MODA: Casa de Criadores 45





Imagens: Rober Dognani/FOTOSITE

A 45º edição da Casa de Criadores foi do 8 ao 80. A NotEqual abriu a passarela, seguida por Re-Roupa, Diego Fávaro e Rocio Canvas. Com a atitude da Boldstrap, modelos masculinos desfilaram looks com muito vinil, metais e transparências. Já Rober Dognani, fez a platéia bater palmas logo em sua primeira entrada, abrindo o desfile com um vestido esvoaçante. Rober, por fim, levou a Padroeira do Brasil para encerrar a noite do terceiro dia da Casa de Criadores.

NOTEQUAL
Comprometida principalmente pela busca da individualidade, seja em peças únicas, seja em uma atitude política e inclusiva, a NotEqual alia design de alto nível a preço justo. Para o desfile, o tema escolhido é Parangolés de Gaveta, um paralelo entre os Parangolés de Hélio Oiticica e o Butoh, um estilo de dança originado no Japão pós II Guerra. As formas são precisas e lineares como na geometria, porém manipuladas para lembrarem origamis, ou torcidas criando movimentos bruscos. A moulage tenta capturar esse momento da roupa "viva" e em movimento, mas na forma de uma memória, estática como numa foto. As cores são os clássicos tons neutros como bege, off nudes e cinza, contrastando com o preto e marinho. Em algumas peças os tecidos foram corrompidos, em partes onde fio a fio foram retirados revelando a "alma" da trama, em outras, fitas foram tramadas uma a uma criando um trecê a formar uma imagem que brinca com a ilusão de 3D.

RE-ROUPA
O nome já entrega o conceito que será apresentado na passarela: roupa feita de roupa. Autodenominada como um laboratório de produção de roupas com a finalidade de intervir na lógica do sistema produtivo da moda, a Re-roupa usa como matéria prima tudo o que é desperdiçado (como restos de tecidos). Em seu primeiro desfile, o que interessa é a memória afetiva das roupas e o impulso criativo que fomentam esses processos, afinal, para a estilista Gabriela Mazepa "ressignificar-se é parte da própria condição humana".

DIEGO FÁVARO
A marca surgiu em maio de 2013 a partir de uma coleção cápsula de camisetas, que tinha como principal característica a sobreposição de malhas opacas com a transparência. Já fez apresentações no Chile e vende em multimarca de Nova Iorque. Fávaro vem seguindo um ritmo crescente dentro do streetwear e do sportwear e é hoje um dos destaques desse segmento na moda brasileira.

ROCIO CANVAS
A Rocio Canvas é uma neo-brand iniciada de forma experimental que apresenta proposta minimalista. Pensa numa mulher sempre envolta no universo da arte, que experimenta texturas complexas e ornamentadas, que quase sempre a levam para um universo confortável, fluido e envolvente. O foco na modelagem, verdadeira obsessão do estilista curitibano Diego Malicheski, busca criar volumes, recortes e texturas que ajudam a emoldurar o corpo. A alfaiataria é uma das características que permite ao criador trabalhar um oversized contemporâneo e hiper confortável na marca.

BOLDSTRAP
A Bold Strap começa sua história dedicada a jockstraps e fetiche, agora expandida para o streetwear, em peças desenhadas e produzidas em São Paulo, especialmente para o público gay. O próprio nome da marca surge da atitude bold desse público que nos inspira e motiva, essa geração tombamento que tem sido nossa parceira desde o nosso primeiro dia, nas redes sociais. A Bold Strap, acima de tudo, vem celebrar a diversidade da nossa comunidade gay, em seus diferentes corpos, fetiches e escolhas.
Nessa primeira coleção de streetwear, complementando nossas jocks e leather, buscou-se uma silhueta mais urbana, sexy e comfy. O fio criativo seguiu por alguns fetiches clássicos, do college ao leather, passando pelo shibari, pretendendo servir da cama à balada. Nas peças utilizou-se materiais como vinil, couro ecológico e tule da Focus, sarja com aspecto leather da Vicunha, além de arrastão e moletom, mesclados com alças elásticas, rings metalizados e estampas exclusivas.

ROBER DOGNANI
O estilista que está há mais tempo no line-up do evento. Sua exuberante moda festa é celebrada pela mídia especializada, clientes e mercado. Um nome já consagrado, Rober promove verdadeiros espetáculos a cada desfile com suas modelagens impecáveis, corte precisos, domínio técnico e conhecimento de tecidos único.

E ainda, o evento conta com programação cultural todos os dias promovido pelo patrocinador master da edição, a Sou de Algodão, com oficinas, talks e exposição. As oficinas são realizadas em parceria com a Re-roupa e com o apoio de grandes marcas: Cataguases, Farm, G. Vallone, HC Brasil, Vicunha e Zune. São 40 vagas abertas, por dia, e os participantes poderão levar para a casa a peça que confeccionarem. Já os talks serão temáticos e interativos, com 80 vagas por dia. As inscrições podem ser feitas a partir deste link: bit.ly/soudealgodao

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Casa de Criadores
www.casadecriadores.com.br







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