DESTAQUE

GASTRONOMIA: Projeto "Mantiqueira com as chefs" comemora 20 anos do Donna Pinha

Imagem
A cada mês, uma renomada chef irá criar um prato com produtos da serra, com valor revertido em prol de entidades sociais; evento será aberto pela chef Mônica Rangel de Visconde de Mauá.     As chefs Anouk Migotto e Mônica Rangel no Restaurante Donna Pinha na Mantiqueira  O Restaurante Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal/SP, comemora 20 anos com um super projeto: o "Mantiqueira com as chefs". A partir de 1º de fevereiro até o final do ano, uma chef renomada será convidada para criar um prato "do bem" com produtos da serra. Cada receita ficará no cardápio durante um mês e o valor arrecadado será revertido a entidades beneficentes da região. Quem abre a ação é a chef Mônica Rangel, do tradicional restaurante Gosto com Gosto de Visconde de Mauá/RJ. Acompanhada pela chef Anouk Migotto, proprietária do Donna Pinha, a chef convidada passou o dia na Mantiqueira em visita a produtores locais. O resultado não poderia ser melhor: a "Truta à moda Mônica Rang

BELEZA: Pele x Maus hábitos - quais cuidados adotar

Dermatologista indica os sinais que a pele dá quando precisa de cuidados especiais

Pode ser difícil acreditar, mas a pele é um bom indicador dos nossos hábitos -- ou a falta deles. Não ter uma rotina skincare e tomar pouca água estão entre as falhas que podem instigar a pele a dar sinais de que precisa de mais cuidados. A dermatologista especialista em cosmiatria, parceira Ricca, Luciana Garbelini, explica quais são esses sinais e como combatê-los.

Bebeu água? Não! Pele, tá com sede? Tô!
O maior indicador de que a pele está pedindo por S.O.S é o ressecamento. "Quando a pessoa não tem o hábito de tomar água, a pele pode ter duas reações, ficar ressecada demais ou oleosa demais. Beber 2L de água por dia é fundamental para manter a pele hidratada de dentro para fora". Como desenvolver esse hábito? "Hoje existem aplicativos apenas para lembrar que é hora de tomar um copo de d'água ou então deixar uma garrafinha sempre ao alcance da mão, na bolsa, no carro ou na mesa do trabalho."

Cravos e espinhas
"É lógico que existem casos de peles extremamente oleosas e com um volume considerável de espinhas que exigem tratamentos específicos, mas na maioria dos casos, uma pele com muitos cravos e espinhas pode indicar a falta de hábito de cuidados faciais", explica Garbelini, que complementa "várias marcas trabalham com máscaras faciais para todos os tipos de pele a um preço acessível. Basta escolher uma que atenda à cada tipo de pele, manter esse hábito e pronto, adeus cravos e espinhas."

Envelhecimento precoce
O envelhecimento precoce é apontado no surgimento de manchas, rugas e flacidez na pele de pessoas que não tem idade para isso. "É sempre importante que, nesse caso, um profissional seja procurado para dar uma avaliação mais aprofundada", pondera a especialista, que também indica "manter uma boa alimentação e reforçar uma rotina skincare podem amenizar esses sinais."

Sinais de cansaço
5 horas ou menos de sono. Pode isso, doutora? "As células da pele entram em recuperação quando dormimos. Quando não fazemos isso no tempo necessário, a cútis fica com sinais de cansaço", explica a parceira RICCA. A dica é simples. Mudar os hábitos noturnos para descansar o maior tempo possível. De acordo com Gabelini, outra dica é, em casos pontuais, investir em máscaras faciais que diminuem as olheiras e reduzem os indícios de uma noite ruim de sono.