados na decoração. Mas para cumprir com o propósito de deixar a casa mais bonita e funcional, eles precisam de cuidados e passar por manutenção constantes. Poeira, umidade e manchas são inimigos que devem ser combatidos na rotina diária, evitando assim que as peças fiquem deterioradas. Para conservação da boa aparência, sejam eles de fibra natural ou sintética, a by Kamy indica soluções simples e caseiras que vão aumentar a durabilidade do produto.


A lavagem, recomendada uma vez por ano, de acordo com o tipo de peça e em lugares especializados, deve vir com um combo de cuidados que podem ser feitos no dia a dia. Para limpeza diária, a sugestão é o uso de uma vassoura de cerdas macias e de um aspirador de pó com bocal liso, em baixa ou média velocidade, para não trazer danos aos fios e as suas tramas.


Para evitar a quebra das fibras, o recomendado é não dobrar, mas quando é necessário, apenas enrolar o tapete. Em caso de manchas provocadas por vinho, café, tinta, entre outros líquidos, o ideal é procurar profissionais capacitados para removê-las. Faça uso de material absorvente, como papel, pano de prato limpo ou serragem assim que cair líquidos no local, tentando absorver e não espalhar o que foi derramado. O uso de produtos que prometem tirar manchas deve ser evitado, assim como o uso da máquina de lavar roupa, sob o risco dessas ações danificarem ainda mais o tapete. 


Algumas medidas caseiras, de simples execução, cumprem a função de proteger a peça. Girar o tapete de vez em quando minimiza a chance de uma maior incidência de luz, de tráfego ou de marcas provocadas pelo apoio de móveis em uma das partes, evitando o desgaste. Outra regra de conservação está relacionada com a umidade, uma vilã que promove estragos. Portanto, a secagem adequada do piso é fundamental antes de recolocar seu tapete no local, assim como encontrar um lugar mais seguro para os vasos de plantas, que podem deteriorar e até apodrecer o tapete caso vazem.


Quanto mais evitar uma alta incidência de luz, assim como objetos pesados ou pontiagudos, melhor para a durabilidade do produto. Cumpridos os principais cuidados, ainda é possível contar com um truque para conservação. Espalhar sementes de grãos de pimenta antes de enrolar o tapete afasta as traças e ainda ajudam a manter a durabilidade da peça.

Dúvida sobre o que se fazer quando tem um cheiro forte? Umedeça um pano de algodão limpo com 

água e vinagre natural - de preferência de vinho branco -, e passe no tapete.

Tapete Gemas Ilhas Azuis, assinado pelo designer Kiko Maldonado

 

BY KAMY

www.bykamy.com.br


 
Siga @MarcosGomesBr e fale comigo.