MODA: Livre, leve e solto - Tecidos para aproveitar mais o Carnaval


No Carnaval, os foliões, seja nos bloquinhos de rua, clubes ou nos desfiles das escolas de samba, devem escolher, sempre que possível, roupas que não retenham o suor, mantendo-se leves, favorecendo os movimentos e reduzindo os riscos de desidratação.

Segundo técnicos da Abit, o avanço tecnológico do setor proporciona fios, tecidos e vestimentas com todas as propriedades importantes para situações como a do Carnaval e a prática de esportes e exercícios físicos. "O desenvolvimento e beneficiamento de materiais como fios, fibras, tecidos e confecção resultaram em trajes mais leves, que proporcionam a troca de calor (ventilação e respirabilidade) não irritam a pele e que já são amplamente usadas pelos esportistas. E para quem vai ficar muito tempo exposto ao sol, tecidos com proteção UV é indicado, principalmente para crianças.

Um bom parâmetro para a evolução dos têxteis e vestimentas é o uniforme do futebol, que pode ser análogo ao esforço feito num desfile de escola de samba, nos blocos e bailes de salões. Até o início dos anos 80, o material utilizado retia o suor. Um jogador pode perder até três quilos durante o jogo, boa parte em suor que ficava retido na camiseta. A partir dos anos 90, como consta no blog "Imortais do Futebol", surgiram novos materiais, fibras e tecnologias de acabamento e fabricação. Tecidos inteligentes absorvem o suor e propiciam rápida evaporação. Hoje, 22 anos depois do primeiro modelo desse tipo de camisa, a atual é 13% mais leve e tem passagem de ar 7% mais efetiva.

Toda essa tecnologia também beneficia os consumidores, pois são aplicados na produção regular do vestuário. Muitas roupas que as pessoas usam já têm esses atributos. Por isso, é importante, antes de cair no samba verificar as características dos trajes e/ou fantasias comprados para o Carnaval, especialmente composição determinada na etiqueta. O indicado para este momento é escolher uma peça que tenha a maior quantidade possível de poliamida e menos poliéster.


Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Pais: tênis da Marvel Comics para adultos e crianças

MODA: Mariana Rios solta a voz em evento da Colcci

MODA: Paloma Bernardi na campanha de Verão 2015 da Max Glamm